Números

Espírito Santo gera mais de 4 mil novos empregos formais no setor de saúde; Cachoeiro é destaque

O setor de saúde capixaba vem acumulando crescimentos de contratações ao longo do ano. Levantamento aponta que, de janeiro a novembro de 2024, foram criados 4.473 novos empregos de carteira assinada no Espírito Santo. O número é o saldo entre as admissões e demissões no período. Ao todo, o estado conta com 59.728 postos de trabalho formais no segmento.

Em novembro, houve 1.917 contratações e 1.826 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 91 empregos. A criação de postos de trabalho nesse mês foi maior do que no mesmo período de 2023, quando houve saldo negativo de 173 admissões. Com isso, a variação interanual cresceu 152%. As atividades de atenção à saúde humana foram responsáveis por 10,8% de todos os novos empregos gerados no setor de serviços.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com a pesquisa, no mês de novembro, as atividades de atenção ambulatorial, realizadas por médicos e dentistas, destacaram-se como as principais geradoras de empregos, com saldo de 74. Em segundo lugar, ficaram as de atendimento hospitalar, que tradicionalmente lideram o setor, com 40 novos postos.

Ao analisar novembro e o mês anterior, houve queda no indicador, já que em outubro o saldo foi de 461. Porém, para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, essa redução seguiu a tendência do mercado de trabalho formal como um todo no estado, que registrou um saldo de 195 novos empregos de carteira assinada no mês de novembro. Os setores de comércio (1.535 admissões) e serviços (844) – no qual a saúde se encontra – foram os responsáveis por manter um saldo positivo no mercado de trabalho capixaba no mês.

“Essa diminuição pode ser atribuída à sazonalidade econômica, que geralmente resulta em uma desaceleração nas contratações no final do ano. Além disso, ajustes administrativos e contenção de gastos por parte de empresas e instituições de saúde podem ter contribuído para a queda no ritmo de contratações”, explicou Ana Carolina Júlio.

Vale lembrar que, apesar dos números de novembro, o setor de saúde vinha apresentando crescimento nos meses anteriores, com destaque para setembro de 2024, quando foram criados 883 novos postos de trabalho, o maior saldo desde janeiro.

Outro destaque do levantamento indica as cidades campeãs em contratações no segmento: Cachoeiro de Itapemirim (58), Guarapari (30), Linhares (26), Aracruz (19) e Colatina (16). Além disso, o setor saúde emprega majoritariamente mulheres, jovens entre 18 e 24 anos, com nível de escolaridade de nível médio.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.

Confira mais Notícias

ES exporta 8,38 milhões de sacas pelos portos capixabas em 2024 e registra o maior volume de exportação de café de sua história

Sul do ES

Grupo Empresarial Lockin, Abbey e Rovaabreu faz grande investimento em Presidente Kennedy

Negócios

Montadora chinesa reafirma Espírito Santo como principal porta de entrada de veículos do Brasil em 2025

Valorização

Projeto do Governo do Estado vai caracterizar os tipos de queijos artesanais produzidos no Espírito Santo

Mundo Desigual

Ritmo de concentração de renda aumenta, mostra relatório Oxfam 2025

Brasil

Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres

Meia Volta

Receita revoga ato normativo que previa fiscalização do Pix

Números do ES

Produção industrial capixaba cresce 1,4% nos últimos 12 meses

plugins premium WordPress