Áreas nobres

Espírito Santo ganha novas rotas turísticas, incluindo a Pedra do Caramba

 Foto: Prefeitura de Conceição do Castelo / Rota do Emboque

O Espírito Santo acaba de ganhar novas rotas turísticas. Sancionadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) as Leis nº 11.827 e 11.829 criam, respectivamente, a Rota Turística da Estrada do Caramba e a Rota do Vale do Emboque. Ambas visam fomentar o turismo nas regiões, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. 

A rota da Estrada do Caramba envolve a Pedra do Caramba, a Pedra do Índio e a Pedra da Santa Teresa, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua. A iniciativa foi dos deputados Callegari (PL) e Theodorico Ferraço (PP). 

Já o trajeto do Vale do Emboque fica localizado em Conceição do Castelo, na região sul-serrana do Espírito Santo. 

Para Cristiano Lopes, presidente da Associação da Rota do Vale do Emboque, a criação do novo trajeto é super imporante para o desenvolvimento local. “O lugar fala por si, é o vale mais charmoso do Espírito Santo. Com a criação da rota, esperamos atrair investidores e empreendedores para a região”, afirma Cristiano.

O Vale do Emboque é considerado uma das paisagens mais lindas do Estado e guarda um pouco da história do Brasil. Na época do Brasil Império, escravizados utilizavam essa rota para fugir das fazendas de café da região, sendo a mais conhecida a Fazenda do Centro, em Castelo. 

Os atrativos turísticos locais incluem cachoeiras, passeio ciclístico, cavalgada, trilhas e acampamento, além do radical passeio de “aranha” ou “gaiola” – uma espécie de carro buggy utilizado para a prática de esportes radicais no campo. 

Cristiano quer mostrar que o turismo é uma alternativa viável. “A gente quer mostrar para a população local que tem como viver do turismo. É possível empreender na área e viver disso”, frisa o presidente da Associação.  

A legislação que cria a Rota do Caramba foi de inciativa do deputado Dary Pagung (PSB). De acordo com o parlamentar, a região ainda é pouco conhecida.  “O Vale do Emboque fica situado na comunidade de Monforte Frio e abriga uma quantidade de belezas naturais e históricas ainda desconhecidas pelo grande público”, comenta Dary.

Rota da Estrada do Caramba

A Pedra do Caramba é uma formação granítica no formato de mesa, com altitude aproximada de 700 metros e com resquícios de Mata Atlântica. O local recebe praticantes de modalidades ligadas ao ecoturismo e também é um espaço de religiosidade, pois no seu cume há uma pequena imagem do Cristo Redentor e uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora da Penha. 

Já as Pedras do Índio e da Santa Teresa ficam na mesma cordilheira do maciço do Caramba, tendo a última um formato que lembra uma freira. Ambas possuem fragmentos de Mata Atlântica e são espaços onde se podem encontrar diversos tipos de aves, macacos, tatus, lagartos e cachorros-do-mato.

Confira mais Notícias

Saúde

Espírito Santo tem 194 novos profissionais do Mais Médicos, aumento de 52%

Serviços

Em Cachoeiro, operação da PPP da Iluminação Pública terá início autorizado na próxima semana

Oportunidades

Em Cachoeiro, Agersa prepara Concurso Público para provimento de cargos efetivos

Obras

Prefeitura de Cachoeiro busca investimento para implementar programa de desenvolvimento local

De 4 a 7

Edição 2024 da Exposul Rural será realizada em abril, em Cachoeiro de Itapemirim

Sistema de esgoto adequado é acessado por 3 em cada 4 brasileiros

Desconto

Refis: prazo para negociação de dívidas em Cachoeiro termina na próxima segunda (26)

Para obras

Cachoeiro começa essa segunda (19) com trecho da Linha Vermelha interditado