Turismo
Destino dos famosos: um paraíso chamado Maragogi


A cidade de Maragogi fica localizada a cerca de 124 km de Maceió, a capital alagoense, e é um considerado um dos destinos mais produrados de todo o Nordeste, pelo seu belo litoral, banhado pela Costa dos Corais – área de proteção ambiental brasileira -, além de piscinas naturais e a tranquilidade que a região oferece.
As águas cristalinas, que no período de maré baixa formam lindas piscinas naturais – as Galés de Maragogi – atraem turistas de todo o Brasil , incluindo famosos como Giselly Bicalho, Marcela Mc Gown, Thaís Braz, Gui Napolitano e Hariany que já estiveram na região e compartilharam a estadia em suas redes sociais.
Um ponto positivo é que a cidade tem um estilo de vida pacato, por ser pequena já que conta com cerca de 30 mil habitantes, o que traz tranquilidade para quem viaja para a região, além dos preços serem mais razoáveis se comparados a outras localidades semelhantes
Quando ir?
A melhor época de visitar Maragogi é quando a maré está baixa, já que dá para a aproveitar mais o sol da região. Com o fenômeno, é possível ver nas piscinas naturais os peixes e corais que trazem uma beleza extra para o local. Uma boa dica é ficar de olho na “tábua da Maré”, que são os horários que a Marinha indica sobre a oscilação da maré (quando ela estará alta ou baixa). Essa informação pode ser checada no site da Marinha.
Os meses entre outubro e janeiro têm menos chuvas e são mais secos, o que torna o mar da região ainda mais cristalino. Outra época interessante de visitar a cidade alagoana é no Réveillon – principalmente para quem busca uma virada do ano mais sossegada ou festas de hotéis, por exemplo, que são fartas nessa época na região.
Como chegar?
Além de estar a cerca de 124 km de Maceió, Maragogi também está a 130 km de Recife, no Pernambuco . Por estar entre essas duas capitais do nordestinas, é possível chegar na região por avião tanto do Aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares (MCZ) como do Aeroporto de Recife – Guararapes / Gilberto Freyre (REC). Em terra firme, é possível utilizar um transfer ou carro alugado para chegar à cidade alagoana.
O que fazer?
A maior parte das atividades da cidade estão ligadas a passeios naturais como curtir as praias paradisíacas, passeios de barco, visitar as piscinas naturais e passeios de buggy que permitem conhecer todo o litoral da região.
Uma informação importante é que as piscinas naturais são divididas em três grupos: Galés, Barra Grande e Taocas. Elas possuem um controle diário de visitantes para que sua preservação se mantenha intacta e são visitadas quando a maré está mais baixa.
Já as praias mais famosas da região são Barra Grande, Praia de Antunes, Ponta de Mangue e Peroba, e quem deseja aproveitá-las ao máximo, o ideal é que se alugue um carro. Algumas empresas permitem o aluguel direto pela internet e a retirada do automóvel no aeroporto.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.
Fonte: IG Turismo


Turismo
Destino dos Famosos: cenário paradisíaco e boa gastronomia na Croácia


A Croácia está entre os destinos mais exóticos e acessíveis da Europa. Possui verão ensolarado, muitas praias e festivais de música para quem gosta de marcar presença nestes eventos internacionalmente. A cada temporada, o destino conquista mais e mais turistas, pois apesar de ser um país pouco populoso – apenas 4 milhões de habitantes –, a Croácia oferece locais paradisíacos para visitar.
O mês de julho é o mais indicado para visitar o território, pois é quando começa o verão europeu. Os dias são bem quentes, o que estimula os turistas a caminhar pelas praias do litoral croata e as chuvas são diminutas. Sem falar que no começo do mês as cidades ainda não estão muito lotadas, então é ideal para quem prefere passeios mais tranquilos.
É nessa época que são realizados grandes eventos e festivais de música eletrônica, contando as baladas de praia. A Croácia também é um destino bastante procurado pelos alemães e austríacos, já que as férias escolares são em agosto e depois de julho os hotéis ficam lotados, então vale se planejar com antecedência para evitar esses picos.
Como chegar à Croácia?
Sobre custo benefício, é importante lembrar que a moeda na Croácia é o Kuna (HRK) – que na cotação atual se aproxima bastante da moeda brasileira, com 1 kuna valendo pouco mais de 1 real*. As passagens aéreas costumam valer a pena. O Brasil não oferece voo direto para o destino, por isso a forma mais econômica é ir para algum país mais próximo – como França ou Alemanha – e de lá ir para a Croácia. O voo de Paris para Zagreb, a capital croata, pode custar aproximadamente R$ 200.
Culinária marcante
A comida croata é bem diversa, especialmente dependendo da região – o que se deve à herança deixada pelos povos que dominaram o território na antiguidade. É possível identificar elementos que vão desde a gastronomia romana aos costumes turcos. Por exemplo, na costa da Dalmácia o turista encontra pratos tipicamente gregos e italianos, já em Zagreb e regiões montanhosas o que prevalece é a comida húngara e austríaca.
Os pratos mais tradicionais são a Peka (feito com carne, vegetais ou frutos do mar, com batatas, especiarias, óleo e sal), o Fuzi (massa servida com molho de creme de trufas ou molho vermelho suave com carne ou frango) e o ensopado, que em croata é chamado de Buzara (prato simples feito com mexilhões em caldo de vinho, alho e pão ralado).
O que visitar?
A cidade de Dubrovnik é um dos mais belos pontos do país, tanto que é apelidada de “Pérola do Adriático”. Ela oferece praias com água cor de esmeralda e mar calmo para praticar atividades aquáticas como caiaque ou nado. A cidade conserva muralhas da época medieval que são muito visitadas. Essa arquitetura foi o cenário principal da série “Game Of Thrones”, incluindo a mansão Trsteno Arboretum, o Parque Gradac, Forte Lovrijenac, o Portão de Pile que faz parte da entrada para a Cidade Velha e a Torre Minceta.
Como segunda maior cidade da Croácia há Split, o principal centro da região da Dalmácia. Ela é considerada um museu a céu aberto, totalmente cercada pelas montanhas na costa do Mar Adriático. De todos os atrativos disponíveis, o mais visitado é o palácio de Diocleciano, rodeado por muralhas e vielas com chão de pedra que levam a restaurantes, lojinhas e bares.
Para quem prefere os cenários mais paradisíacos, a ilha Hvar fica em meio ao Mar Adriático e abriga várias praias e locais recheados de história – sem contar os restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia croata. É a ilha mais ensolarada do país e nela o turista pode visitar as praias de Hula Hula, conhecida como praia das pedras e Pokonji Dol, famosa pela calmaria e tranquilidade.
Zagreb, a capital, é a única metrópole de todo território croata e curiosamente um dos pontos mais visitados, mesmo com a ausência de praias. Conhecida como “Nova Toscana”, a cidade tem águas belíssimas, os balneários de Rijeka e Pula e ruas bem arborizadas e limpas. Os atrativos históricos e culturais são bem fortes, com opções de museus, bibliotecas e teatros.
*Valores apurados em 12 de agosto de 2022.
Acompanhe o iG Turismo também pelo Instagram e receba dicas de roteiros e curiosidades sobre destinos nacionais e internacionais. Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram.
Fonte: IG Turismo
-
Saúde2 anos atrás
Castelo terá SAMU
-
Artigos1 ano atrás
HERANÇA DIGITAL
-
Artigos2 anos atrás
Papel do Flamengo é liderar e não ser lobo de outros clubes
-
Política4 meses atrás
Ampliação de informações para motorista de aplicativo em urgência
-
Cidades2 anos atrás
Aposta de Cachoeiro de Itapemirim acerta prêmio milionário da Lotofácil da Independência
-
Cidades2 anos atrás
Em Cachoeiro, Secretaria de Fazenda atenderá on-line e por telefone a partir de segunda (30)
-
Agronegócio7 meses atrás
Sustentabilidade em discussão
-
Análise Política2 anos atrás
Derrota de Norma Ayub em Marataízes pode tirar Ferraço definitivamente da política capixaba