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Empresários capixabas veem Temer com bons olhos, mas mantêm pé atrás

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Estabilidade de novo governo é vista de maneira positiva, mas políticos aliados de novo presidente preocupam

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Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil  

“Percebe-se que existe uma boa equipe técnica, com o Henrique Meirelles, no Ministério da Fazenda, e a própria Ana Paula Vescovi, no Tesouro, mas nos assusta a outra parte do núcleo de Temer, com políticos como o senador Romero Jucá (PMDB) a sua volta e outros parlamentares aliados que estão acostumados com a política do toma lá da cá. Isso nos acende um alerta”, avalia.

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Já o presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), Idalberto Moro, o impeachment põe um ponto final na crise política do país e trará mais segurança para que os investidores voltem a acreditar no Brasil.

“Precisávamos resolver este momento de indecisão. O mercado está otimista, com a previsão de um aumento na entrada do capital externo. Muda-se também o posicionamento do governo. Nós já sentíamos que o Estado não tinha mais dinheiro para investir. Temer traz uma nova concepção, abre alguns setores, como as redes de esgoto, tratamento de água e estradas para privatizações, para que a economia continue a girar enquanto o país reorganiza suas contas. Acredito que entraremos em 2017 com o pé direito”, vislumbra.

Idalberto ainda elogiou a forma como o processo de impeachment foi conduzido. Para o representante do Comércio, todo o espaço de defesa ao qual Dilma Rousseff tinha direito já lhe foi concedido.

“Demorou um pouco, mas tudo foi feito para garantir a segurança jurídica do processo. Não foram dadas brechas para que novas reviravoltas acontecessem. É ruim para o Brasil que se dê esse tom de ‘golpe’. Respeitamos o processo legal e fizemos tudo como está previsto na Constituição”, critica.

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Agricultura

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (FAES), Júlio Rocha, declarou por meio de nota que o impeachment de Dilma Rousseff é altamente positivo para o setor primário. “A prova disso, já se percebe, pela volta da confiança e da credibilidade, traduzidas na recuperação dos investimentos e dos empregos”, explicou.

Indústrias

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra, vê com bons olhos a destituição da presidente petista do Palácio do Planalto. “Acredito que foi bom para o país e para o Espírito Santo. O país retorna agora ao crescimento”, comenta Guerra.

De acordo com Marcos, o otimismo voltará a figurar no dia a dia tanto dos brasileiros quanto dos capixabas. “Acredito que a gente vai voltar a enxergar o país como um bom lugar para investir, para trabalhar, morar e visitar”, ressalta ele.

Por aqui, ainda segundo o presidente da Findes, serão necessários cerca de dois anos para que os empregos voltem a aparecer. “Acredito que (nesse período) a gente venha a recuperar os 45 mil empregos que se perderam e os 30 mil que deixamos de gerar no Estado”, conclui. (Thiago Sobrinho, Rafael Freitas, Maíra Mendonça)

fonte http://gazetaonline.com.br/

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Procon do ES divulga balanço e telefonia lidera reclamações

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Proteção e Defesa do Consumidor

As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

Por | 06.02.2020

 

Em 2019, a telefonia móvel liderou o ranking de atendimentos no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). No mesmo período de 2018, bancos foram o assunto mais demandado. As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

No último ano, 52.204 atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, mais de 5 mil atendimentos estão relacionados à telefonia móvel. Ocupa a primeira posição do ranking a telefonia móvel, seguida das financeiras, bancos, energia elétrica, telefonia fixa, cartão de crédito, aparelho de telefone, água e esgoto, TV por assinatura e, em décimo lugar, móveis.

Os segmentos que lideraram os atendimentos foram, com 19.961 registros, os assuntos financeiros; seguido por serviços essenciais, com 13.572 queixas; produtos (7.518); serviços privados (4.962); saúde (906); habitação (211) e alimentos (200).

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que diferentemente do ranking de atendimento dos últimos anos, que foram liderados por bancos e empresas de cartão de crédito, a telefonia móvel ocupou a primeira posição em 2019.

“Cobrança indevida, incluindo lançamentos de serviços não solicitados na fatura e a mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço são as queixas dos consumidores quando se trata de telecomunicação”, disse.

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Para evitar problemas, o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. “É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. É preciso sempre conferir os lançamentos cobrados nas faturas. Em caso de dúvidas, procurar o Procon”, afirmou Athayde.

Negociação de dívidas

Rogério Athayde ressaltou ainda que grande parte das demandas de bancos, operadoras de cartões e financeiras estão relacionadas a cobrança indevida e a negociação de dívidas. “No ano de 2019, realizamos 5.261 atendimentos no setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES”.

Os atendimentos do setor são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, presencialmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória. Também disponibilizamos o mesmo atendimento na unidade localizada no Faça Fácil Cariacica.

Fornecedores

Em relação aos fornecedores mais demandados no Procon-ES em 2019, em primeiro lugar no ranking, está a Vivo, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP, seguida do Banco BMG, Telemar, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Dacasa Financeira, Banco Itaú, Claro e, em décimo lugar, aparece a Oi Móvel.

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“A maioria dos atendimentos realizados pelo Procon-ES é solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados”, informou o diretor Rogério Athayde.

Reclamação

Os consumidores poderão registrar suas reclamações pelo aplicativo Procon-ES (disponível para Android) ou pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9h às 17 horas, de segunda a sexta. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas.

Existe também uma plataforma online, do Ministério da Justiça, para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até dez dias.

Para atendimento é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

 

 

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