Política

Governador do ES continua em sua missão por Singapura

Publicado em

Na Holanda, a comitiva fará visita ao Porto de Roterdã, que é sócio do Porto Central, em Presidente Kennedy, no Sul do ES

Por | 00.00.

(Foto: Divulgação)

O governador Paulo Hartung continua sua missão por Singapura no intuito de atrairinvestimentos para o Espírito Santo. Na manhã desta quinta-feira (01) – seguindo o fusohorário do país – ele realizou a abertura do seminário “Fazendo negócios com o Brasildepois da crise: oportunidades e lições”. O evento foi organizado pela FederaçãoEmpresarial de Singapura e pela Câmara de Comércio Latino Americana de Singapura.Na plateia estavam operadores do comércio exterior Brasil-Singapura, analistas domercado financeiro e de instituições acadêmicas.

 

Do evento, o governador seguiu para um encontro com o ministro do Comércio e Indústria, Lim Hng Kiang, um dos ministros mais influentes do governo local. No comando da Pasta, o Ministro Lim lidera a atuação dos dois principais Fundos Soberanos de Singapura – o GIC e o Temasek – além de ser diretamente responsávelpela área de comércio exterior. 

 

“Ser recebido pelo ministro do Comércio e Indústria, Lim Hng Kiang, foi um importante acontecimento. Em Singapura, o fluxo de comércio exterior é uma vez e meia o PIB do país. Aproveitei a oportunidade para convidá-lo para visitar o Espírito Santo”, contou Paulo Hartung. 

 

Uma parte da manhã foi reservada para uma visita a Universidade Tecnológica Nanyang (NTU), onde o governador foi recebido pelo reitor da instituição, Professor Kam Chan Hin, e por outras autoridades acadêmicas. Situada em campus moderno, a NTU, que só tem 25 anos de existência, é considerada a terceira melhor universidade asiática, além de frequentar os rankings dos melhores cursos do mundo nas áreas das ciências exatas. Com 30 mil alunos e cinco mil professores, já se tornou referência por conta de sua intensa produção de pesquisas e outras publicações, bem como pelo registro de patentes. 

Leia Também:  Ministério Público vai punir quem despejar santinhos em Marechal Floriano e Domingos Martins

 

“O professor Kam Chan Hin concordou em trabalharmos juntos para identificar oportunidades de parcerias, como intercâmbio de pesquisadores, professores e alunos. Também conversei com o professor Goh Chor Boon, reitor do coração do Sistema Educacional de Singapura: o Instituto Nacional de Educação”, explicou Hartung. 

 

No início da tarde, o governador foi recebido pelo Reitor Mah Wee Beng e pelos demais dirigentes da Ngee Ann Polytechnic. Criada na década de 1950, trata-se de uma das cinco escolas politécnicas de Singapura. Com 15 mil alunos – 10% dos quais estrangeiros –, oferece cursos técnicos e tecnológicos com três anos de duração para jovens recém-saídos de 11 anos de educação básica e média. 

 

A Ngee Ann Polytechinic já tem parcerias no ES: no momento estão lá matriculados 18 alunos capixabas, empregados do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), selecionados para especialização de um ano em Singapura. Além disso, cerca de outros 80 funcionários da empresa de Aracruz já estiveram lá nos últimos anos.

Leia Também:  Sete vetos encabeçam a pauta desta segunda

 

Logo em seguida, Hartung foi recebido pelos dirigentes da Surbana Jurong, empresa de planejamento urbano com projetos executados em vários países do mundo. A companhia enviará missão ao Espírito Santo para conhecer a realidade da Região Metropolitana da Grande Vitória. O foco do governador, neste caso, é ter acesso à experiência da Surbana Jurong, sobretudo na área de transportes coletivos e mobilidade urbana.

 

Após a visita à Singapura, o governador e o secretário-chefe vão para a Holanda e passam um dia na Malásia, na cidade de Ipoh. “Vamos conhecer a operação do terminal marítimo e do centro de distribuição de minério de ferro da Vale. Este foi o maior investimento da empresa no exterior. Grande parte do minério de ferro deste porto é proveniente do Porto de Tubarão, aqui no Espírito Santo”, conta José Carlos.

Governo do ES

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política

Finanças aprova contas do governo referentes a 2020

Published

on

Os deputados reunidos na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa (Ales) do Espírito Santo aprovaram as contas do governo do Estado referente ao exercício de 2020. A reunião ordinária híbrida do colegiado foi realizada nesta segunda-feira (15), a partir do Plenário Dirceu Cardoso da Ales. 

O julgamento das contas prestadas anualmente pelo governador atende ao artigo 56, inciso 11º da Constituição Estadual, que prevê também a exclusividade da Ales na apreciação dos relatórios sobre a execução dos planos de governo. A deliberação deve ser publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL) na forma de decreto legislativo. 

Fotos da reunião da Comissão de Finanças 

Anualmente, o Executivo tem prazo até 30 de abril para apresentar ao Legislativo prestação de contas relativas ao ano anterior.

A Ales enviou o relatório anual do governo do Estado referente ao ano de 2020 ao Tribunal de Contas Estadual (TCE) em junho de 2021. O relatório voltou ao Poder Legislativo com parecer prévio favorável e indicando sua votação, considerando sua legitimidade e legalidade, e recomendando a aprovação. 

Leia Também:  Matéria alerta para leishmaniose em cães

“A análise efetuada pelo corpo técnico sobre o balanço geral do estado, retratados nos balanços orçamentários, financeiro e patrimonial e nos demonstrativos das variações patrimoniais conclui que demonstrações que compõem o balanço geral consolidado do estado representam a situação patrimonial e os resultados financeiros e orçamentários do exercício de 2020. As contas apresentadas do exercício de 2020, de modo geral, atenderam aos princípios norteadores da administração pública, condizentes com a legitimidade e a legalidade”, diz trecho do relatório do TCE.

A prestação de contas do Executivo tem como base a Lei Federal 4.320/1964 (controle de orçamentos e balanços dos poderes), Lei Complementar 101/2000 (Lei da Responsabilidade Fiscal), além da Constituição Estadual, Regimento Interno da Casa e resoluções do TCE-ES.

Fonte: Assembléia Legislativa do ES

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA