Notícias em Geral
Encontrada idosa que estava desaparecida em Afonso Cláudio

Por | 00.00.
A notícia do encontro de Marly Garcia Dias que estava desparecida desde às 15h30 da última terça-feira (16), foi comemorada por moradores de Afonso Cláudio, na região serrana do Espírito Santo. A busca pela vida que teve um final feliz, contou com a participação de Bombeiros, Policias Militares, uma cadela treinada para esse tipo de ocorrência, familiares e populares. Até um helicóptero realizou sobrevoos no intuito de ajudar na localização da anciã.
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Foto: Reprodução/Facebook |
Marly que sofre de Alzheimer, foi localizada por volta das 18h desta quinta-feira (18), em uma ribanceira que fica a cerca de 1 quilômetro da casa de onde ela desapareceu, no Distrito de Vila Pontões.
Através da Rádio Educadora AM de Afonso Cláudio, os munícipes receberam a informação com exclusividade. A programação musical foi interrompida com a vinheta de plantão e o locutor Robson Lelê trouxe a boa notícia que toda a população esperava. O radialista entrevistou ao vivo via telefone o Robson Roncette, morador de Afonso Cláudio, que ajudava nas buscas na região de Vila Pontões.
Assim que a notícia de que a dona Marly foi encontrada foi levada ao ar, os telefones da Rádio Educadora congestionaram. O WhatsApp travou mediante ao número expressivo de mensagens de ouvintes. Algumas ligações foram atendidas pela equipe da emissora e a emoção era contagiante.
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Foto: Reprodução/WhatsApp |
Um neto de dona Marly que ouvia a Rádio Educadora no momento em que a boa notícia foi transmitida, enviou uma mensagem emocionante agradecendo a Imprensa, os Militares, os Bombeiros e a população em geral que teve carinho imenso. Muitos além de ajudar bombardeando as redes sociais com o pedido da família também foram ao local ajudar nas buscas.
Dona Marly Garcia Dias, foi encontrada próxima a um rio na região. Para chegar ao manancial tem uma ribanceira com mato alto. Ela estava lúcida, mas aparentemente fraca por conta dos três dias sem alimentação. Bombeiros, populares e a equipe do Samu 192 realizaram o resgate. Dona Marly passará por uma avaliação médica.
fonte http://sempreemdianews.blogspot.com.br


Notícias em Geral
Procon do ES divulga balanço e telefonia lidera reclamações

Proteção e Defesa do Consumidor
As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.
Por | 06.02.2020
Em 2019, a telefonia móvel liderou o ranking de atendimentos no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). No mesmo período de 2018, bancos foram o assunto mais demandado. As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.
No último ano, 52.204 atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, mais de 5 mil atendimentos estão relacionados à telefonia móvel. Ocupa a primeira posição do ranking a telefonia móvel, seguida das financeiras, bancos, energia elétrica, telefonia fixa, cartão de crédito, aparelho de telefone, água e esgoto, TV por assinatura e, em décimo lugar, móveis.
Os segmentos que lideraram os atendimentos foram, com 19.961 registros, os assuntos financeiros; seguido por serviços essenciais, com 13.572 queixas; produtos (7.518); serviços privados (4.962); saúde (906); habitação (211) e alimentos (200).
O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que diferentemente do ranking de atendimento dos últimos anos, que foram liderados por bancos e empresas de cartão de crédito, a telefonia móvel ocupou a primeira posição em 2019.
“Cobrança indevida, incluindo lançamentos de serviços não solicitados na fatura e a mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço são as queixas dos consumidores quando se trata de telecomunicação”, disse.
Para evitar problemas, o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. “É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. É preciso sempre conferir os lançamentos cobrados nas faturas. Em caso de dúvidas, procurar o Procon”, afirmou Athayde.
Negociação de dívidas
Rogério Athayde ressaltou ainda que grande parte das demandas de bancos, operadoras de cartões e financeiras estão relacionadas a cobrança indevida e a negociação de dívidas. “No ano de 2019, realizamos 5.261 atendimentos no setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES”.
Os atendimentos do setor são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, presencialmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória. Também disponibilizamos o mesmo atendimento na unidade localizada no Faça Fácil Cariacica.
Fornecedores
Em relação aos fornecedores mais demandados no Procon-ES em 2019, em primeiro lugar no ranking, está a Vivo, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP, seguida do Banco BMG, Telemar, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Dacasa Financeira, Banco Itaú, Claro e, em décimo lugar, aparece a Oi Móvel.
“A maioria dos atendimentos realizados pelo Procon-ES é solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados”, informou o diretor Rogério Athayde.
Reclamação
Os consumidores poderão registrar suas reclamações pelo aplicativo Procon-ES (disponível para Android) ou pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9h às 17 horas, de segunda a sexta. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas.
Existe também uma plataforma online, do Ministério da Justiça, para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até dez dias.
Para atendimento é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
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