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Detonação de rocha vai interditar a BR 101 Norte a partir de segunda-feira

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Interdições vão ocorrer até o dia 19 nos trechos entre Ibiraçu e João Neiva

Por | 00.00.

Foto: internauta Rubmar Do Rosário Moreira

 

Para dar sequencia às obras de duplicação no trecho da BR 101, entre Ibiraçu e João Neiva, no Norte do Estado, a Eco 101, empresa que administra a rodovia, vai realizar detonação de rochas na via entre os dias 12 e 19 de setembro.

As detonações irão acontecer no km 216 e no km 218, em Ibiraçu, e no km 208, em João Neiva, em dias separados, sempre a partir das 14h30. A ação, de acordo com o engenheiro da Eco101, Felipe Cardoso, é necessária para nivelar o terreno com a pista existente da BR 101 e dar continuidade às obras de duplicação do trecho. “Serão necessários 30 minutos de interdição total da rodovia para detonação da rocha e limpeza da pista”, explicou o engenheiro.

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Nos dois trechos, será necessário a interdição parcial da rodovia. O bloqueio total só irá acontecer quando a rocha for detonada. Após a ação, um dos sentidos será limpo e a rodovia irá operar em sistema de pare e siga. A previsão é de que o trânsito volte a fluir nas duas faixas após uma hora e meia de interdição.

“Sabemos que este tipo de atividade causa transtornos ao tráfego, por isso, pedimos a compreensão dos usuários. Este processo é necessário para que possamos dar prosseguimento a duplicação da rodovia”, declarou Felipe.

Durante a execução da detonação, haverá sinalização especial indicando a interdição da pista e bandeirinhas ao longo de 10 km antes e depois do local para alertar aos usuários. Além disso, recursos operacionais da Eco101 estarão na pista inspecionando a área para garantir a segurança de todos. “Também teremos alertas nos canais de comunicação da concessionária, 0800, Twitter e painel de mensagem variável, a fim de orientar os usuários que irão acessar a BR-101/ES”, concluiu engenheiro da concessionária que administra a via.

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Detonações programadas:

12/09/2016 – km 216, em Ibiraçu, a partir das 14h30

15/09/2016 – km 218, em Ibiraçu, a partir das 14h30

19/09/2016 – km 208, em Ibiraçu, a partir das 14h30


Fonte: Gazeta Online

 

 

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Procon do ES divulga balanço e telefonia lidera reclamações

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Proteção e Defesa do Consumidor

As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

Por | 06.02.2020

 

Em 2019, a telefonia móvel liderou o ranking de atendimentos no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). No mesmo período de 2018, bancos foram o assunto mais demandado. As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.

No último ano, 52.204 atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, mais de 5 mil atendimentos estão relacionados à telefonia móvel. Ocupa a primeira posição do ranking a telefonia móvel, seguida das financeiras, bancos, energia elétrica, telefonia fixa, cartão de crédito, aparelho de telefone, água e esgoto, TV por assinatura e, em décimo lugar, móveis.

Os segmentos que lideraram os atendimentos foram, com 19.961 registros, os assuntos financeiros; seguido por serviços essenciais, com 13.572 queixas; produtos (7.518); serviços privados (4.962); saúde (906); habitação (211) e alimentos (200).

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que diferentemente do ranking de atendimento dos últimos anos, que foram liderados por bancos e empresas de cartão de crédito, a telefonia móvel ocupou a primeira posição em 2019.

“Cobrança indevida, incluindo lançamentos de serviços não solicitados na fatura e a mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço são as queixas dos consumidores quando se trata de telecomunicação”, disse.

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Para evitar problemas, o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. “É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. É preciso sempre conferir os lançamentos cobrados nas faturas. Em caso de dúvidas, procurar o Procon”, afirmou Athayde.

Negociação de dívidas

Rogério Athayde ressaltou ainda que grande parte das demandas de bancos, operadoras de cartões e financeiras estão relacionadas a cobrança indevida e a negociação de dívidas. “No ano de 2019, realizamos 5.261 atendimentos no setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES”.

Os atendimentos do setor são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, presencialmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória. Também disponibilizamos o mesmo atendimento na unidade localizada no Faça Fácil Cariacica.

Fornecedores

Em relação aos fornecedores mais demandados no Procon-ES em 2019, em primeiro lugar no ranking, está a Vivo, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP, seguida do Banco BMG, Telemar, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Dacasa Financeira, Banco Itaú, Claro e, em décimo lugar, aparece a Oi Móvel.

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“A maioria dos atendimentos realizados pelo Procon-ES é solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados”, informou o diretor Rogério Athayde.

Reclamação

Os consumidores poderão registrar suas reclamações pelo aplicativo Procon-ES (disponível para Android) ou pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9h às 17 horas, de segunda a sexta. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas.

Existe também uma plataforma online, do Ministério da Justiça, para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até dez dias.

Para atendimento é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

 

 

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