Cidades
Em Cachoeiro, Projeto Tratar já resultou em 94 km de novas redes e ligações de esgoto

Em 4 anos de existência, o Projeto Tratar, desenvolvido pela Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim), impulsionou a construção de 24 km de redes coletoras de esgotamento sanitário em Cachoeiro.
Além das redes construídas, o Tratar também foi responsável pela ligação de outros 70 km de redes – já existentes – à estação de tratamento de esgoto (ETE) de Cachoeiro. O resultado é um total de 94 km de redes na sede do município que passaram a destinar o esgotamento sanitário para tratamento.
Atualmente, 81% das redes coletoras são ligadas diretamente à ETE, 15% recebem lançamento em tomadas de tempo seco (TTS) e apenas 4% ainda estão com lançamento direto em cursos d’agua.
“No início do Tratar, em 2017, esse percentual de lançamento direto em cursos d’água era de 18,5%. Em 4 anos, reduzimos esse percentual para menos de ¼. Já temos obras programadas que vão resultar numa redução ainda maior desse percentual nos próximos anos”, destaca Vanderley Teodoro de Souza, diretor-presidente da Agersa.
Hoje, a malha da sede de Cachoeiro chega a um total de 390 km de redes coletoras ligadas à estação de tratamento.
De acordo com Vanderley Teodoro, o Tratar surgiu após realização de estudos diagnósticos das redes existentes na cidade. “O objetivo do contrato com a concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto é a máxima extensão de rede coletora, visando a manutenção de córregos limpos, sem lançamento de esgoto. O resultado é uma melhor qualidade de vida para o cidadão, além da preservação ambiental”, conclui.
Interior
Os distritos também estão incluídos no Tratar. No momento, a fase é de diagnóstico das redes que já existem e identificação dos locais que demandam melhorias. Assim que concluído, os distritos terão um cronograma de obras.


Cidades
Inscrições abertas para localização provisória de professores em escolas de tempo integral de Cachoeiro

Nesta sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro abriu inscrições para localização provisória de professores efetivos ou municipalizados, para atuarem nas escolas de tempo integral.
Os professores classificados poderão lecionar provisoriamente nas escolas municipais “Julieta Deps Tallon”, “Profº Athayr Cagnin”, “Profº Florisbelo Neves” e “Profº José Paineiras”, que funcionam no modelo Escola da Escolha.
Podem se cadastrar professores PEB-B e PEB-C (Educação Física, Arte e Inglês), para vagas referentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental, e professores PEB-D e PEB-B (que atuam nas Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)). As inscrições vão até segunda (18).
Os interessados deverão se inscrever via formulário eletrônico, que poderá ser acessado por meio de banner na página inicial do site da Prefeitura (https://www.cachoeiro.es.gov.br/).
Além disso, os candidatos deverão realizar um exame, que terá dez questões objetivas sobre o modelo das escolas em tempo integral. A prova acontecerá através do Google Formulário e o professor interessado precisa obter o acerto de, no mínimo, 50% do total das questões.
De acordo com a Seme, o resultado classificatório sairá na terça (19) e os candidatos passarão por uma entrevista com a equipe responsável pelas escolas do tempo integral. Devido à pandemia, todos os procedimentos do concurso serão realizados pela internet.
Os inscritos receberão, por e-mail e número de WhatsApp informados no ato de inscrição, um link da plataforma Google Meet, em que poderão escolher as vagas nas escolas onde querem lotar.
Confira o cronograma
- Inscrição: 15/01/21 a 18/01/21 (até o 12h)
2. Aplicação de exame escrito (via Google Formulário): 18/01/21 de 17h às 18h
3. Classificação dos candidatos: 19/01/2021
4. Entrevista com os candidatos: 20/01/2021 e 21/01/2021
5. Chamada (via Google Meet): 22/01/2021
Localização provisória para os professores excedentes em período probatório
A Seme também abriu inscrições para professores excedentes dos cargos de PEB-C (Inglês), PEB-A e PEB-C (Arte) e que estejam cumprindo período probatório, a fim de serem localizados provisoriamente para o ano letivo de 2021.
A escolha das vagas ocorrerá via plataforma Google Meet, sendo o link disponibilizado via e-mail e WhatsApp informados pelo candidato no ato da inscrição, e para entrada na sala de conferência para escolha de vagas, será autorizado apenas e-mail informado pelo candidato no ato da inscrição. A relação de classificação dos candidatos estará à disposição dos interessados no endereço eletrônico www.cachoeiro.es.gov.br.
Confira o cronograma
- Inscrição dos candidatos: 15/01/2021 às 12h do dia 19/01/2021
2. Classificação dos candidatos: 19/01/2021 - Chamada (via Google Meet): 22/01/2021
-
Entretenimento49 minutos atrás
Whindersson Nunes mostra respiradores chegando a Manaus: “Ninguém acima do povo”
-
Entretenimento49 minutos atrás
Marcelo D2 é criticado por ir a churrasco quatro dias após anunciar Covid-19
-
Economia1 hora atrás
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai a 17 milhões para o próximo sorteio
-
Mulher2 horas atrás
Macacão utilitário: como usar a peça versátil em qualquer estação
-
Saúde2 horas atrás
Covid-19: Brasil tem 8,4 milhões de casos e 61 mil novos diagnósticos
-
Economia3 horas atrás
Mega-Sena sorteia R$ 13 milhões; veja os números sorteados
-
Entretenimento3 horas atrás
Esposa de Luigi Baricelli é assaltada na Praça da Sé, em São Paulo
-
Saúde3 horas atrás
Anvisa decide neste domingo se aprova uso emergencial de vacinas