Saúde

Espírito Santo tem 194 novos profissionais do Mais Médicos, aumento de 52%

A mais recente atualização da plataforma ComunicaBR, do Governo Federal, indica um crescimento expressivo do Mais Médicos no Espírito Santo. Desde o início de 2023, 194 novos profissionais passaram a atuar no estado. O crescimento é de 53%. Antes, eram 369 médicos no programa. Agora, são 563.
 

Relançado pelo Ministério da Saúde em março de 2023, o Mais Médicos bateu recorde de adesão já no primeiro ano. Chegou a 28 mil médicos alocados até o fim de 2023 no país todo. O programa permite o acesso direto a profissionais de saúde nos municípios mais distantes dos grandes centros. Do total, 25.245 estão em serviços de atenção primária, incluindo consultórios de rua, população prisional e de saúde indígena.
 

Outra área em que houve aumento do atendimento público em saúde no Espírito Santo foi no Brasil Sorridente, programa voltado para garantir o tratamento odontológico pelo SUS. O estado ganhou 18 novas equipes em 2023. O total no estado é de 516.
 

Segundo os dados atualizados até dezembro de 2023, o Espírito Santo conta com 844 Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionando com custeio federal. Na atenção primária, 62 novas equipes foram habilitadas no ano passado, chegando a 990 equipes de saúde da família e 132 de atenção básica.
 

Na área de saúde mental, as informações consolidadas em dezembro de 2023 apontam que 33 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão ativos no estado. No Farmácia Popular, 187 mil capixabas foram beneficiados pelo programa em dezembro de 2023, e 179 mil retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos. Outras 39 mil pessoas adquiriram remédios com desconto no estado.

Foto: arquivo

Confira mais Notícias

Itapemirim

Conselho da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy inicia atividades com novos membros

Anchieta e Presidente Kennedy

Vale entrega projeto básico da Ferrovia Kennedy ao Governo do Espírito Santo; veja o vídeo

Notícia Serrana

Vargem Alta ganha nova sede da Prefeitura e novos equipamentos esportivos

Cultura

Rubem Braga é eleito autor mais representativo do estado

Arte

Painel artístico de 20 metros de altura chama atenção no centro de Cachoeiro de Itapemirim

Agenda

Com parque de diversões e shows nacionais, Festa de Cachoeiro será atração do fim de semana

Reconhecimento

Gedson Alves assume Secretaria de Saúde de Cachoeiro

Oportunidades

Programa de Estágio da BRK realiza inscrições até domingo