Carros e Motos

GM mostra novas imagens e detalhes da nova Montana da linha 2023

Publicado em

Chevrolet Montana 2023 promete agitar o segmento de picapes abaixo das médias e acima das compactas
Divulgação

Chevrolet Montana 2023 promete agitar o segmento de picapes abaixo das médias e acima das compactas

A GM continua mostrando informações sobre a nova geração da picape Montana a conta gotas. Agora, a fabricante revela novas imagens em vídeo do utilitário, ainda camuflado. Entre o que foi dito de novidade, o modelo terá uma central eletrônica que permite até três vezes mais variáveis de calibração, o que implica em um funcionamento mais eficiente, de acordo com a fabricante.

Por isso, a nova Chevrolet Montana vai ter uma relação entre aceleração e consumo superior à média do segmento, vazia ou carregada,  ainda de acordo com projeções da GM. Isto porque o modelo virá equipado com motor turbo de alto rendimento. Tudo indica que será o 1.2 que equipa a versão topo de linha do SUV Tracker , com 133 cv e 21,4 kgfm de torque a 2.000 rpm.

Leia Também:  GM mostra mais detalhes da picape Montana, que chega no início de 2023

A GM também confirmou que a nova geração da Chevrolet Montana terá versões com câmbio automático ou manual. Atualmente, a marca conta com caixas de seis marchas, que deverão ser usadas na picape, cujo sistema de transmissão deverá incluir tração dianteira, assim como o Tracker .

Como foi dito anteriormente, entre outros itens, a nova Montana terá central multimídia que receberá atualizações de software remotamente, entre outros atrativos. O desenho do novo modelo promete ser arrojado para conseguir fazer frente à principal rival, a Fiat Toro , líder do segmento da picapes abaixo das médias e acima das compactas desde o lançamento, em 2016.

A chegada das picapes abaixo das médias em peso ao Brasil já estava sendo prevista desde o Salão do Automóvel de 2018, quando a VW mostrou o protótipo da Tarok , cuja versão de produção será feita na Argentina, a partir de 2025. A Ford entrou no segmento com a Maverick , trazida do México, e a Caoa Chery ensaia entrar no pareo com um modelo derivado do SUV Tiggo 7 Pro .

Leia Também:  Lego revela seu novo brinquedo Chevrolet Camaro Z28 1969 por R$ 920

Além disso, não está descartado o lançamento da  Hyundai Santa Cruz no Brasil. A picape chegou até a ser vista no país, onde deve estar passando por testes ou clínicas. Entre as possibiidades, o modelo poderia até ser produzido em Anápolis (GO), onde deverá ter espaço na llinha de montagem com a saída do iX35 e com a chegada do  New Tucson .

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carros e Motos

Audi Q3 nacional: Como é no dia a dia e como se compara ao importado?

Published

on

Audi Q3: Modelo de mostra versátil, com conforto, tecnologias e bom desempenho
Guilherme Menezes /iG Carros

Audi Q3: Modelo de mostra versátil, com conforto, tecnologias e bom desempenho

Faz alguns anos que o mercado de SUVs iniciou uma ascensão notável nos rankings brasileiros de emplacamentos. Depois da pandemia e das últimas crises, o valor agregado dos automóveis subiu, decorrente do encarecimento dos custos de produção e da diminuição da oferta no mercado.

Em meio a tudo isso, vemos demandas maiores no segmento premium, que, inclusive, faz sucesso também com os SUVs com ares de cupê. Esse cenário motivou a Audi a prosseguir com a reinauguração da fábrica no Brasil, em São José dos Pinhais (PR). Por lá, são feitos os novos Q3 Sportback (que representa 70% do mix, segundo a marca) e o Q3 tradicional, que é o carro dos nossos testes.

Como se sai no dia a dia? A unidade testada é a versão topo de linha Performance Black , que sai por R$ 315.990. Entre os destaques, vemos a presença do pacote S-Line , que adiciona bancos de couro com Alcântara e volante com base plana e rodas de 19 polegadas.

Na lista de opcionais , há o piloto automático adaptativo com funções de assistência em congestionamento, aviso de saída de faixa, sistema de som Sonos 3D com 15 alto-falantes e subwoofer, que entrega 680W de potência.

Tivemos a oportunidade de entender se há diferenças entre o nacional e o anterior, que era da mesma geração, mas importado da Hungria. A resposta é que, com exceção a um item, não há diferenças.

Leia Também:  Honda lança linha 2022 da crossover NC 750X com dupla embreagem

Isso se explica pelo fato de que sua produção é baseada no regime SKD (Semi Knock-Down), que consiste na chegada dos componentes individualmente, mas já montados por completo. No Brasil, são reunidos no carro para, assim, um novo Q3 nacional ficar pronto.

Duas vantagens dessa estratégia são a redução de custos de produção, ao mesmo tempo que fica mais fácil manter o padrão de qualidade.

Qual é a única diferença que observamos do Q3 húngaro para o nacional? A ausência do carregador por indução. Antes mesmo de notarmos isso, a própria equipe da Audi destacou esse ponto, logo que nos concederam o carro para teste.

Conforme apuramos com eles, isso se deve à escassez de suprimentos que a indústria enfrenta, mas que, futuramente, o item deverá retornar.

O SUV é equipado apenas com motor 2.0 turbo, de 231 cv e 34,7 kgfm de torque a 1.700 rpm,  que funciona com tração integral. Pelo o que notamos durante os nossos testes, o modelo deixou claro que tem desempenho convincente e faz jus até para os que apreciam mais desempenho.

Não é por menos, uma vez que acelera de 0 a 100 km/h feita em 7 segundos e chega aos 240 km/h. E, isso, sem abandonar a marca razoável de consumo de combustível. O Q3 faz 8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada), segundo o Inmetro.

Outro aspecto que chamou atenção no teste drive foi a boa estabilidade, bem como a agilidade e a rapidez dos principais comandos. O carro atual (seja o húngaro, ou o brasileiro) é, de fato, uma evolução notável do seu antecessor, com sistemas de direção, suspensão e freios sempre precisos.

Fora os itens que já mencionamos, todo o Audi Q3 traz o painel de instrumentos com tela digital 10,25”, ar-condicionado de duas zonas, porta-malas com abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free , chave presencial para acesso e partida, luz ambiente , retrovisores elétricos e rebatíveis automaticamente, bem como teto solar elétrico panorâmico, oferecido como opcional.

Leia Também:  Conheça um pouco sobre a trajetória do aclamado VW Fusca

As linhas afiladas do carro, tanto fora quanto dentro, transmitem a ideia do carro “afiado” que realmente é. Além disso, ponto positivo para a escolha dos acabamentos, que são sensíveis ao toque em todo o carro.

A posição ao dirigir pode ser a que você quiser, com inúmeras possibilidades de combinação entre altura e profundidade de volante e postura do banco, que tem ajustes elétricos.

O único ponto que poderia ser diferente é a acessibilidade do sistema multimídia . Em nossos testes, não conseguimos ativar a conectividade com o celular via Bluetooth. Se não fosse pelo adaptador USB C cedido pela organização do evento de lançamento, também não teríamos como fazer conexão via cabo.

Conclusão

A versão nacional do Audi Q3 se mostrou versátil, bem equipada e com bom desempenho, deixando claro que se mantém como um dos SUVs médios de luxo recomedáveis hoje em dia.

Mas sentimos falta de alguma eletrificação no modelo, algo que vem se tornando um item importante no segmento,  no qual um itens essencias tem sido a questão da eficiência energética.

Preços da linha Q3

Q3 Prestige quattro 2.0 TFSI R$ 273.990

Q3 Performance quattro 2.0 TFSI R$ 290.990

Q3 Performance Black quattro 2.0 TFSI R$ 315.990

Q3 Sportback Performance quattro 2.0 TFSI R$ 315.990

Q3 Sportback Performance Black quattro 2.0 TFSI R$ 339.990

Ficha técnica Audi Q3

Motor: 2.0 TFSI, 231 cv e 34,7 kgfm

Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4

Direção: elétrica

Suspensão: McPherson (diant) e múltiplos braços (tras)

Freios: disco ventilado nas quatro rodas

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: compr. 448,4 cm; larg. 184,9 cm; alt. 161,6 cm; entre-eixos 268 cm;

peso 1.776 kg

Porta-malas: 530 litros

Consumo: 8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 7 segundos

Vel. Max: 240 km/h

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA