Cidades

Festa de Cachoeiro: Cachoeirense Ausente Nº1 de 2022 é recepcionada com homenagens

Publicados

em

Foram realizadas, na tarde desta quinta-feira (23), as homenagens à Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2022, Maria da Conceição Castelar de Souza, marcando o início da programação da Festa de Cachoeiro.

No município, a homenageada constituiu família e fundou, ao lado de seu marido, uma das maiores redes calçadistas do Brasil, com mais de 130 lojas na região Sudeste. Atualmente, ela e sua família residem em Vitória.

Maria da Conceição foi recepcionada no trevo da Itapemirim por amigos, familiares e autoridades, momento embalado por uma apresentação da banda 26 de Julho.

Após a recepção, todos seguiram, em carreata, até o Centro Operário e de Proteção Mútua, na rua 25 de Março, onde foi realizada a solenidade de entrega da chave da cidade à homenageada. Emocionada, a Cachoeirense Ausente de 2022 destacou a ligação entre ela e Cachoeiro.

“Me faltam palavras para descrever esse momento mágico. Eu e meu companheiro acolhemos Cachoeiro como o berço de um sonho: a fundação de nossa empresa e a formação de nossa família. Agradeço aos meus amigos incomparáveis que fizeram este momento acontecer, e a todo o povo cachoeirense que, há anos, prestigia nossa empresa, pois, sem ele, não teríamos chegado até aqui”, disse.

Leia Também:  Prefeitura divulga edital para seleção de profissionais para a Bienal Rubem Braga 2020

Também presente na cerimônia, o advogado Wilson Márcio Depes, Cachoeirense Presente Nº 1 de 2022, escolhido pela Câmara Municipal, exaltou o município como um lugar único, repleto de grandes nomes.

“A Festa de Cachoeiro é um evento maravilhoso, que nunca deve ser esquecido. Newton Braga criou a data, pois sabia que nosso município é único, com uma história singular. Quero agradecer muitíssimo por essa homenagem, pois ela significa muito pra mim. Hoje eu senti o verdadeiro significado da palavra ‘emoção’”, afirmou.

“Estamos aqui, com nossos homenageados, em um momento muito especial. A Festa de Cachoeiro tem um significado muito importante para quem aqui reside, porque alimenta, em todos nós, o orgulho de pertencer a esta terra. Cuidar de nossa cidade significa olhar para o futuro e reverenciar o passado, relembrando os ilustres cachoeirenses que pavimentaram trajetórias brilhantes e contribuíram para que Cachoeiro se tornasse uma cidade tão especial”, destacou o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Homenagem a José Paineiras

A solenidade no Centro Operário contou, também, com uma homenagem ao   professor, jornalista, ativista e advogado José Paineiras, falecido em 2020.

Leia Também:  Prefeitura de Cachoeiro entrega obras e autoriza construção de Cras em Itaoca

Paineiras foi diretor do Centro Operário e de Proteção Mútua, coordenador da União Cachoeirense de Negros (Uninegros), membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim e membro Benemérito da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

Em 2020, foi homenageado como o Cachoeirense Presente nº 1. Anteriormente, ele também já havia recebido as Comendas Rubem Braga e Zumbi dos Palmares.

Na ocasião, foi apresentado um resumo da biografia e exibido um vídeo com declarações do professor. Sua esposa, Edith Paineiras, esteve presente e recebeu flores após às homenagens.

Programação da festa da Cachoeiro

A Festa de Cachoeiro continua nesta sexta-feira com apresentações musicais na Praça de Fátima e a continuidade das tradicionais homenagens.

A programação completa, que vai até 29 de junho, dia de São Pedro, padroeiro da cidade, pode ser conferida no site www.cachoeiro.es.gov.br/festadecachoeiro2022.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Começou a Edição 2022 da Exposul Rural em Cachoeiro; programação segue neste fim de semana

Publicados

em

Começou, na tarde desta quinta-feira (4), em Cachoeiro, a ExpoSul Rural 2022, um dos maiores eventos do agro capixaba, promovido pela Prefeitura de Cachoeiro e pelo Sindicato Rural do município. A programação será realizada até domingo (7), no Parque de Exposições do bairro Aeroporto, contando com diversos atrativos para profissionais e produtores da área e para o público em geral.

O evento, que no último ano foi dividido em duas edições menores, em virtude das restrições sanitárias impostas pela Covid-19, mobiliza produtores de diversos segmentos da economia rural, que estão presentes divulgando e comercializando seus serviços e produtos.

Os portões foram abertos às 14h e, ao longo do primeiro dia, os visitantes puderam conferir as diversas atrações do evento, além de reuniões técnicas com instituições e lançamentos de novos produtos por expositores. A solenidade oficial de abertura ocorreu às 17h, e contou com a presença de autoridades políticas municipais e estaduais e empresários de diversos segmentos do agronegócio.

“Desde o seu início, a Exposul sempre buscou unir os produtores rurais com as indústrias, setores tecnológicos e o poder público. Nosso grande objetivo é dar destaque aos produtores e às famílias do campo”, afirmou Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural do município.

Leia Também:  Empresa de engenharia anuncia investimento de R$ 180 milhões e 700 empregos diretos em Presidente Kennedy

Representando o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Márcio Louzada, destacou a importância da agricultura familiar: “O governo do estado, em parceria com os município, investe, pesadamente, na economia do campo, priorizando a agricultura familiar, que é uma grande geradora de empregos e transformadora da realidade na vida dos moradores do campo”, disse.

“Estamos muito felizes com a realização da Exposul Rural, em que Cachoeiro se transforma na capital do agro capixaba. Nosso município tem um enorme potencial econômico no interior, e eventos como esse são essenciais para a valorização desses produtores e para o desenvolvimento de nossa zona rural”, destacou o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Programação

A edição 2022 da Exposul Rural conta com uma grande variedade de atrações. Os portões serão abertos ao público às 14h na sexta-feira (5). Já no sábado (6) e domingo (7), as atividades começam a partir das 10h. Confira a programação completa do evento em www.cachoeiro.es.gov.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA