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Espírito Santo é destaque na 14ª edição do Congresso Brasil Competitivo

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O encontro foi uma oportunidade para o governador detalhar a política de austeridade fiscal capixaba que permite ao Estado permanecer em dia com o pagamento dos servidores e prestadores de serviços

Por | 00.00.

(Foto: Divulgação/Tiago Mendes)

Nesta quarta-feira (21), o governador Paulo Hartung foi um dos debatedores do painel“Os desafios da gestão estadual” da 14ª edição do Congresso Brasil Competitivo, em SãoPaulo. O congresso – organizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) – tem comotema “Rota para o futuro: o novo Estado”. O encontro foi uma oportunidade para ogovernador detalhar a política de austeridade fiscal capixaba que permite ao Estadopermanecer em dia com o pagamento dos servidores e prestadores de serviços.

 

Além de Hartung, o painel também contou com a participação do governador do DistritoFederal, Rodrigo Rollemberg, do diretor associado da Macroplan, Gustavo Morelli, e dodiretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser. O 

presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, governadores de São Saulo e Rio Grande do Sul, Geraldo Alckmin e José Ivo Sartori, respectivamente, tambémparticiparam do evento.

 

Durante o Congresso, o governador capixaba ressaltou que o país necessita reorganizaras contas públicas nacionais; melhorar o ambiente de negócios; dar mais segurançajurídica aos investidores; transformar agências reguladoras em órgãos mais atuantes;atualizar o marco regulatório de petróleo e gás; modernizar o sistema político e avançarnas políticas públicas que priorizem mais qualidade ao sistema de educação básica.

 

O governador defendeu realização de reformas estruturais em áreas estratégicas como a área previdenciária. “Não tem crise conjuntural. Quem fala em crise conjuntural quer manter o país como está. E se ficar assim, vamos flertar com os piores casos [socioeconômicos] da América Latina. Temos que ver o real tamanho da crise estrutural, fazer o diagnóstico correto e prescrever o remédio certo. Nosso problema não é dos Estados endividados. O desafio é a folha de pagamento de ativos e inativos”, disseHartung.

 

MBC

 

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) atua como um grande agente mobilizador entre os diferentes segmentos e setores do país na busca pela excelência em gestão e melhoriada competitividade brasileira. Criada em 2001 pelo esforço de seu idealizador, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, a instituição persegue o desafio de fomentar e implantar programas e projetos para o desenvolvimento socioeconômico nacional. OMBC considera que a sustentabilidade socioeconômica depende da gestão e do equilíbrio entre os setores público e privado de um país, com foco nas áreas de saúde, educação esegurança.

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Fonte: Governo do ES

 

 

 

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Procon do ES divulga balanço e telefonia lidera reclamações

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Proteção e Defesa do Consumidor

As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

Por | 06.02.2020

 

Em 2019, a telefonia móvel liderou o ranking de atendimentos no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). No mesmo período de 2018, bancos foram o assunto mais demandado. As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

No último ano, 52.204 atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, mais de 5 mil atendimentos estão relacionados à telefonia móvel. Ocupa a primeira posição do ranking a telefonia móvel, seguida das financeiras, bancos, energia elétrica, telefonia fixa, cartão de crédito, aparelho de telefone, água e esgoto, TV por assinatura e, em décimo lugar, móveis.

Os segmentos que lideraram os atendimentos foram, com 19.961 registros, os assuntos financeiros; seguido por serviços essenciais, com 13.572 queixas; produtos (7.518); serviços privados (4.962); saúde (906); habitação (211) e alimentos (200).

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que diferentemente do ranking de atendimento dos últimos anos, que foram liderados por bancos e empresas de cartão de crédito, a telefonia móvel ocupou a primeira posição em 2019.

“Cobrança indevida, incluindo lançamentos de serviços não solicitados na fatura e a mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço são as queixas dos consumidores quando se trata de telecomunicação”, disse.

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Para evitar problemas, o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. “É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. É preciso sempre conferir os lançamentos cobrados nas faturas. Em caso de dúvidas, procurar o Procon”, afirmou Athayde.

Negociação de dívidas

Rogério Athayde ressaltou ainda que grande parte das demandas de bancos, operadoras de cartões e financeiras estão relacionadas a cobrança indevida e a negociação de dívidas. “No ano de 2019, realizamos 5.261 atendimentos no setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES”.

Os atendimentos do setor são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, presencialmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória. Também disponibilizamos o mesmo atendimento na unidade localizada no Faça Fácil Cariacica.

Fornecedores

Em relação aos fornecedores mais demandados no Procon-ES em 2019, em primeiro lugar no ranking, está a Vivo, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP, seguida do Banco BMG, Telemar, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Dacasa Financeira, Banco Itaú, Claro e, em décimo lugar, aparece a Oi Móvel.

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“A maioria dos atendimentos realizados pelo Procon-ES é solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados”, informou o diretor Rogério Athayde.

Reclamação

Os consumidores poderão registrar suas reclamações pelo aplicativo Procon-ES (disponível para Android) ou pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9h às 17 horas, de segunda a sexta. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas.

Existe também uma plataforma online, do Ministério da Justiça, para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até dez dias.

Para atendimento é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

 

 

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