Em Cachoeiro

Flamboyant da Câmara: árvore centenária não precisará ser cortada

O tradicional e belíssimo flamboyant que enfeita a praça Jerônimo Monteiro, em frente à fachada da Câmara Municipal de Cachoeiro, não precisará mais ser cortado. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa de Leis, Brás Zagotto (Podemos), durante uma sessão ordinária.

De acordo com Brás, uma empresa especializada foi contratada para realizar o serviço de poda, retirada de erva daninha e cupins. “Eu e o diretor Wilson Dillem entramos em contato com essa empresa e um responsável esteve aqui e fez uma análise. Segundo eles, é possível preservar a árvore realizando uma limpeza completa, sem que seja necessário cortá-la”.

O trabalho foi realizado no último final de semana e o investimento foi de R$ 2.950,00. “É um valor justo, com bom custo-benefício. A empresa vai realizar os cuidados necessários e retirar toda a sujeira. Desta forma conseguiremos preservar esse Flamboyant que é histórico, um verdadeiro símbolo do nosso município”, comemora Zagotto.

Em maio de 2022, a pedido da Câmara, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou um diagnóstico sobre as condições da árvore e concluiu que ela estava correndo perigo de queda, devido a um grande buraco, feito por cupins em seu interior. Para evitar o risco a pedestres, veículos e ao próprio prédio da Câmara, um relatório preliminar recomendava o corte.

“Na época ficamos muito tristes com a notícia, que teve grande repercussão na cidade. Representantes de entidades ligadas ao meio ambiente pediram que buscássemos alternativas para evitar a supressão. Ficamos esperando o laudo definitivo da Semma ou uma solução do que poderia ser feito para salvar a árvore. Felizmente conseguimos essa empresa que trouxe uma solução satisfatória”, ressalta o presidente do Legislativo.

Confira mais Notícias

Cachoeiro de Itapemirim

Pacote de asfaltamento chega ao bairro Nossa Senhora da Penha

Prefeitura promove lançamento do Plano Safra 2026/2027 para produtores rurais de Cachoeiro

Marataízes apresenta prévia do Festival de Inverno

Maior feira de agronegócio do Espírito Santo começa nesta semana com estrutura ampliada e mais de 100 expositores

Marataízes em Ação volta ao interior na quinta-feira, 23 de julho

Bela Vista recebe evento de empreendedorismo voltado para o público feminino negro

Sul do ES

Em vídeo, prefeito Dorlei mostra obra da rodovia que liga BR-101 a Presidente Kennedy; confira

Educação é Prioridade

Festa de Itapemirim não será realizada, anuncia prefeito Geninho