Saúde

Espírito Santo tem 194 novos profissionais do Mais Médicos, aumento de 52%

A mais recente atualização da plataforma ComunicaBR, do Governo Federal, indica um crescimento expressivo do Mais Médicos no Espírito Santo. Desde o início de 2023, 194 novos profissionais passaram a atuar no estado. O crescimento é de 53%. Antes, eram 369 médicos no programa. Agora, são 563.
 

Relançado pelo Ministério da Saúde em março de 2023, o Mais Médicos bateu recorde de adesão já no primeiro ano. Chegou a 28 mil médicos alocados até o fim de 2023 no país todo. O programa permite o acesso direto a profissionais de saúde nos municípios mais distantes dos grandes centros. Do total, 25.245 estão em serviços de atenção primária, incluindo consultórios de rua, população prisional e de saúde indígena.
 

Outra área em que houve aumento do atendimento público em saúde no Espírito Santo foi no Brasil Sorridente, programa voltado para garantir o tratamento odontológico pelo SUS. O estado ganhou 18 novas equipes em 2023. O total no estado é de 516.
 

Segundo os dados atualizados até dezembro de 2023, o Espírito Santo conta com 844 Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionando com custeio federal. Na atenção primária, 62 novas equipes foram habilitadas no ano passado, chegando a 990 equipes de saúde da família e 132 de atenção básica.
 

Na área de saúde mental, as informações consolidadas em dezembro de 2023 apontam que 33 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão ativos no estado. No Farmácia Popular, 187 mil capixabas foram beneficiados pelo programa em dezembro de 2023, e 179 mil retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos. Outras 39 mil pessoas adquiriram remédios com desconto no estado.

Foto: arquivo

Confira mais Notícias

Nesta terça

Na Câmara, prefeito de Cachoeiro presta contas de ações desenvolvidas em 2023

Mundo Agro

Exposul Rural 2024 segue com atrações durante o fim de semana

História

Kennedy Ontem, Kennedy Hoje, Kennedy do Futuro“60 Anos de História”

Mundo Agro

Exposul Rural 2024 começa nesta quinta-feira (4), em Cachoeiro

Mês de Abril

Cesan isenta moradores do sul do Estado atingidos pelas fortes chuvas

Depois da chuva

Mimoso do Sul: serviços de saúde começam a ser restabelecidos em 12 pontos de apoio

Agenda

32ª Expo Jaqueira continua neste final de semana em ritmo de solidariedade

Índices

Cachoeiro fecha trimestre com redução de homicídios e crimes patrimoniais