Segurança

ES lança Cadastro Inteligente criado pela Sesp para restituição mais fácil de celulares

Publicados

em

O governador do Estado, Renato Casagrande, apresentou, nesta quarta-feira (18), mais uma tecnologia inovadora para a população capixaba: o Cadastro Inteligente. A funcionalidade permite que o cidadão registre o aparelho celular em um banco de dados integrado ao sistema da polícia, que poderá, assim, informar ao dono a recuperação do objeto e o local onde ele pode ser resgatado. O link para o Cadastro estará disponível nos sites da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (www.sesp.es.gov.br) e da Polícia Civil (www.pc.es.gov.br).

Em transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador destacou as vantagens no uso da tecnologia, que torna desnecessário o deslocamento físico até uma unidade policial. “Quando o seu celular é furtado ou roubado, a pessoa vai até a delegacia e pede o bloqueio. Fazendo o cadastro no site ou pelo aplicativo (App 190) no próprio aparelho é possível solicitar o bloqueio e inutilizá-lo. Caso o telefone seja recuperado pela polícia, a pessoa é acionada e tem de volta seu celular”, afirmou.

Casagrande mencionou que foram recuperados mais de 11 mil aparelhos celulares no ano passado, mas que ainda não foi possível identificar os seus donos. “Somente nos dois primeiros meses deste ano tivemos 1300 aparelhos recuperados”, destacou o governador, ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, e de outras autoridades policiais.

Leia Também:  Só 15% das pequenas empresas conseguiram crédito durante pandemia

O serviço é uma realização da Sesp, em parceira com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Com o Cadastro Inteligente, o Estado cumpre com mais eficiência o papel de devolver o bem perdido, furtado ou roubado do cidadão.

Funcionamento

Para se registrar, o proprietário do smartphone irá entrar no portal, com a maior quantidade de informações sobre o produto em mãos, preencher os campos disponíveis e aquele telefone será incluído no banco de dados, onde uma equipe de profissionais da Segurança Pública fará o monitoramento.

Caso o cidadão tenha aquele objeto perdido, roubado ou furtado, imediatamente ele poderá acessar o perfil no site do Cadastro Inteligente e sinalizar para as forças de segurança, com o registro do boletim de ocorrência, item obrigatório, que o aparelho deve ser colocado em restrição.

Quando aquele telefone for recuperado em abordagens policiais e operações, a vítima poderá receber uma notificação que chegará em sua conta no Cadastro Inteligente e no e-mail registrado, informando que o celular perdido foi encontrado, mostrando ainda, em qual unidade policial está e o número do Boletim de Ocorrência ao qual está ligado.

Leia Também:  Casagrande pinta o elefante branco de Cachoeiro com as cores da vida

Bloqueio de aparelho online

Além disso, a Sesp divulga uma nova funcionalidade da Delegacia Online. Agora o cidadão poderá solicitar o bloqueio do aparelho junto à Anatel, sem precisar ir até uma delegacia física, facilitando o acesso ao serviço e desafogando os atendimentos nos balcões das unidades policiais do Estado.

Acesse o portal aqui, e faça seu cadastro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

PM apreende drogas e detém homens com mandado de prisão em aberto em Vitória

Publicados

em


.

Na noite desta segunda (29) militares da 12ª Companhia Independente apreenderam drogas em Jabour e realizaram a detenção de dois com mandado de prisão em aberto em Jardim Camburi, no município de Vitória.

Por volta das 18h, a equipe de Força Tática estava patrulhando próximo as quadras gêmeas de Jabour, quando observou que um suspeito dispensou uma sacola em meio a algumas plantas e tentou despistar a guarnição. Momento em que foi dada voz de abordagem e foi realizada a busca pessoal. Nada de ilícito foi encontrado em posse do abordado, mas dentro da sacola foi encontrada em meio as plantas estavam 30 pedras de crack e 23 buchas de maconha.

Já por volta das 23h, uma equipe avistou um suspeito a bordo de uma motocicleta, foi realizada a abordagem e ao verificar o sistema ele possuía um mandado de prisão em aberto. Alguns parentes compareceram ao local, sendo constatado que um deles também estava com mandado de prisão em aberto.

Nas duas ocorrências, os detidos foram encaminhados à Delegacia.

Leia Também:  Só 15% das pequenas empresas conseguiram crédito durante pandemia

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR
Tel. (27) – 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA