Confirmado nesta sexta-feira (21)

Espírito Santo registra caso de dengue tipo 3

A nova circulação do vírus da dengue tipo 3 no Espírito Santo foi confirmada nesta sexta-feira (21) pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo (Lacen/ES), da Secretaria da Saúde (Sesa). O Espírito Santo havia registrado a circulação do sorotipo 3 da dengue há dez anos.

O caso confirmado é de uma mulher de 19 anos, moradora de Vitória.

O diagnóstico foi realizado e confirmado (amostra foi submetida a uma segunda rodada de análise), por meio da metodologia de Biologia Molecular, pelo Lacen/ES, que analisa todas as amostras de arboviroses encaminhadas pelos municípios. 

O sorotipo 3 é um vírus que traz os mesmos sintomas dos demais, mas levanta uma necessidade de maior vigilância. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a circulação é preocupante devido à possibilidade de internações pela doença. “Por existir uma grande parcela da população que nunca teve contato com este tipo de vírus, o número de pessoas adoecidas pode aumentar levando a um aumento também de internações. Vamos manter o monitoramento dos casos e definir ações específicas, que serão debatidas dentro do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses que instituímos recentemente”, frisou Hoffmann.

Manejo

Os hospitais da rede pública seguem o protocolo de manejo clínico conforme Nota Técnica 01/2024 (https://mosquito.saude.es.gov.br/Notas-tecnicas-Alertas-Epidemiologicos-docs), em conformidade com orientações do Ministério da Saúde (MS) para o atendimento a pacientes com dengue. O protocolo prevê o tratamento sintomático, medidas de suporte e hidratação venosa, conforme a classificação do paciente nos estágios da doença (A, B, C e D).

O atendimento é realizado de acordo com a gravidade do caso, garantindo a hidratação adequada e o suporte necessário. Para casos mais graves, como pacientes com hipotensão, são adotadas medidas para estabilização do quadro clínico. Importante destacar que não há tratamento específico ou medicamento exclusivo para a dengue, sendo o manejo clínico a principal abordagem para minimizar complicações.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que têm doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, apresentam maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Dessa forma, a Sesa reforça a importância da prevenção como a melhor forma de combate à dengue, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti e buscando atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas.

CICC

O Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC) é um centro estratégico para o enfrentamento e resposta ao crescente de casos, em especial, de dengue e Oropouche, consideradas epidemias no Espírito Santo. O Centro Integrado foi instituído pelo Governo do Estado no último dia 10 de fevereiro e terá reuniões semanais.

O CICC é coordenado pela Secretaria da Saúde (Sesa) e conta com a participação das secretarias da Educação (Sedu) e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); além do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES); Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo; Conselho Estadual de Saúde (CES); Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES).

A primeira reunião do CICC foi realizada no último dia 17, quando foram destacados o cenário, a tendência de casos e as ações de controle do Aedes aegypti. Foram apresentadas as primeiras concepções para a criação do Mapa de Risco relacionado à dengue, que poderá conter indicadores assistenciais, epidemiológicos e relacionados ao vetor.

Confira mais Notícias

Saúde

Hospital de Cachoeiro pela segunda vez consecutiva entre os melhores hospitais do mundo

Oportunidades

Ifes abre 1000 vagas para curso preparatório gratuito em todo estado

Novidade

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Direitos Humanos

Participação da mulher no funcionalismo público federal sobe para 45%

Oportunidades

Inscrições para concurso do Superior Tribunal Militar começam na sexta

CNBB

Campanha da Fraternidade, lançada hoje (5/3), pede mudança de atitude com meio ambiente

Futebol

Carioca: Bruno Henrique decide e Fla sai na frente por vaga na final

Espírito Santo

Ufes cassa títulos concedidos a Médici e Castelo Branco

plugins premium WordPress