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Fortaleça sua saúde cerebral: 10 pilares para manter a mente jovem

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Fortaleça sua saúde cerebral: 10 pilares para manter a mente jovem
Reprodução: Alto Astral

Fortaleça sua saúde cerebral: 10 pilares para manter a mente jovem

Para manter a saúde da nossa mente afiada e jovial, é preciso que o cérebro , o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, esteja em constante estímulo devido ao declínio cognitivo que vem com a idade. No entanto, você sabe quais são as formas mais eficazes de conservar a saúde cerebral?

Existem diversos pilares no estilo de vida que dão sustentação à nossa mente. Realizar atividades menos automáticas, buscar conhecimento, manter uma dieta saudável e buscar por ocupações que dão prazer são apenas alguns hábitos que possuem relação com a prevenção da deterioração cognitiva.

Sendo assim, para te ajudar a fortalecer a saúde mental, que tal conhecer 10 pilares importantes para manter a sua mente sempre jovial e aguçada ? Confira:

Faça amigos

Segundo Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neuro-oncologista, além de uma ampla rede social fornecer fontes de apoio, ela reduz o estresse, combate a depressão e aumenta a estimulação intelectual.

Outra habilidade mental estimulada pelo contato social é, por exemplo, a memória de curto prazo, ou seja, o poder de desligar as distrações e a capacidade de manter o foco. “Estudos mostram que aqueles com maior interação social dentro de sua comunidade experimentam a taxa mais lenta de declínio da memória. Casamentos felizes ou relacionamentos de longo prazo e com um propósito na vida têm demonstrado efeitos protetores significativos contra o comprometimento cognitivo relacionado à idade”, diz o médico.

Todavia, de acordo com Batistella, os animais também são ótimos para a saúde cerebral uma vez que fazem as pessoas se sentirem bem. “Eles podem nos acalmar, aumentar nossa imunidade, melhorar nossa saúde cardíaca, nos manter em movimento e melhorar nossa vida social”, explica.

Saia um pouco da rotina

Você ainda pode comer o mesmo café da manhã todos os dias, ou fazer o mesmo caminho para o trabalho. Afinal, os humanos são criaturas de hábitos. Porém, é bom para o seu cérebro mudar os mesmos costumes do dia a dia, mesmo que seja uma vez por semana. Mudanças na rotina aumentam a capacidade do cérebro de aprender novas informações.

Assim, experimente uma nova receita ou explore uma parte diferente do seu bairro. Use e abuse da criatividade!

Estude, estude, estude!

Segundo Batistella, quando você aprende uma nova habilidade ou assunto, seu cérebro cria novos caminhos entre suas células. “Você pode tentar escrever um texto criativo ou um novo hobby que lhe interesse, como tocar violão. Se parecer difícil no início, não desista. Quanto mais difícil for para você pegar o jeito, melhor para o seu cérebro”, recomenda.

A mesma dica vale para a leitura , que também requer bastante concentração. E, nesse sentido, tente sempre manter o foco. “Quando seu cérebro é atingido por vários fluxos de informações em simultâneo, ele precisa vasculhar tudo. Isso dificulta para você se concentrar, gerenciar sua memória e mudar de uma coisa para outra. Vá devagar com o seu cérebro e dê toda a sua atenção a uma coisa de cada vez”, exemplifica.

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Exercite o seu corpo

De acordo com o médico, indivíduos que se exercitam regularmente têm menor risco de desenvolver a doença de Alzheimer. O exercício acaba melhorando o fluxo sanguíneo e protege a memória; além de estimular mudanças químicas no cérebro, que melhoram o aprendizado, humor e pensamento.

Por isso, malhar é tão bom para a mente quanto para o corpo. “Além de melhorar a saúde do coração , exercícios regulares de resistência, como correr, nadar ou andar de bicicleta, também podem promover o crescimento de novas células cerebrais e preservar as células cerebrais existentes”, destaca.

Descanse

Nada melhor do que uma boa noite de sono, não é mesmo? Segundo Batistella, o tempo e qualidade do sono nos deixa com um humor melhor e aguça nosso cérebro. Além disso, também nos dá a energia e capacidade de administrar nossas vidas ocupadas, desde exercícios físicos a até o trabalho.

Um estudo suíço descobriu que as pessoas que dormiam com mais qualidade retinham as informações recentes melhor do que aquelas que não dormiam bem. “Durante o sono , a informação é consolidada e é transferida para áreas do cérebro associadas à memória de longo prazo”, explica o neuro-oncologista.

Você viu?

Se você não dormir o suficiente, pode começar a achar tarefas simples bem mais difíceis de serem feitas. “Você também achará muito mais difícil se concentrar e poderá notar lacunas em sua memória de curto prazo”, afirma Batistella.

Preste atenção no seu prato

É aquele velho ditado: você é o que você come.

Isso porque conforme você envelhece, seu cérebro é exposto a mais estresse devido ao estilo de vida e fatores ambientais, resultando, assim, em um processo chamado oxidação, que danifica as células cerebrais. “A ferrugem no guidão de uma bicicleta ou em uma maçã parcialmente comida dá uma ideia do tipo de dano que a oxidação pode causar ao cérebro. Alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a evitar os efeitos nocivos da oxidação das células no cérebro”, explica o especialista.

Pesquisas mostram que uma dieta de estilo mediterrâneo rica em peixes, grãos inteiros, vegetais de folhas verdes, azeitonas e nozes ajuda a manter a saúde do cérebro e pode também reduzir o risco de doença de Alzheimer. “Cozinhe e coma alimentos frescos, saboreie, desfrute de um jantar com a família e amigos. Adote um comportamento alimentar saudável como um estilo de vida, uma forma de viver bem”, orienta o médico.

Além disso, você sabia que quanto mais calorias você ingerir, maiores serão as chances de perda de memória? De acordo com o profissional, a razão dessa perda não é clara, mas um maior IMC (índice de massa corporal) na meia-idade está relacionado a problemas que o cérebro poderá vir a ter. Ou seja, pequenas mudanças, como evitar ‘beliscar’ comidinhas fora do horário, o ajudarão a reduzir calorias e contribuirão para a sua saúde cerebral.

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Pare de fumar

Segundo Batistella, muitos produtos químicos nos cigarros são tóxicos para o cérebro, então você pode não se surpreender ao saber que fumar está relacionado ao declínio mental e à demência. “O acetato de chumbo, por exemplo, é uma das substâncias tóxicas que possuem efeito cumulativo para o organismo, na medida em que o chumbo não é eliminado. Então, há um risco de danos celulares e para o desenvolvimento de tumores”, explica o neuro-oncologista.

Cuide da saúde do seu coração

Fatores de risco para problemas cardiovasculares, como obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes , também estão ligados a um risco maior de demência e complicações cognitivas. “Se o seu coração está com problemas, é provável que você tenha problemas de aprendizagem e de memória. Estar acima do peso e não fazer exercícios suficientes pode estreitar os vasos sanguíneos”, explica Batistella.

Esse hábito limita a quantidade de sangue que flui para o cérebro e as artérias podem começar a endurecer. A pressão alta é o maior sinal de que a saúde do seu cérebro está em risco. “Se a sua [pressão] estiver alta, converse com seu médico sobre como controlá-lo”, diz o médico.

Aumente o som!

Seu cérebro treina mentalmente quando você reproduz suas músicas favoritas. “Ouvir canções não apenas ajuda você a se sentir mais alerta, mas também pode melhorar sua memória e seu humor”, Batistella diz.

De acordo com o neurologista, um dos motivos é que há matemática na música e como uma nota se relaciona com a outra. Dessa forma, seu cérebro tem que trabalhar para dar sentido a essa estrutura.

Obtenha ajuda para sua saúde mental

Se você está deprimido, é provável que tenha um declínio mental. Além de sentimentos de impotência e perda de interesse nas coisas que você ama, a depressão também pode colocá-lo em uma “névoa cerebral”. Pensar, manter o foco e tomar decisões pode ser muito mais difícil. Se você tiver algum desses sinais, não pense duas vezes antes de procurar um profissional.

Além disso, o médico também destaca que o estresse pode fazer seu cérebro liberar um hormônio chamado cortisol, o que dificulta pensar com clareza. “Com o tempo, altos níveis de estresse podem causar problemas de aprendizado e memória. Uma maneira divertida de proteger seu cérebro é dar uma boa risada. Busque mais situações de vida em que o bom humor faça parte”, explica por fim.

Fonte: Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

Fonte: IG Mulher

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Mercúrio retrógrado vem aí! Prepare-se para esta fase

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Mercúrio retrógrado vem aí! Prepare-se para esta fase
Redação João Bidu

Mercúrio retrógrado vem aí! Prepare-se para esta fase

Sempre que se escuta falar sobre Mercúrio Retrógrado , todo mundo fica assustado. Mas será que você realmente sabe o que significa essa fase? Astro regente de Gêmeos e Virgem, Mercúrio anda ao contrário três vezes por ano e traz mensagens importantes para todos os signos quando faz esse movimento aparente.

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O terceiro e último movimento retrógrado de Mercúrio em 2021 começa no dia 28 de setembro e prosseguirá até o dia 17 de outubro . Circulando no signo de Libra, o astro fará a aparente caminhada contrária nesse período e pedirá atenção extra. Nessa época, convém ter cuidado e prudência com documentos, acordos, contratos, compromissos, atividades e interesses que dependam de terceiros. Nem tudo vai transcorrer como se espera e imprevistos podem atrapalhar tanto o andamento das coisas quanto os contatos pessoais. Conversas podem ser alvos de mal-entendidos e até as relações amorosas vão pedir mais cautela — diálogo será fundamental.

Primeiramente: quem é Mercúrio?

Regente dos signos de Gêmeos e Virgem, Mercúrio tem vínculo com as atividades mentais, os escritos, documentos, intercâmbios e setores que relacionados com ensino, transportes, publicidade, marketing, comunicações, comércio e serviços terceirizados. O astro influencia todo tipo de contato, torna o raciocínio mais ágil e também exerce um papel importante em mensagens, telefonemas e e-mails, favorece a interatividade nas redes sociais, a troca de ideias e dados, além de interferir no astral das compras, vendas e negociações em geral.

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O que pode acontecer nesta fase?

Durante a caminhada contrária do planeta, há tendência de ocorrerem atrasos, imprevistos e contratempos. As pessoas podem ficar mais distraídas, portanto, há risco de você esquecer objetos, compromissos, datas importantes ou responsabilidades assumidas. Mal-entendidos também aumentam nesta época e é preciso um cuidado especial nas conversas, tanto as de natureza pessoal quanto as que envolvam interesses profissionais.

Recomendações para a fase de Mercúrio Retrógrado

1) Procure ler e checar com calma tudo o que for assinar, especialmente documentos financeiros, acordos e contratos. Se tiver dúvidas, peça orientação de alguém experiente e de sua confiança.

2) Antes de entregar, vale revisar mais uma vez trabalhos escritos, provas e testes de escola, concursos e de seleção para emprego.

3) Ao mandar bilhetes, cartas, e-mails, mensagens e publicar postagens nas redes sociais, confira se está tudo certo.

4) Computadores, celulares, notebooks e objetos eletrônicos podem apresentar mais problemas nesta época. Convém cuidar da segurança e manutenção.

5) Se puder, evite dar início em atividades, planos e projetos na fase em que Mercúrio caminhará ao contrário. Nem tudo o que começa agora vai pra frente.

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6) Tenha mais cautela no trânsito. Se for viajar, confirme detalhes, aquisição de passagens, datas, horários, trajetos e não descarte a hipótese de imprevistos.

7) Fique de antena ligada e dobre a discrição com comentários e fofocas. Nesta época, é mais fácil acabar se envolvendo em situações confusas e intrigas.

8) A saúde é outro aspecto que merece atenção. Alimente-se bem e controle a inquietação com atividades e exercícios relaxantes. Fatos inesperados também podem ocorrer em consultas ou exames marcados no período retrógrado do astro.

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Fonte: IG Mulher

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