Cidades

Em Cachoeiro, inscrições abertas para três oficinas on-line e gratuitas na área de educação

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para três oficinas, on-line e gratuitas, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio do Polo UAB Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes). As atividades ocorrerão entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro, de acordo com cada turma de cada oficina.

Os cursos são: “Uso Educacional do Canva”; “Metodologias Ativas: Educação Inovadora”; “Acessibilidade e Tecnologia” As aulas serão realizados por meio da da plataforma Google Meet. As turmas serão divididas em turnos matutino, de 9h às 11h, vespertino, de 14h às 16h e noturno, de 19h às 21h. No total, serão 75 vagas para cada oficina.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 18 de outubro por meio de formulário eletrônico (confira o cronograma ao final da página), conforme disponibilidade de horário para participação.

Podem se inscrever quaisquer profissionais de educação, das redes municipal, estadual, federal ou privada, que atuam em sala de aula ou na área administrativa, além de alunos do próprio Polo UAB.

Leia Também:  Dia das Crianças terá programação esportiva e cultural em praças de Cachoeiro

A seleção se dará por ordem de chegada do formulário preenchido. Os selecionados serão contatados pela equipe responsável até o dia 22 de outubro, pelo e-mail informado no cadastramento de inscrição.

Os certificados serão emitidos pelo Ifes. Além de participar das oficinas, os interessados podem se inscrever nos cursos MOOCs, na plataforma do Ifes, para ter acesso aos materiais e atividades que serão utilizadas na oficina.

Sobre as oficinas

Uso Educacional do Canva

Conteúdo Programático: apresentação do Canva; conhecendo o Canva; funções do Canva para uso educacional; mapa mental; questionário; gráfico; infográfico; animação para as redes sociais; post para facebook; vídeo para as redes sociais; histórias em quadrinhos.

– Turma 1 – 25/10/2021, das 9h às 11h.

– Turma 2 – 26/10/2021, das 14h às 16h.

– Turma 3 – 27/10/2021, das 19h às 11h.

Link de acesso para inscrição – clique aqui

Metodologias ativas: educação inovadora

Conteúdo Programático: educação inovadora; metodologias ativas de aprendizagem; métodos ativos de aprendizagem; ensino híbrido e sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem baseada em projeto; instrução por pares; método de caso; jogos e gamificação; compartilhe ideias.

Leia Também:  Veja como Silvio Santos foi de camelo à um dos empresários mais ricos do Brasil

– Turma 1 – 03/11/2021, das 9h às 11h.

– Turma 2 – 04/11/2021, das 14h às 16h.

– Turma 3 – 05/11/2021, das 19h às 21h.

Link de acesso para inscrição – clique aqui

Acessibilidade e Tecnologia

Conteúdo Programático: conceitos principais no contexto da inclusão; deficiências; barreiras e legislação; acessibilidade; tecnologia assistiva.

– Turma 1 – 08/11/2021, das 9h às 11h.

– Turma 2 – 09/11/2021, das 14h às 16h.

– Turma 3 – 10/11/2021, das 19h às 21h.

Link de acesso para inscrição – clique aqui

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Praça do Ciclista é inaugurada no bairro Independência, em Cachoeiro

Publicados

em

Cachoeiro ganhou um espaço dedicado aos ciclistas do município, no bairro Independência. É a praça Gil Goulart, próxima ao colégio Cristo Rei, entregue nesta quinta-feira (14), após reforma completa realizada pelas secretarias municipais de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e de Manutenção e Serviços (Semmat).

O local agora, também, está sendo chamado de “Praça do Ciclista”, devido ao fato de o novo ambiente ter se tornado mais um ponto de apoio para os grupos de ciclismo e praticantes do esporte, que crescem cada vez mais em Cachoeiro. A Semesp estima que existam, no município, mais de 15 grupos de ciclismo e mais de 500 pessoas praticando o esporte.

A praça ganhou um bicicletário e recebeu revitalização do piso, reforma dos canteiros e muretas, nova iluminação, calçada com acessibilidade e nova pintura, com cores fortes e desenhos de ciclistas, para decorar o ambiente.

Além disso, no local, foi instalada a “estação magrela”, que conta com ferramentas e permite que o ciclista consiga encher o pneu da bicicleta, caso necessário. A praça ganhou, ainda, um letreiro em 3D com o novo nome.

Durante a cerimônia de entrega, houve apresentação musical e de grupos de dança, animando a noite. Maria da Penha Freitas, moradora do bairro Vila Rica, esteve presente na solenidade e aprovou a reforma. “A praça ficou maravilhosa. Cachoeiro precisa dessas áreas de lazer. O local é um espaço para toda população, então, precisamos cuidar e valorizar. A Prefeitura fez um ótimo trabalho e a nossa cidade merece”, afirmou.

Leia Também:  Mutirão de atendimentos do IPTU seguirá até novembro em Cachoeiro

Também estava presente, na inauguração, o ciclista Pedro Henrique Batista, com sua inseparável bicicleta. Ele começou a praticar o esporte para garantir melhor qualidade de vida.

“A iniciativa é muito boa. Esse será o novo ponto de apoio e encontro para a saída dos pedais, agora temos um local específico pra nos reunir e isso é muito bom. A modalidade vem crescendo muito em Cachoeiro e, para quem deseja melhorar a qualidade de vida, o ciclismo é um ótimo esporte, além de dar a oportunidade de fazer novos amigos e conhecer diferentes lugares”, ressaltou.

“A praça será a união dos atletas de Cachoeiro, porque usaremos como ponto de encontro, pois, a cada dia, o ciclismo cresce mais na cidade e esse espaço servirá para incentivar, ainda mais, a prática de esporte”, comentou Alexandre Fiório, que recebe o auxílio do Bolsa Atleta e prestigiou o evento.

Marcos Paulo Silva, presidente da federação de ciclismo do Espírito Santo (FESC), também participou da solenidade de entrega. “Parabenizo toda equipe pelo trabalho, fico muito feliz com este novo espaço voltado para o ciclismo, que tem crescido bastante na região. Nosso intuito é trazer competições futuramente”, avaliou.

Leia Também:  Em Marataízes, Casa Rosa completa um ano de funcionamento com mais de 13 mil atendimentos

“Trabalhamos em conjunto pelo fomento da modalidade em Cachoeiro. Com isso, revitalizamos a praça e homenageamos os ciclistas, pois valorizamos e incentivamos o esporte em nossa cidade”, frisou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.

“Reformar as áreas públicas de Cachoeiro permite oferecer mais qualidade de vida para população, com um local confortável e agradável, além de deixar a cidade mais bonita”, afirmou o secretário municipal de Manutenção e Serviços, Vander Maciel.

O prefeito Victor Coelho exaltou o trabalho realizado pelas secretarias municipais no ambiente e reforçou o planejamento para ciclovias em Cachoeiro.

“Já existe uma ciclovia na rodovia do Valão, mas já está no planejamento a construção de mais ciclovias, pois existem muitas pessoas que praticam o ciclismo em Cachoeiro. A entrega desse espaço, totalmente revitalizado, é um momento muito especial. Contamos com a colaboração de todos para cuidar do novo espaço público”, afirma.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA