Economia

Golpe da Black Friday: um a cada 6 brasileiros já teve cartão de crédito clonado

Publicados

em


source
e-commerce
Deisy de Assis

Comércio virtual cresceu na quarentena, mas ainda apresenta riscos

Na semana da Black Friday , muitos consumidores são atraídos para ofertas tentadoras, mas é preciso atenção para diferenciar as verdadeiras promoções de golpes realizados por criminosos para roubar dados. Uma pesquisa realizada pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, analisou os hábitos de compra dos brasileiros às vésperas da Black Friday, e descobriu que um entre seis entrevistados já teve o cartão de crédito clonado .

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, uma das principais formas de clonagem de cartões de crédito é o golpe de phishing . Para atrair as vítimas, na maioria das vezes, os cibercriminosos utilizam falsos sites com visual e linguagem bem similar aos sites originais, com ofertas bastante atraentes para convencer o comprador a fornecer informações pessoais e dados bancários no cadastro.

Leia Também:  Petrobras reajusta preço da gasolina nas refinarias a partir desta segunda

“Os phishings relacionados à falsas ofertas da Black Friday atingiram mais de 45 mil pessoas no último ano. E o estudo mostra que 16% dos respondentes já tiveram seu cartão de crédito clonado. No entanto, não é possível precisar de que forma esta clonagem ocorreu, se por compra online ou presencial. Por isso é preciso sempre ficar atento e se precaver em todas as situações. Ao comprar pela internet, nunca informe dados pessoais ou bancários sem que tenha absoluta certeza da confiabilidade dos sites , e em caso de dúvida, evite passar qualquer informação sigilosa”, recomenda.

O especialista também aponta a importância de monitorar de perto as faturas de cartão de crédito e, caso identifique cobranças indevidas, entrar em contato com o banco imediatamente, solicitando o bloqueio do cartão e esclarecimentos sobre a cobrança.

Brasileiros ainda têm medo de comprar on-line

A pesquisa entrevistou 11.274 brasileiros, usuários do aplicativo  dfndr security , entre 12 e 16 de novembro de 2020, e as projeções utilizam como base o número de usuários do sistema Android no país, que seriam 131,1 milhões de pessoas.

Leia Também:  Emirates começa a vacinar funcionários

De acordo com o estudo, 63% dos entrevistados já receberam links de falsas lojas ou de falsas promoções , e 73% admitem ter medo de comprar on-line.

Para Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, os resultados da pesquisa mostram que a desconfiança em relação às compras on-line já criou um novo hábito em brasileiros: 87% dos entrevistados dizem que antes de fazer uma compra online sempre buscam mais informações, para garantir que aquele site é confiável.

“E eles estão corretos em se precaver. Os cibercriminosos sempre se aproveitam de datas comerciais e grandes eventos para criar novos golpes temáticos. Infelizmente, mesmo com todos os nossos alertas, ainda há quem caia neste tipo de armadilha virtual”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Brasileiros voltarão a entrar nos Estados Unidos

Publicados

em


source

Contato Radar

undefined
Guilherme Dotto

Brasileiros voltarão a entrar nos Estados Unidos

A partir de 26 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, retirará as proibições de entrada para muitos dos cidadãos não americanos que nos últimos dias antes da viagem para o país norte-americano, estiveram no Brasil ou em grande parte da Europa.

Para passageiros partindo do Brasil, a restrição estava valendo desde março de 2020. Em novembro, o governo já considerava suspender as restrições, que estavam impostas em resposta à pandemia, após obter o apoio de membros da força-tarefa contra o vírus e funcionários de saúde pública.

Os novos requisitos de teste para comprovar que está livre do vírus entram em vigor para todos os visitantes internacionais no mesmo dia do termino das restrições.

Você viu?

Mesmo com a decisão de Trump, o presidente eleito Joe Biden não pretende retirar as restrições de entrada no país, como disse sua porta-voz nesta noite (18).

O post Brasileiros voltarão a entrar nos Estados Unidos apareceu primeiro em Contato Radar – Notícias de aviação .

Leia Também:  Petrobras reajusta preço da gasolina nas refinarias a partir desta segunda

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA