Desfile

Desfile Escolar retorna à Festa de Cachoeiro abordando a esperança; veja fotos

Após três anos, o desfile escolar, um dos eventos mais tradicionais da Festa de Cachoeiro, retornou trazendo emoção, alegria e esperança.

Na manhã desta quinta-feira (29), ruas da área central da cidade foram tomadas por pessoas que queriam prestigiar as apresentações de cerca de 590 alunos da rede municipal de ensino, que encantaram o público abordando a temática “Se criança governasse o mundo”.

A mãe da pequena Beatriz Aparecida Mendes, que desfilou pela escola municipal Zilma Coelho Pinto, contou que o tema instigou a aluna a estudar mais sobre a preservação dos rios e da fauna fluvial.

“O tema foi excelente. Minha filha ficou muito feliz de participar do desfile e eu mais ainda, porque já estive no lugar dela, e vê-la ali é, de fato, perceber que as tradições estão sendo preservadas”, disse.

Pais de Lara Oliveira, aluna da escola Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende, Dheison Caio de Oliveira e Sara Maria Silva Oliveira não esconderam a emoção de ver a filha participar de um momento tão importante.

“Estamos emocionados; o mundo seria muito melhor se, realmente, fosse regido pela inocência e pelo coração de uma criança. Vê-la participar de algo assim, com certeza, gera o sentimento de pertencimento e orgulho. E, mais do que tudo, vimos que ela se divertiu e estava feliz, e isso nos deixa muito felizes também”, salientou Dheison.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) escolheu o tema deste ano com base no livro de Marcelo Xavier, que imagina o mundo pela ótica da inocência da criança, em que a resolução de problemas é uma brincadeira e a vida é mais alegre, tranquila e leve.

As apresentações foram compostas pelos alunos do maternal I ao 9º ano do ensino fundamental, de seis escolas: Zilma Coelho Pinto, Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende, Mª das Graças Felippe, Eliseu Lofêgo, Mª das Dores Pinheiro Amaral e Prof. Pedro Estellita Herkenhoff.

Presente no desfile, acompanhado de diversas autoridades, o prefeito Victor Coelho ressaltou a grande emoção de ter, de volta, o desfile escolar.

“É uma das grandes emoções da nossa Festa de Cachoeiro, e nada melhor que retomá-lo, aqui, na Praça Jerônimo Monteiro, onde por muitos anos foi realizado. O tema escolhido foi muito interessante, enche a gente de esperança. Queremos que as nossas crianças sempre olhem Cachoeiro com amor e pertencimento”, completou.

Além das escolas municipais, também participaram do desfile as instituições: Banda Sinfônica Jovem Sul; Banda 26 de Julho; Apae; Tiro de Guerra; Banda Marcial “Samuel Malheiros”, da escola estadual Domingos Ubaldo; Escoteiros; Polícia Ambiental; Banda Marcial Avidez Fraga; Banda Lira de Ouro; escolas Profª Inah Werneck, CEI Áttila de Almeida Miranda e Liceu Muniz Freire; além de grupos da sociedade civil.

Programação continua
A Festa de Cachoeiro conta com muitas outras atividades. Confira a programação completa em www.cachoeiro.es.gov.br/festa-de-cachoeiro-2023.

Veja mais fotos do desfile

Confira mais Notícias

Tempo e temperatura

Brasil deve registrar nova onda de calor até quarta-feira

Agenda

Cerveja na Praça em Muqui está de volta às origens e acontece em outubro

Curta-metragem

Filme resgata imagens raras de Guarapari

Segurança

Cachoeiro de Itapemirim é uma das cidades mais seguras do Espírito Santo, diz Anuário

Homem é preso suspeito de iniciar incêndio em Marechal Floriano

Lagoa do Meio

Governador visita obras e anuncia novos investimentos em Marataízes

Litoral

Marataízes é campeã do Desafio Cadastur e recebe premiação para fortalecer o turismo local

Regência

Praia do Espírito Santo entre as quatro eleitas que vão se tornar santuário do surfe nacional