Dezenove crianças e adolescentes assistidos pela Associação Amor e Vida, instituição vizinha à Simec Cariacica, em Jardim América, no município de Cariacica, na Região Metropolitana da Grande Vitória, tiveram um Natal diferente neste ano. Eles escreveram uma cartinha para Papai Noel e tiveram seus pedidos atendidos.
A iniciativa fez parte do “Natal Solidário – Seja o Papai Noel de uma Criança. Adote uma cartinha” da empresa, que mobilizou empregados a presentear e exercer a empatia e o voluntariado. Os empregados escolheram uma cartinha na árvore de Natal instalada no refeitório da Simec Cariacica e compraram os presentes pedidos pela garotada. Além de falar o presente que gostariam de ganhar, eles citaram a profissão que desejam ter quando crescessem.
A entrega dos presentes ocorreu na sede da Amor e Vida, em Jardim América, com lanche e momento de confraternização de encerramento das atividades do ano. De acordo com Renata Batista Nunes dos Santos, assistente social da instituição, a parceria com a Simec Cariacica foi especial para mostrar aos assistidos que sonhar é importante e que muitos dos seus sonhos, ao longo da vida, poderão se realizar.
Um dos mais felizes na entrega dos presentes foi Luiz Miguel Barcelos, que completou 8 anos de idade no último dia 20 de dezembro. “Eu sonho há muito tempo em ganhar uma bicicleta, pensei que não iria ganhar, mas agora tenho. Com a bicicleta, eu brinco em lugares abertos. Foi meu presente de Natal e de aniversário”, disse.
Sophia Manuelle, de 10 anos de idade, pediu em sua cartinha um kit de lego. “Eu gosto muito de brincar, mas não tenho brinquedos. Com o lego, eu trabalho com raciocínio e me distraio bastante”, comentou.
Segundo o Analista de Comunicação da Simec Cariacica, Giovani Santos Silva, o Natal Solidário é uma das ações sociais consolidadas e abraçadas com muito carinho na empresa. “Como o empregado escolhe a cartinha e leva para casa, ele reforça com a sua família aspectos como empatia e colaboração, refletindo sobre uma realidade de outras famílias muito diferentes da sua”, explicou.
A Associação Amor e Vida atua há 30 anos na promoção de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares, direcionados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica. Entre as atividades oferecidas, estão oficinas de informática, dança, capoeira, artes e música, além de refeições no contraturno escolar. Os pais e responsáveis são atendidos e acompanhados pela instituição por meio de encaminhamentos para os serviços socioassistenciais e participam também de algumas atividades externas, como passeio com as crianças.

