Cidades

Em Cachoeiro, repasses do estacionamento rotativo para Saúde são investidos no Samu 19

Publicados

em

 

Os recursos repassados pela empresa responsável pelo estacionamento rotativo de Cachoeiro para o Fundo Municipal de Saúde estão sendo destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que está em fase de implantação no município.

Por contrato, a empresa que opera o serviço do estacionamento rotativo precisa repassar, mensalmente, 36,67% de seu faturamento total para o Fundo Municipal de Saúde. Desde o início do novo sistema, em dezembro de 2019, já foram transferidos R$ 269,45 mil.

Parte do dinheiro já é utilizada para a locação do imóvel que servirá como base do Samu em Cachoeiro, na rua Doutor Deolindo, no bairro Baiminas – sendo que o financiamento do serviço é tripartite, com divisão entre União, Estado e Município. A previsão é de que o Samu inicie a operação na região Sul do estado no final de fevereiro.

Uns dos principais pleitos da Prefeitura junto ao Governo do Estado nos últimos anos, a instalação de uma base do Samu em Cachoeiro foi confirmada em julho do ano passado e o contrato foi assinado pelo prefeito Victor Coelho, em dezembro, após a finalização dos trâmites burocráticos.

Leia Também:  Carlos Dinho é o novo secretário de Agricultura de Marataízes

O Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) é o responsável pelo processo de licitação das empresas que vão operar o serviço nos 18 municípios que fazem parte do consórcio. Cachoeiro terá quatro ambulâncias do Samu, que funcionam como unidades móveis de saúde, sendo uma de suporte avançado, uma de suporte intermediário e duas de suporte básico.

“A empresa que se responsabilizará pelo Samu em Cachoeiro já está fazendo a seleção de profissionais para atuarem na base do município. É um serviço muito importante que, certamente, trará muitos benefícios para a rede pública de saúde da cidade”, afirma a secretária municipal de Saúde interina, Alexandra da Penha Araújo Cruz.

“Além da melhoria na mobilidade urbana, o estacionamento rotativo nos dá esse benefício adicional de verba direta para a área de saúde, aumentando a capacidade de investimento do município em ações de grande relevância”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Sobre o Samu

O Samu 192 é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas.

Leia Também:  PTB decide apoiar Arthur Lira à presidência da Câmara

O serviço funciona 24 horas, a partir de chamado telefônico, com prestação de orientações e envio de unidade móvel e equipe capacitada para realização do atendimento.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Cachoeiro aguarda vacinas para iniciar imunização contra Covid-19

Publicados

em

Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim aguarda a chegada das primeiras doses de vacina contra Covid-19 para iniciar a imunização no município. A Anvisa deu aval para o uso emergencial de dois imunizantes, neste domingo (17), e, segundo o governo estadual, as primeiras doses devem chegar às cidades capixabas no início desta semana.

Em Cachoeiro, serão contemplados com as primeiras vacinas os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia e pessoas com 60 anos ou mais que se encontram em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e seus cuidadores. Para isso, o plano de vacinação do município prevê que a aplicação das doses, nesta fase, aconteça nas próprias ILPIs e nos hospitais e estabelecimentos de saúde que são referências para atendimento a casos de Covid-19.

A campanha foi tema de reunião do prefeito Victor Coelho e do vice-prefeito Ruy Guedes com equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Comunicação Institucional da Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (18).

Leia Também:  Inscrições abertas para localização provisória de professores em escolas de tempo integral de Cachoeiro

“Estamos preparados para começar a vacinação, só aguardando a chegada das doses. Temos os insumos e equipamentos necessários, equipes qualificadas e um plano de imunização com as estratégias traçadas”, afirma o prefeito, lembrando que o município adquiriu recentemente 12 novas câmaras de armazenamento de vacinas, que serão fundamentais para a campanha.

O prefeito salienta que, neste primeiro momento, a população não deve procurar as unidades básicas de saúde. “Estamos seguindo as orientações do Plano Nacional de Imunização, que prioriza esse público-alvo que vamos atender com as primeiras doses. Quando chegar o momento de atender nas unidades de saúde, a Prefeitura fará uma ampla divulgação”, frisa.

Plano

Em fases posteriores da campanha, o município disponibilizará 25 salas de vacina para absorver a demanda espontânea pela imunização.

O plano de vacinação municipal também prevê estratégias como busca ativa de usuários dos grupos prioritários da campanha, atendimento com drive-thru e horário estendido para imunização na Policlínica Municipal e unidades do Programa Saúde na Hora.

Medidas preventivas devem ser mantidas

Leia Também:  Enfermeira de São Paulo é primeira brasileira vacinada contra covid-19

Mesmo com a vacina, as medidas sanitárias contra a Covid-19 devem ser mantidas. É preciso que a vacinação alcance um número muito grande de pessoas para que seja alcançada a chamada imunidade de grupo.

Por isso, a população não pode relaxar com os cuidados básicos: sempre usar máscara ao sair de casa; higienizar as mãos sempre que possível; manter o distanciamento social; não compartilhar utensílios pessoais; manter os ambientes limpos e ventilados; ficar em isolamento social, em caso de sintomas gripais.

“As medidas sanitárias atualmente aplicadas continuarão sendo imprescindíveis para conter o avanço da Covid-19”, destaca o prefeito Victor Coelho.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA