Mais Saúde

Estado já realizou mais de 100 mil cirurgias eletivas neste ano

A Secretaria da Saúde (Sesa) está executando o Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES) e já realizou, até essa quinta-feira (12), 100.068 cirurgias eletivas.

A meta estipulada para este ano é realizar 125 mil cirurgias e, até o 255º dia do ano, foram executados 80% da meta – o que demandou investimentos da ordem de R$ 81.741,216,78. Em média, estão sendo realizados 392 procedimentos por dia em 2024.

As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas, que não são consideradas de urgência. Para executar o OperaES, a Sesa conta com serviços em 36 hospitais, entre rede própria, contratada e contratualizada.

As especialidades com maiores procedimentos são cirurgia oftalmológica (44.70%), cirurgia geral (15%), cirurgia ortopédica (8.60%), cirurgia ginecológica (4%) e cirurgia urológica (3.90%).

“Caminhamos para ultrapassar a meta de 125 mil cirurgias realizadas este ano. Será o terceiro ano consecutivo de recorde quantitativo de procedimentos realizados no Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

Os procedimentos ocorrem em todas as quatro regionais de saúde do Estado: Norte, Central, Metropolitana e Sul. Ainda segundo o Plano OperaES, cada unidade hospitalar, seja ela da rede própria da Secretaria da Saúde ou contratada, tem metas de produção a serem cumpridas ao longo do ano.

Confira mais Notícias

Domingo de Páscoa (5) tem cinco missas, corrida, romaria e acendimento da imagem na Festa da Penha

‘Amazônia’, de Sebastião Salgado, chega ao Espírito Santo como um evento imperdível para o público capixaba

Novos prazos para licença-paternidade valem a partir de 2027; entenda

Pecuária leiteira capixaba ganha ferramenta inédita de sustentabilidade

Saúde

INSS faz mutirão de perícias médicas para reduzir tempo de espera

Segurança

Espírito Santo alcança marca de mais de 700 presos com uso de reconhecimento facial

Unimed Sul Capixaba amplia estrutura e inaugura novo espaço do laboratório

Projeto ‘Música para Todos’ abre novas 440 vagas para cursos gratuitos em todo o Estado