Estado

Governo autoriza volta às aulas presenciais para escolas localizadas nos municípios de risco alto

Publicados

em


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), anunciou, na última sexta-feira (07), a liberação da volta às aulas presenciais nas escolas localizadas nos 24 municípios de risco alto, conforme a matriz de risco. As unidades escolares localizadas nos municípios de risco baixo e moderado já tinham a permissão para as aulas presenciais. 

Conforme explicou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, podem voltar apenas os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano). 

“Nós temos quatro classificações de risco: baixo, moderado, alto e extremo. Não temos, hoje, nenhum município de risco extremo. Quando voltamos com as aulas no ano passado, voltamos com os municípios de risco baixo, depois avançamos com os municípios de risco moderado, sempre com os mesmos protocolos. E, agora, demos mais um passo com o risco alto. No risco alto, os protocolos continuam os mesmos das classificações de risco anterior, porém limitamos a oferta. Podem ser atendidos apenas os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1”, explicou Vitor de Angelo. 

Leia Também:  Detran|ES esclarece sobre o funcionamento do órgão entre 14 a 18 de junho

O secretário também falou sobre os protocolos de segurança. “O distanciamento deve ser de 1,5 metro. Porém, sabemos que algumas escolas não têm esse espaço para atender 100% dos estudantes. Nesse caso, a unidade escolar deverá criar grupos se revezando, seja diário, semanal ou quinzenal. Nesses casos, é importante que os pais consultem a escola do seu filho para saber exatamente como será feito essa volta presencial, para que não aconteça de levar o aluno no dia que não seja o de seu grupo”, ressaltou Vitor de Angelo. 

Todas as escolas da Rede Estadual contam com os protocolos de segurança e com o fornecimento de álcool, máscara, aferidor de temperatura, sabonete, sinalizador de distanciamento, entre outros. 

Confira a classificação de todos os municípios capixabas: 

RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Muqui, São Roque do Canaã e Vila Pavão. 

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. 

Leia Também:  Sesa realiza capacitação para os vacinadores do Projeto Viana Vacinada

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória. 

Texto: Soraia Camata

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon  

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Comércio capixaba se une na prevenção à Covid-19

Publicados

em


Representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES) lançaram, nesta segunda-feira (14), em conjunto com o Governo do Estado, a campanha “Quando você se cuida aí, nosso comércio abre as portas aqui”. O objetivo é estimular os lojistas para o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), possibilitando que o setor se mantenha de portas abertas. A campanha tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Unimed.

A solenidade de lançamento teve a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, que destacou a importância da iniciativa que visa o consumo responsável e consciente. “A gestão da pandemia não é exclusiva dos governos Federal, estaduais e municipais, mas de todos. Entendemos que o Espírito Santo tem acertado mais do que errado e ter leito para atender a todos foi uma grande conquista, pois conseguimos salvar muitas vidas. Ter a gestão pública funcionando quando as pessoas mais precisam é fundamental para uma boa gestão”, disse.

Para estimular a adesão à campanha junto aos comerciantes, a Federação e as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de 52 cidades capixabas vão realizar uma ação de conscientização com a distribuição de cartazes, camisetas e botons, além da divulgação nos principais meios de comunicação.

Leia Também:  Parque Estadual Pedra Azul estará fechado nesta semana

“Para continuar com as atividades econômicas e sociais, precisamos do comportamento semelhante ao dessas entidades que participam desta campanha. Estão incorporando e aceitando essa responsabilidade em parceria conosco. Esse trabalho vai permitir que o profissional e o cliente do comércio tenham responsabilidade. Não dá para dispensar o uso de máscara, deixar de higienizar as mãos ou permitir aglomerações. A imunidade coletiva a gente consegue com vacina e desta forma poderemos ter uma liberdade maior”, pontuou Casagrande.

Para a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, que participa do Centro de Comando e Controle da pandemia no Estado, esta iniciativa é de extrema relevância para o enfrentamento da pandemia. “A conscientização de todos sobre as normas de segurança é de fundamental importância, principalmente neste período em que, felizmente, o Estado vem alcançando estabilidade nos números relativos à pandemia, o que permite a convivência responsável do setor, tão importante para economia do Estado”, alertou.

“O comércio já foi fechado várias vezes e o impacto para a economia e toda a população foi muito grande. É hora de deixar as questões políticas de lado e unir toda a sociedade em torno da prevenção do contágio, enquanto a vacina não chega para todos. Essa campanha vai mobilizar lojistas, funcionários e toda a sociedade para que o comércio não precise fechar as portas novamente”, disse o presidente da FCDL-ES, Celso Costa.

Leia Também:  Fundo Soberano é tema de palestra do governador em webinário sobre royalties de petróleo

A ideia é fazer um reforço, junto aos lojistas e seus funcionários, sobre todos os cuidados a serem tomados no ponto de venda, para evitar a transmissão da doença e torná-los multiplicadores desse conhecimento. Todas as informações também estão disponíveis no site www.seucomercioseguro.com.br.

Em paralelo, inicia-se também uma grande campanha em TV aberta, rádios, outdoor, portais de notícias e redes sociais para conscientizar a população em geral sobre a importância de cuidados, como uso de máscaras, limpeza das mãos, além da necessidade de evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006 / 99805-1308
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA