Análise Política

Ex-secretário Vilcimar Batista contribuindo para eleger Norma Ayub em Marataízes

Publicados

em

Todo poderoso nas gestões do ex-prefeito de Marataízes Jander Vidal, o ex-secretário de Administração Vilcimar Batista tem dado voluntariamente grande suporte na pré-candidatura da deputada federal Norma Ayub (DEM) à prefeitura.

Fontes marataizenses contam que Vilcimar tem visitado pessoas para falar do projeto da deputada e até, em alguns casos mais próximos, trabalhado filiações em partidos, objetivando formar “pernas” para a disputa da Câmara Municipal. Tudo isso claro, como forma maior de dar sustentação ao projeto do Executivo.

Não surpreende o vínculo de Vilcimar com a pré-candidatura de Norma dada a aproximação dele com Jander e, por conseguinte, a aproximação do ex-prefeito com Norma Ayub e com o grupo ferracista no litoral.

Ponto para a deputada Norma, porque apesar de Vilcimar Batista nunca ter sido pessoa das mais queridas entre a população de Marataízes, é considerado no meio político pessoa muito hábil nos bastidores.

Homem sedutor no campo político, Vilcimar é capaz de convencimentos e adesões a projetos e grupos. Tanto assim que era articulador de Jander junto a partidos e vereadores durante seus mandatos.

Leia Também:  Licitação do lixo rende na Câmara de Piúma e vereadores dão exemplo de democracia

Ao contrário de Jander, que dá votos, Vilcimar Batista não é homem de aumentar votação de ninguém, mas se continuar atuando apenas nos bastidores transforma-se em ganho para as pretensões políticas de Norma Ayub em Marataízes.

E ainda, se tiver acordo nesse sentido, Vilcimar certamente poderá dar contribuição importante como secretário de Norma Ayub, caso seja eleita.

********************************************

“Deus, eu pensei que fosse Deus / E que os mares fossem meus / Como pensam os ingleses / Mel, eu pensei que fosse mel / E bebi da vida como bebe um marinheiro de partida” – Embarcação (Francis Hime/Chico Buarque)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Análise Política

Derrota de Norma Ayub em Marataízes pode tirar Ferraço definitivamente da política capixaba

Publicados

em

Baluarte da política capixaba por décadas, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) percebe que o espaço para sua família está afunilando, por isso movimenta-se agora para ganhar fôlego em 2022.

O lançamento da deputada federal Norma Ayub pré-candidata em Marataízes é mais que mero interesse pelo poder municipal, trata-se de uma estratégia de sobrevivência dos Ferraços. Uma vitória facilita um arranjo futuro. Já uma eventual derrota colocará o velho político de quase 83 anos em uma encruzilhada que pode encerrar sua participação na política.

A deputada, que está na metade mandato, poderia esperar, apoiando um nome para a prefeitura ou mesmo ficando neutra, em um grande acordo para que o próximo prefeito, seja ele que fosse, ajudasse na sua reeleição. Mas não há tempo.

A inexorabilidade do tempo coloca Theodorico em fim de carreira, para, no máximo, mais um mandato de deputado estadual. A missão dele, portanto, passa ser acomodar sua mulher e seu filho Ricardo Ferraço (PSDB) no poder.

Leia Também:  No Espírito Santo, 75 municípios estão classificados em Risco Baixo

Os Ferraços sabem que dificilmente Ricardo volta a ser senador. Abre-se uma vaga em 2022 no Senado e é praticamente certo que essa vaga não é dele. Há outros na fila em melhor colocação para disputar. Sobra para ele a Câmara Federal. Mas como Ricardo disputaria a vaga de deputado se Norma Ayub tentar a reeleição?

Logo, a necessidade de espaços explica a entrada de Norma na disputa municipal. Com ela eleita, o caminho fica livre para Ricardo disputar a Câmara, e Theodorico tentar a reeleição na Assembleia.

Num cenário pior, a derrota de Norma em Marataízes forçará Theodorico abrir mão da reeleição para acomodar sua mulher em uma vaga na Assembleia, já que ela tem mais longevidade política que ele. E assim Ricardo disputaria a Câmara Federal.

Como se vê, é muito mais que apenas disputar uma prefeitura. É questão de sobrevivência política mesmo!

*****************************************************

Após a publicação de matéria neste site mostrando que a administração Tininho Batista em Marataízes investe R$ 154 milhões em obras, uma raposa política comentou:

Leia Também:  Se a missão é salvar vidas, o Espírito Santo não deve nada ao mundo

“Ferraço gosta tanto de obra e é tanta obra em Marataízes, que se Norma não fosse candidata até ele iria votar em Tininho”.

*****************************************************

 “Sem nada, / Nem no peito qualquer mágoa / Sem rancor e sem saudade / Venho agora te dizer adeus / Quem sabe / Não encontro pela madrugada / Uma esperança vaga / Nos olhos de alguém / Que também despertou / De um sonho igual ao meu” – Quem Sabe (Paulinho da Viola)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA