Os 1,7 milhão de clientes atendidos pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, terão uma redução da tarifa de energia com um efeito médio de 2,96% a ser percebido. O novo índice, que diminuirá a conta de energia de todos os consumidores, foi aprovado nesta terça-feira, dia 06, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Para os clientes atendidos em Alta Tensão, como indústrias e grandes varejistas, foi anunciada uma redução de 6,05%. Já para as os consumidores atendidos em Baixa Tensão, como pequenos comércios e residências, a tarifa terá uma redução de 1,82%. O novo valor passa a vigorar a partir desta quarta-feira, dia 07 de agosto.
O índice do reajuste das tarifas da EDP é menor que a média dos percentuais já realizados em outras concessionárias do Brasil neste ano, que até o momento é de +1,58%. Além disso, está menor que os indicadores inflacionários do período (IGP-M +3,58% e IPCA +4,32%).
A contribuição para o índice negativo de reajuste ficou a cargoda redução dos custos com transmissão (-1,16%), encargos setoriais (-2,03%) e componentes financeiros negativos (-1,60%), reflexo do crescimento de mercado de +12% em relação ao ano anterior.
Na prática, com o reajuste, uma família que costumava a pagar uma conta de R$ 100, passará a pagar R$ 98,28, sendo que desse novo valor de uma fatura mensal, R$ 24,52 serão destinados à EDP, para a cobertura dos custos com operação, manutenção e investimentos na rede de distribuição de energia elétrica. Outros R$ 38,42 serão destinados ao pagamento das despesas com geração e transmissão da energia, enquanto os R$ 35,34 restantes serão destinados aos encargos setoriais, impostos e tributos.
A redução da tarifa de energia e os investimentos realizados pela EDP, reforça a eficiência na operação e qualidade do serviço prestado. Desde 2020, a companhia está realizando um investimento recorde de aproximadamente R$ 4 bilhões no Espírito Santo. No montante estão obras de melhorias e expansão da rede elétrica, além de novas subestações para garantir maior confiabilidade e segurança para os mais de 1,7 milhão de clientes atendidos.
“O fornecimento de energia elétrica é essencial e fundamental para o desenvolvimento econômico e social das cidades. A redução da tarifa de energia para todos os clientes do Espírito Santo confirma a capacidade e eficiência da EDP, que seguem realizando investimentos e oferecendo uma rede de distribuição segura e confiável, com alta qualidade do serviço prestado”, afirma o vice-presidente da Distribuição da EDP, Dyogenes Rosi.
Somente no último ano, foram inauguradas cinco novas subestações, sendo elas: Subestação Caldeirão, na Região Central-Serrana; Subestação Nova Zelândia e Nova Almeida, ambas na Serra; Subestação Jerônimo Monteiro, no Sul; Subestação Palmito, em Jaguaré, na região Norte.
A EDP segue com investimentos em 2024, fundamentais para acompanhar o desenvolvimento econômico e social das cidades. Estão previstas a construção e ampliação de subestações, o incremento de 79 km de linha de distribuição, acréscimo de 205 MVA de potência instalada e 18 novos alimentadores. A previsão total de recursos destinados para estas obras é de R$ 117 milhões.
Dentro do montante direcionado para a distribuição, a EDP também realizou esforços na redução de perdas, como o combate ao furto de energia; investimento em digitalização e atendimento ao cliente. As equipes que atuam nas ocorrências em campo também contam com uma gestão 100% online e as podas são realizadas com robotização, com o intuito de reduzir os custos e mitigar riscos à segurança da força de trabalho.
O aporte contínuo trouxe resultados importantes, como a redução dos índices referentes a duração das interrupções (DEC) e a frequência das interrupções de energia (FEC), colocando a EDP no topo das melhores distribuidoras do Brasil. Em 2023, o tempo que o cliente é impactado até a normalização do serviço foi 7,26 horas, enquanto a quantidade de vezes foi 3,12. E, neste ano, os índices seguem em queda.
Entenda como é composta a tarifa
A tarifa de energia é composta de custos da geração, transmissão e distribuição de energia, além de encargos e tributos. Quando a conta chega, o consumidor paga pela compra da energia (custos das empresas geradoras), pelo transporte (custos das empresas de transmissão de energia), pela distribuição (parte que cabe à EDP) e pelos encargos setoriais e tributos.
Portanto, do valor da fatura mensal de energia paga pelo consumidor:
· 39,1% se referem a custos dos segmentos de geração e transmissão de energia;
· 36% se referem a tributos e encargos setoriais;
· 24,9% são os custos com a distribuição de energia, ou seja, aqueles necessários para levar a energia elétrica até a sua unidade consumidora (parte destinada à EDP).