Em Dubai

Governador vai anunciar Plano Estadual de Descarbonização e Programa Capixaba de Carbono na COP

O governador do Estado do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde,  Renato Casagrande, estará em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecida como COP-28, entre os dias 1º e 4 de dezembro. O chefe do executivo capixaba embarca nesta quarta-feira (29) e retorna na terça-feira (05). Neste período, o vice-governador Ricardo Ferraço assume o Governo do Estado.

Casagrande vai buscar acordos e estratégias para enfrentamento, mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Entre as pautas, vai anunciar o futuro Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza durante a COP 28.

“A COP é o maior evento sobre mudanças climáticas e precisamos atingir as metas, a longo prazo, mas é com ações ano a ano que chegaremos lá. O Espírito Santo levará boas ações para mostrar ao mundo e o Consórcio Brasil Verde vai fazer seu papel de articulador, para que possamos angariar recursos para que os projetos regionais saiam do papel ou ganhem escala, como é o caso do nosso Programa Reflorestar, que já tem bons resultados e queremos ampliá-lo. Estamos com bons painéis de debates para que possamos encontrar soluções inovadoras e apresentar os nossos programas de sucesso para o mundo. Este é o momento do Brasil e vamos usar nosso protagonismo no tema”, afirmou Casagrande.

O governador, que também é presidente do Consórcio Brasil Verde e representa outros 21 estados brasileiros, vai organizar painéis de debates pelo Consórcio e será participante em outros para apresentar as iniciativas do Governo do Espírito Santo para o enfrentamento às mudanças climáticas, que tem sido referência para os demais entes subnacionais brasileiros. Por meio do Plano Capixaba de Mudanças Climáticas – que é realizado em duas frentes, uma de mitigação, para diminuir o ritmo de aquecimento, e uma segunda frente de adaptação ao aquecimento global –, o Espírito Santo tem se destacado.

Durante a COP 28, será apresentado o Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa e o Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza (PCSBN). E como ação de adaptação, o Estado do Espírito Santo desenvolveu diversas ações, como melhoria de seus sistemas de monitoramento e alerta, investimentos em infraestrutura hídrica, aquisição de equipamentos de busca e salvamento para o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e Defesa Civil. Nesta frente, será desenvolvido o Plano de Adaptação que buscará entender o impacto sinérgico destas medidas na redução do risco.

A comitiva capixaba é formada também pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, e técnicos da secretaria.  

Lançamentos durante a COP:

Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa: é um diagnóstico da situação atual do Espírito Santo, incluindo análises do inventário de emissões existente, vocações, potencialidades, limitações e características socioeconômicas do Estado, e a definição de diretrizes globais e estratégias/caminhos tecnológicos a serem empregados, incluindo a visão dos stakeholders envolvidos.

Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza (PCSBN): vai orientar as ações voltadas para a emissão, validação, verificação, comercialização e registro dos créditos de carbono, visando à redução, à remoção e à captura de gases de efeito estufa (GEE), além do aumento da resiliência climática e à promoção do desenvolvimento sustentável no Espírito Santo.

O novo Programa vai operar de forma integrada com o Programa Reflorestar, o Programa Capixaba de Mudanças Climáticas, o Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa e outros programas, projetos, planos e ações do Governo do Estado que visem à implementação de instrumentos econômicos, que viabilizem a resiliência climática por meio de intervenções sistêmicas, eficientes e adaptadas localmente.

Agenda de Casagrande na COP 28

agendas podem sofrer mudanças e novas agendas serão marcadas. Todas as agendas estão no Horário de Dubai.

1º/12 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Hub Brasil
Tema: Adaptação – O painel visa debater a forma de atuação dos Estados de maneira a minimizar os riscos e aumentar a resiliência das populações mais carentes e comunidades mais vulneráveis.

Horário: 14h30
Local: Hub Iclei América do Sul
Tem: Combate ao desmatamento

03/12 (domingo)
Horário: 17h
Local: Arena CNI COP 28
Tema: Apresentação do Consórcio Brasil Verde e de projetos do Espírito Santo

04/12 (segunda-feira)
Horário:9h
Local: Hub Brasil
Tema: Financiamento Climático – A discussão se concentrará em estratégias para mobilizar financiamento climático e desenvolver um mercado de carbono eficiente e justo.

Confira mais Notícias

Contas

Após recurso, Tribunal mantém parecer prévio pela rejeição das contas de Peter, em Mimoso do Sul

No Litoral

Com críticas à oposição, chapa Luiz Almeida e Cris é lançada em Marataízes neste sábado

Eleições 2024

Pré-candidatura a vereador de Mário Moreira ganha força em Marataízes

Em Cariacica

Euclério Sampaio realiza convenção no domingo reunindo mega coligação de 15 partidos

Eleições 2024

Diego Libardi anuncia Rafaela Donadeli como vice

Serviço de Inteligência

Polícia Federal tem áudio de conversa entre Bolsonaro e Ramagem no caso Abin

Parlamentares

Câmara aprova PEC que perdoa multas e cotas raciais de partidos

Aliados de Bolsonaro montaram operação para resgatar joias desviadas