Números capixaba

Espírito Santo registra aumento de 70% na população idosa entre 2010 e 2022

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou recentemente o Panorama do Idoso no Espírito Santo. Um Caderno que de forma qualitativa e quantitativa, apresenta um breve panorama do idoso, contextualizando seu perfil em várias dimensões.

Com base no Censo de 2022, o Panorama do Idoso destaca que o estado do Espírito Santo totaliza em números absolutos, 631.398 de idosos, na faixa etária de 60 anos ou mais. Um aumento de 73,1%, comparado ao ano de 2010, quando o número de idosos perfazia um total de 364.745 idosos.

O Panorama ainda destaca que no Brasil a população idosa também apresentou crescimento entre 2010 e 2022. De acordo com o Censo de 2010, a população de idosos no Brasil era de 20.588.891, em números absolutos. Já, segundo os resultados do Censo 2022, o Brasil conta hoje com 32.113.490 de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Um aumento de 55,97% no percentual relativo entre as duas décadas.

Para a pesquisadora do Instituto Jones, Isabella Barbosa, o aumento da população idosa evidencia um cenário de envelhecimento da população:

“Esse crescimento destacado pelo Panorama do Idoso é um assunto importante para o desenvolvimento das políticas públicas, porque mostra a situação de envelhecimento da população, os dados apresentados também explicitam a tendência de redução da população mais jovem entre 2010 e 2022”, explica.

Outro dado destacado pelo Panorama é o fator do envelhecimento. Em duas décadas, a esperança de vida ao nascer projetada pelo IBGE para o Espírito Santo passou de 70,37 anos, em 2000, para 79,8 anos em 2022. Essa é a segunda mais elevada esperança de vida ao nascer entre os estados brasileiros, estando atrás somente de Santa Catarina (79,9 anos).

Quanto ao índice de envelhecimento, em 2022, o Espírito Santo ultrapassou o do Brasil, com 58,1, ficando em 6º lugar no ranking entre todos os estados da federação com maiores índices de envelhecimento.

Para o diretor de Integração do IJSN, Antonio Rocha, o estudo é uma importante ferramenta para a elaboração das políticas públicas: “o Panorama do Idoso é uma entrega importante para entendermos essa dinâmica demográfica e as consequências que ela traz para as políticas públicas, é um instrumento para que os municípios e o Governo do Estado as implementem com mais efetividade”, destaca.

Municípios

Em 2022, os municípios de Itaguaçu, São José do Calçado e Itarana foram os que apresentaram os maiores percentuais de idosos, relativo à população total do município, com 23,65%, 22,58% e 22,54%, respectivamente.

No contexto da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), em 2022, a capital Vitória registrou o maior percentual de idosos em relação aos demais municípios da RMGV, com 20,07%, e em segundo lugar, o município de Fundão, com 19,05% e em terceiro Guarapari com 17,45%.

O município da Serra, apesar de ser o mais populoso da RMGV, é o que tem um dos menores percentuais de idosos da RMGV e do estado, com 12,77%, ficando na 76º posição.

Já na análise dos números absolutos, o Panorama do Idoso aponta que em 2022, os municípios da RMGV com maior população idosa foram Vila Velha com 81.049, Serra com 66.481 e Vitória com 64.805.

O Panorama do Idoso é uma produção da Coordenação de Estudos Territoriais do Instituto Jones do Santos Neves (CET/IJSN) e foi elaborado a partir do levantamento de dados e informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em especial, os últimos resultados do Censo 2022, e o DATASUS.

Saúde do Idoso

Com base nos dados do DATASUS, o Panorama do Idoso destacou que as doenças que mais acometeram os idosos, principalmente entre 2020 e 2022, foram as doenças ligadas ao aparelho circulatório, as doenças infecciosas e as neoplasias. Resultados que evidenciam o impacto da Covid-19.

Os dados completos sobre o Panorama do Idoso podem ser acessados em: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/cadernos/panorama-do-idoso

Confira mais Notícias

Brasileirão

CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

Futebol

Vasco supera Fortaleza nos pênaltis para avançar na Copa do Brasil

Números do Estado

Espírito Santo tem 9ª população mais alfabetizada do Brasil

Futebol

Turma do STF forma maioria para negar ao Flamengo Taça das Bolinhas

Apolinho, Sílvio Luiz e Antero Greco: adeus aos craques do jornalismo

Morre Washington Rodrigues

Adeus Apolinho

A rodada

Athletico-PR faz 2 a 0 no Palmeiras e retoma liderança do Brasileirão; veja outros jogos

Sorte capixaba

Aposta do Espírito Santo leva R$ 46 milhões na mega sena deste sábado, 11 de maio