Festa de Cachoeiro: Cachoeirense Ausente Nº1 é homenageado em solenidades

A Prefeitura de Cachoeiro realizou, nesta segunda-feira (24), as homenagens ao Cachoeirense Ausente N° 1 de 2024, o médico Écio Barbosa Fraga, dentro da programação da festa da cidade.

Morador de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o homenageado foi recebido no trevo da Itapemirim por amigos, familiares e autoridades, ao som da tradicional banda 26 de Julho. Em seguida, as homenagens tiveram continuidade com a Recepção Solene do Cachoeirense Ausente e apresentação de Clara Marins, na Praça Jerônimo Monteiro, onde Écio Barbosa Fraga recebeu, do vice-prefeito Ruy Guedes, a chave da cidade.

“Como um verdadeiro bairrista que sou, nascido e criado em Cachoeiro, mantenho as amizades de longos anos, e retorno sempre a Cachoeiro normalmente a cada 2 ou 3 meses, para visitar minha mãe. Mas dessa vez, a expectativa é bem diferente das outras vezes. É a sensação de apreensão pela novidade, e, ao mesmo tempo, das lembranças. Só de ter sido lembrado para uma homenagem como essa, uma honraria desse porte, a gente fica realmente emocionado, e o maior sentimento é de gratidão. Na verdade, tentar falar de toda a emoção ainda é pouco”, expressou Écio Barbosa.

Na cerimônia, também foi homenageado o superintendente do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) Wagner Medeiros, Cachoeirense Presente Nº 1 de 2024, escolhido pela Câmara Municipal.

“A chegada do Cachoeirense Ausente marca o início da nossa querida Festa de Cachoeiro, um evento que celebra a nossa cultura, nossa história e, principalmente, as pessoas que carregam no coração o amor pela nossa terra, mesmo estando longe. É um momento de celebração e de reencontro, onde fortalecemos nossos laços e reafirmamos o amor que sentimos por Cachoeiro”, destacou o vice-prefeito, Ruy Guedes Barbosa

À noite, as homenagens ao Cachoeirense Ausente Nº1 de 2024 seguiram durante solenidade realizada no Centro Operário e de Proteção Mútua, situado na rua 25 de Março.

Com 45 votos, Écio Barbosa Fraga superou o concorrente, o professor João Bosco de Salles, sendo eleito Cachoeirense Ausente Nº 01 de 2024. Do total de 58 instituições inscritas para a votação, 52 compareceram e houve 6 abstenções. A votação foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Cachoeiro. 

Médico Écio BarbosaFraga roi recepcionado por amigos, parentes e autoridades no Trevo da Itapemirim

Sobre o homenageado

Écio Barbosa Fraga é médico e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Iniciou a carreira em 1986 e, antes de se estabelecer em Belo Horizonte, onde vive desde a década de 1980, teve uma passagem pelo esporte cachoeirense como atleta do Estrela do Norte Futebol Clube, durante a juventude.

Título

O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado, pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga (1911-1962), há mais de 80 anos, como forma de homenagear os conterrâneos que, mesmo morando em outros locais, mantinham forte ligação com a terra natal. Os eleitos são sempre homenageados durante as festividades do Dia de Cachoeiro e de São Pedro, padroeiro da cidade (29 de junho).

Programação da Festa

A Festa de Cachoeiro deste ano também terá shows de artistas nacionalmente conhecidos e de talentos regionais; rodeio; desfile cívico-escolar e muitas outras atrações. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br/festa-de-cachoeiro-2024.

Confira mais Notícias

Procon

Feira de Negócios de Cachoeiro terá mutirão de negociação de dívidas

Itapemirim

Conselho da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy inicia atividades com novos membros

Anchieta e Presidente Kennedy

Vale entrega projeto básico da Ferrovia Kennedy ao Governo do Espírito Santo; veja o vídeo

Notícia Serrana

Vargem Alta ganha nova sede da Prefeitura e novos equipamentos esportivos

Cultura

Rubem Braga é eleito autor mais representativo do estado

Arte

Painel artístico de 20 metros de altura chama atenção no centro de Cachoeiro de Itapemirim

Agenda

Com parque de diversões e shows nacionais, Festa de Cachoeiro será atração do fim de semana

Reconhecimento

Gedson Alves assume Secretaria de Saúde de Cachoeiro