Agronegócio
Em Apodi-RN, jovem produtor aposta no cultivo de hortaliças

Em Apodi-RN, desde os 15 anos, Jeferson de Paiva Costa iniciou a produção de hortaliças, hoje com 22 anos, o jovem produtor rural continua inovando e ampliando a produção após o acompanhamento da técnica de campo do SENAR/RN, Tecla Ticiane. A principal hortaliça é o coentro, mas Jeferson está inserindo pimenta de cheiro e pimentão.
Antes de ingressar na Assistência Técnica e Gerencial, Jeferson não fazia anotações sobre a produção, receitas e despesas, somente após a orientação técnica ele iniciou o acompanhamento gerencial. Em dois anos, o produtor conseguiu acesso ao crédito rural que possibilitou a aquisição do sistema de irrigação e de maquinário agrícola para a produção e, com isso, a produção e o lucro dobraram como também teve redução de custos. Fornecendo para o comércio local, o estudante de Agronomia, contou com os pais que o incentivaram, Jeferson também buscou capacitação do SENAR por meio dos cursos oferecidos em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Apodi, como o de Olericultura Básica e o Negócio Certo Rural. “Com o incentivo de plantar novas culturas na produção, a meta é ampliar a comercialização“, disse Jeferson.
“Trabalhamos para dobrar a área de produção e incentivo para adquiri insumos em quantidade maior para diminuir os custos, inserir tecnologia como o sistema de irrigação e a tela de sombreamento, que facilita o desenvolvimento da cultura”, destacou Tecla.



Agronegócio
Rendimentos de trigo produzidos na Ucrânia podem ser reduzidos, enquanto os de milho podem aumentar

A unidade de pesquisa agrícola SovEcon da Rússia reduziu seu rendimento de grãos ucraniano em 2022 em 1,4 milhão de toneladas, para 20,7 milhões de toneladas. Na temporada de 2021, o valor total registrado foi de 32,2 milhões de toneladas.
Em termos de safra de milho do país, a consultoria aumentou sua previsão em 1,1 milhão de toneladas, para 28,1 milhões de toneladas ante 42,1 milhões de toneladas até 2021.
De acordo com Andrey Sizov, analista do mercado de trigo da região do Mar Negro e diretor da SovEcon, em um relatório enviado aos clientes, os rendimentos do trigo são baixos nas áreas devastadas pela guerra. Soma-se a isso o baixo rendimento de grãos devido à falta de chuvas. “Grande parte das áreas semeadas recebeu apenas 60% e 80% da precipitação normal durante os últimos meses”, disse.
Odessa, uma cidade costeira da Ucrânia na costa do Mar Negro, recebeu menos de 50% das chuvas. “A produtividade atual de cevada de inverno na região, com queda de 50% em relação à temporada anterior, indica que a produção de trigo também provavelmente será baixa”, disse ele.
Por outro lado, a produtividade média do milho aumentou para 6,10 toneladas/hectare de 5,86 toneladas/hectare, e a disponibilidade de insumos agrícolas superou as expectativas.
As condições climáticas são um tanto quanto desfavoráveis devido a ausência de chuvas, lembrou Sizov.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que a safra de trigo da Ucrânia seja de 21,5 milhões de toneladas e a de milho seja de 25,0 milhões de toneladas.
Fonte: Agroplus.tv
-
Saúde2 anos atrás
Castelo terá SAMU
-
Artigos1 ano atrás
HERANÇA DIGITAL
-
Artigos2 anos atrás
Papel do Flamengo é liderar e não ser lobo de outros clubes
-
Cidades2 anos atrás
Aposta de Cachoeiro de Itapemirim acerta prêmio milionário da Lotofácil da Independência
-
Política3 meses atrás
Ampliação de informações para motorista de aplicativo em urgência
-
Cidades2 anos atrás
Em Cachoeiro, Secretaria de Fazenda atenderá on-line e por telefone a partir de segunda (30)
-
Análise Política2 anos atrás
Derrota de Norma Ayub em Marataízes pode tirar Ferraço definitivamente da política capixaba
-
Política2 anos atrás
Thiago Peçanha segue favorito, mas Antonio Rocha cresce no momento certo em Itapemirim