Estado

Escola de Nova Venécia incentiva estudantes a não desistirem de projetos de vida durante pandemia

Publicados

em


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alarico José de Lima, localizada em Nova Venécia, por meio da disciplina Projeto de Vida, trabalhou com os estudantes atividades de maneira lúdica e espontânea, para que pudessem relatar e descrever os seus anseios e felicidades, durante este período da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). 

Entre os objetivos da atividade estavam estimular os estudantes a buscarem características positivas de personalidade, por meio de uma reflexão acerca dos super-heróis, e  fortalecer a autoimagem dos estudantes, por meio das identificações assumidas com os super-heróis. 

A iniciativa foi da professora Andreia do Carmo Moreira Lopes, da disciplina Projeto de Vida. “Estamos trabalhando remotamente, momento em que os estudantes estão passando por um período muito delicado. Tive a preocupação de saber como estava cada um deles e, com isso, preparei uma atividade que fala do ‘super herói’ de cada um”, contou a professora. 

O tema da aula foi “Meu super-herói”, com o subtema “Características positivas de personalidade, por meio de uma reflexão acerca dos super-heróis”. 

Leia Também:  Governo do Estado autoriza obras de calçamento rural em Domingos Martins

Foi proposto aos alunos a leitura de um texto e, após a leitura, que fizessem uma reflexão do super-herói, que fosse alguém da família, personagem da teledramaturgia ou personagem religioso. Depois, descrever um texto relatando como esse herói ou heroína está contribuindo para o Projeto de Vida, durante a quarentena. Ao terminar o texto, os estudantes fizeram uma pequena filmagem relatando o que escreveram, iniciando com a seguinte frase: “Meu projeto de vida durante a quarentena está sendo…”. 

“Me senti honrada por ter alcançado o objetivo da aula. Mesmo sendo aulas remotas, os nossos educandos estão desempenhando de forma plausível e isso é o que nos faz motivar, ainda mais enquanto professor. Ter esse retorno é gratificante e prazeroso. Saber que as nossas aulas estão fazendo, sim, a diferença na vida dos nossos jovens e, principalmente, com a Disciplina Projeto de Vida”, disse Andreia do Carmo Moreira Lopes. 

A professora continuou explicando o que é o Projeto de Vida para os jovens. “O Projeto de Vida é para o estudante o caminho traçado entre ‘quem ele é’ e ‘quem ele quer ser’, partindo da apropriação da história de sua vida pessoal para projetar trajetórias sobre os próprios desejos de atuação no meio em que vive e no mundo. Está aliado ao exercício contínuo de autoconhecimento, de reflexão sobre sua própria atuação no mundo, na família e na comunidade”, explicou Andreia do Carmo Moreira Lopes. 

Leia Também:  Fundo Soberano é tema de palestra do governador em webinário sobre royalties de petróleo

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Comércio capixaba se une na prevenção à Covid-19

Publicados

em


Representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES) lançaram, nesta segunda-feira (14), em conjunto com o Governo do Estado, a campanha “Quando você se cuida aí, nosso comércio abre as portas aqui”. O objetivo é estimular os lojistas para o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), possibilitando que o setor se mantenha de portas abertas. A campanha tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Unimed.

A solenidade de lançamento teve a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, que destacou a importância da iniciativa que visa o consumo responsável e consciente. “A gestão da pandemia não é exclusiva dos governos Federal, estaduais e municipais, mas de todos. Entendemos que o Espírito Santo tem acertado mais do que errado e ter leito para atender a todos foi uma grande conquista, pois conseguimos salvar muitas vidas. Ter a gestão pública funcionando quando as pessoas mais precisam é fundamental para uma boa gestão”, disse.

Para estimular a adesão à campanha junto aos comerciantes, a Federação e as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de 52 cidades capixabas vão realizar uma ação de conscientização com a distribuição de cartazes, camisetas e botons, além da divulgação nos principais meios de comunicação.

Leia Também:  Comércio capixaba se une na prevenção à Covid-19

“Para continuar com as atividades econômicas e sociais, precisamos do comportamento semelhante ao dessas entidades que participam desta campanha. Estão incorporando e aceitando essa responsabilidade em parceria conosco. Esse trabalho vai permitir que o profissional e o cliente do comércio tenham responsabilidade. Não dá para dispensar o uso de máscara, deixar de higienizar as mãos ou permitir aglomerações. A imunidade coletiva a gente consegue com vacina e desta forma poderemos ter uma liberdade maior”, pontuou Casagrande.

Para a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, que participa do Centro de Comando e Controle da pandemia no Estado, esta iniciativa é de extrema relevância para o enfrentamento da pandemia. “A conscientização de todos sobre as normas de segurança é de fundamental importância, principalmente neste período em que, felizmente, o Estado vem alcançando estabilidade nos números relativos à pandemia, o que permite a convivência responsável do setor, tão importante para economia do Estado”, alertou.

“O comércio já foi fechado várias vezes e o impacto para a economia e toda a população foi muito grande. É hora de deixar as questões políticas de lado e unir toda a sociedade em torno da prevenção do contágio, enquanto a vacina não chega para todos. Essa campanha vai mobilizar lojistas, funcionários e toda a sociedade para que o comércio não precise fechar as portas novamente”, disse o presidente da FCDL-ES, Celso Costa.

Leia Também:  Sesa realiza capacitação para os vacinadores do Projeto Viana Vacinada

A ideia é fazer um reforço, junto aos lojistas e seus funcionários, sobre todos os cuidados a serem tomados no ponto de venda, para evitar a transmissão da doença e torná-los multiplicadores desse conhecimento. Todas as informações também estão disponíveis no site www.seucomercioseguro.com.br.

Em paralelo, inicia-se também uma grande campanha em TV aberta, rádios, outdoor, portais de notícias e redes sociais para conscientizar a população em geral sobre a importância de cuidados, como uso de máscaras, limpeza das mãos, além da necessidade de evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006 / 99805-1308
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA