Estado

Esesp ofertará novos cursos on-line em parceria com a ENA

Publicados

em


.

Para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de servidores estaduais e municipais, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) disponibilizará, a partir deste mês, novas capacitações na modalidade de Educação a Distância (EAD). As ações são ofertadas em parceria com a Fundação Escola de Governo (ENA) de Santa Catarina.

No total, serão quatro novos cursos: Administração do Tempo, Controles na Administração Pública, Orçamento e Planejamento Público, e Políticas Públicas e Indicadores Sociais. As inscrições começam na próxima segunda-feira (13), e o prazo para garantir uma das vagas varia de acordo com cada uma das turmas.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, explicou que as formações foram desenvolvidas pela ENA e cedidas para a Escola de Governo do Espírito Santo por meio de uma parceria firmada depois que as representantes das instituições participaram conjuntamente de um encontro promovido pelo Grupo de Trabalho das Escolas de Governo.

“O intuito é atuarmos cada vez mais no formato de uma rede colaborativa, identificando as soluções educacionais que essas unidades de ensino já possuem e que podem agregar com o trabalho que realizamos, ao mesmo tempo que também contribuímos para o desenvolvimento com outros estados”, explicou Nelci Gazzoni.

Leia Também:  Secretaria da Saúde do ES abre contratação de profissionais por meio de currículo

Confira os as oportunidades:

  • Curso Administração do Tempo

Objetivo: Compreender e aplicar as técnicas de administração do tempo disponíveis.
Carga horária: 20 hor
Inscrição: 13 a 22 de abril
Validação: 23 a 26 de abril
Realização: de 27 de abril a 15 de maio de 2020

  • Curso Controles na Administração Pública

Objetivo: Desenvolver uma compreensão aprimorada a respeito dos controles na administração pública, seu conceito, classificações e respectivos desdobramentos.
Carga horária: 40 horas
Inscrição: 13 a 22 de abril
Validação: 29 a 30 de abril
Realização: 01 a 28 de maio de 2020

  • Curso Orçamento e Planejamento Público

Objetivo: Compreender os fundamentos do planejamento e do orçamento no setor público e identificar a legislação que orienta o funcionamento destes mecanismos da Administração Pública.
Carga horária: 40 horas
Inscrição: 13 a 28 de abril
Validação: 29 e 30 de abril
Realização: 01 a 27 de maio de 2020

  • Curso Políticas Públicas e Indicadores sociais

Objetivos: Capacitar o servidor público a buscar, construir e analisar indicadores sociais no âmbito das atividades do Planejamento Governamental e da Gestão Pública.
Carga horária: 40 horas
Inscrição: 13 a 27 de abril
Validação: 28 e 29 de abril
Realização: 30 de abril a 31 de maio de 2020

Leia Também:  Diário Oficial completa 130 anos com lançamento de novo Caderno

Inscrições

A Esesp decidiu permitir que servidores estaduais realizem, via e-mail, suas próprias inscrições para os cursos ofertados pela instituição durante o mês de abril. A decisão tem como objetivo facilitar o acesso e a participação em atividades que contribuam com o desenvolvimento pessoal e profissional desses agentes.

Para garantir uma das vagas, é preciso acessar o site da Escola de Governo, no endereço www.esesp.es.gov.br, preencher a ficha de pré-inscrição e encaminhá-la para o e-mail [email protected]. O procedimento é o mesmo adotado pelos profissionais dos municípios, que também podem participar das formações.

Além disso, também é preciso ficar atento às datas de validação da inscrição, ato que confirma a participação na turma. O procedimento é realizado na plataforma virtual de EAD.

Informações adicionais:

Coordenação de Educação a distância: [email protected]

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
(27) 3636-6720 / 3636-6719
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Nota sobre o funcionamento das academias de ginástica

Publicados

em


.

O Governo do Estado informa que as academias poderão voltar a funcionar a partir desta segunda-feira (25), obedecendo a protocolos de acordo com a classificação do Mapa de Gestão de Risco de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19) no Espírito Santo. O funcionamento dos estabelecimentos de todas as modalidades, no território estadual, se orientará pela Portaria nº 094-R, do dia 23 de maio, da Secretaria da Saúde (Sesa), que estabelece protocolos observando as boas práticas e os procedimentos de higienização, bem como garante condutas adequadas de higiene pessoal e o controle de saúde dos colaboradores e clientes.

O funcionamento das academias deverá ser realizado exclusivamente em horários agendados, garantindo o controle do número de frequentadores simultâneos, conforme enquadramento de risco do município. O agendamento para atendimento deverá ser precedido de aceite, por parte do usuário, das regras de funcionamento. O uso de máscara facial é obrigatório tanto para frequentadores quanto colaboradores.

Permanecem com impossibilidade de funcionamento as práticas de esportes de contato ou esportes que, obrigatoriamente, demandem compartilhamento de materiais ou equipamentos, como lutas, vôlei, basquete e futebol.

Em municípios classificados como de Risco Baixo, atividades aeróbicas, tais como esteira, bicicleta, simuladores de escada, dança, crossfit, natação, hidroginástica e similares deverão ser praticadas com um aparelho por usuário a cada 12m² de área de salão, garantindo espaçamento mínimo de 4m entre os aparelhos e usuários. Atividades não aeróbicas com aparelhos fixos, como práticas de musculação, pilates, funcional, alongamento, ioga e similares devem ser realizadas por um usuário por aparelho a cada 10m² de área de salão, com espaçamento mínimo de 3m entre usuários. Já atividades não aeróbicas em aulas coletivas devem ser praticadas, sendo uma pessoa a cada 8m² de salão, incluso o professor, garantindo espaçamento mínimo de 2,5m entre as pessoas.

Leia Também:  Secretaria da Saúde do ES abre contratação de profissionais por meio de currículo

Naqueles municípios que têm classificação de Risco Moderado ou Risco Alto, é permitido o funcionamento de estabelecimentos apenas para atividades não aeróbicas, restritas a exercícios de baixo impacto. As práticas devem garantir o espaçamento mínimo de 4m entre aparelhos ou usuários e, em locais com área menor que 30m², será permitido agendamento de um aluno por horário; com área entre 30m² e inferiores a 45m², dois alunos; entre 45m² e menores que 60m², três alunos; 60m² e inferiores a 75m², quatro alunos; e estabelecimentos com área igual ou superior a 75m², será permitido agendamento máximo de cinco alunos por horário.

Os parâmetros estabelecidos para municípios de risco moderado ou alto de transmissão aplicam-se, inclusive, para atividades desempenhadas em área aberta. Os equipamentos disponíveis deverão ser isolados pelas academias para atender à proporção por metros quadrados e ao distanciamento entre os aparelhos.

Ainda de acordo com a Portaria nº 094-R, deverá ser estabelecido intervalo mínimo de 15 minutos entre o início e o término de cada agendamento, para evitar concentração de fluxos de entrada e saída dos estabelecimentos. A permanência dos alunos também deverá ser restringida fora do horário agendado, assim como é vedada a presença de acompanhantes, o funcionamento de “espaços kids” e o comércio de produtos.

Leia Também:  Audifax Barreto Duarte: um dos maiores incentivadores do esporte capixaba

Os estabelecimentos deverão adotar procedimentos obrigatórios preventivos à disseminação do novo Coronavírus, tais como realização de limpeza e higienização geral com hipoclorito de sódio 1,0% a 2,5% ou álcool 70% das áreas coletivas, no mínimo, antes do início e a cada três horas de funcionamento; utilização de colchonetes impermeáveis em bom estado de conservação e limpeza; disponibilização de lixeiras com acionamento de pedal em pontos diversificados, para descarte de papel toalha utilizado na higienização dos equipamentos; e priorização, quando possível, de ventilação natural dos espaços e, quando não possível, limpeza periódica dos filtros de ar condicionado.

As regras para funcionamento dos estabelecimentos também se aplicam aos profissionais autônomos e às atividades realizadas em ambientes abertos.

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA