Pet

Descubra como melhorar a alimentação do seu gato

Publicado em

Descubra como melhorar a alimentação do seu gato
Redação EdiCase

Descubra como melhorar a alimentação do seu gato

Médico veterinário explica como alimentar os pets corretamente e garantir a absorção de nutrientes

Seu gato está enjoado da ração, e você mistura comida humana para satisfazê-lo? Saiba que isso não é o certo, pois desequilibra os nutrientes da comida do pet, principalmente nos níveis de proteína, gordura e carboidrato. “A ração contém todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do animal”, explica o médico veterinário Roberto Tortelly Neto, sócio-proprietário da TOCCA Pet Escola.

Comida natural para gatos

Também não é indicado preparar a alimentação do gato em casa sem a orientação de um profissional capacitado. Caso deseje migrar para a alimentação natural, por exemplo, o melhor a ser feito é procurar um veterinário, assim ele irá propor uma dieta balanceada baseada nas necessidades do pet. “Claro que se o gato falasse, com certeza descartaria a ração por um bom pedaço de carne”, brinca o veterinário.

Alimentando o gato corretamente

A seguir, o médico veterinário Roberto Tortelly listou 5 dicas para te ajudar a melhorar a alimentação e a absorção de nutrientes do seu gato. Confira!

> 5 suplementos alimentares importantes para cães e gatos

1. Evite deixar a ração exposta 

Geralmente, os tutores deixam a ração à disposição do gato. Roberto Tortelly explica que a ração exposta ao ar reage com o oxigênio, formando uma gordura ruim para o organismo do pet e que dificulta a absorção de uma série de nutrientes importantes. “O correto é que ele faça de 2 a 3 refeições ao dia”, alerta.

Leia Também:  Produtos facilitam a escovação e deixam pelos dos pets mais saudáveis

2. Utilize comedouro de inox 

Outro fator importante é sobre o comedouro: usar o de plástico ou o de inox? O veterinário Roberto Tortelly fala que o melhor é o comedouro de inox, pois não possuem poros e, assim, facilita a higienização, o que impede a proliferação de possíveis doenças.

3. Escolha um local aconchegante para o pote de ração 

Vários fatores influenciam na alimentação de seu gatinho. Um deles, muito importante por sinal, é o local em que você deixa o potinho de comida. “Qualquer animal submetido a um ambiente estressante, com dificuldade de adaptação, longe de carinho e com condições climáticas desfavoráveis, expressa comportamento diferente e perdem o apetite”, enfatiza Roberto Tortelly.

4. Ofereça mais proteínas durante a gestação

Roberto Tortelly explica que no período de gestação e até 2 meses depois de parir, as gatas necessitam de um nível maior de proteína, para o desenvolvimento do filhote e para a sua nutrição. O desequilíbrio deste nutriente pode levar a diversas doenças, tanto na carência proteica como no consumo excessivo de proteína.

> Entenda a importância de não deixar animais sozinhos em casa

5. Ofereça uma ração de qualidade 

Uma boa alimentação para os bichanos também influencia em sua pelagem e saúde, por isso, o médico veterinário ressalta que oferecer uma ração de qualidade é importante. “Uma ração de qualidade proporciona a absorção adequada de lipídeos, constituídos pelos ácidos graxos essenciais como ômega 3 e 6, que contribuem para o brilho da pelagem”, diz Roberto Tortelly.

Leia Também:  Gato malhado: fatos e curiosidades sobre o gato mais popular do mundo

Diferença entre rações úmidas e secas 

A ração foi criada para que todas as necessidades dos nossos gatos sejam atendidas, mas ainda há dúvidas sobre qual é a melhor. O veterinário Roberto Tortelly explica a diferença entre as rações secas e as úmidas:

Ração úmida 

Tem algumas vantagens por fornecer uma quantidade de água maior do que a ração seca e por ser mais saborosa. Os gatos não têm muito costume de beber água, na natureza, preferem obtê-la a partir de suas presas. Por isso, dão prioridade para consumir o intestino da caça, formada por 80% de líquido. A ração úmida é mais cara e não ajuda na prevenção de tártaro. Após abertos, os sachês devem ser consumidos rapidamente, caso contrário, podem ter a qualidade comprometida.

Ração seca 

Por ter um teor de água menor, a ração seca apresenta um percentual de nutrientes maior, quando comparada com a ração úmida. Porém, esse fato pode causar problemas renais aos felinos. Ao mastigar, os grãos ajudam também na limpeza dos dentes, prevenindo o aparecimento de tártaro. O maior problema é que o alimento não estimula o consumo de água pelos gatos.

Confira mais dicas para cuidar dos animais de estimação na revista ‘Guia dos Pets’

Fonte: IG PET

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pet

Vídeo de grupo de “cães introvertidos” viraliza

Published

on

Cães introvertidos ficam parados em parque
Reprodução/TikTok

Cães introvertidos ficam parados em parque

Um vídeo do TikTok fez sucesso entre os internautas ao mostrar um grupo de cães que parecem “introvertidos” interagindo em um parque. 

Ao invés de perseguir bolas, cheirar e correr, como cachorros comuns, os pets permanecem parados e parecem muito inseguros com a situação.

O vídeo foi compartilhado pelo perfil que recebe o nome de QILA, um antigo cão de rua da Rússia que atualmente vive no Suécia. O post tem 21 segundos e o momento inusitado entre os “cães introvertidos” pôde ser visto por mais de 23,7 milhões de vezes e recebeu mais de 4,4 milhões de curtidas no perfil @qilastiktok. 

Leia Também:  Cachorro impressiona com habilidade em jogos de tabuleiro; veja vídeo

“Meu cachorro é introvertido, então fomos a um encontro com outros cachorros que pensam da mesma forma. Foi isso que aconteceu”, escreveu um dos tutores na legenda. “É como um pasto de vacas”, acrescentou.

Na gravação, há noves cães que podem ser vistos sentados ou em pé, perto de seus tutores, confusos e sem saber como se comportarem. 

Outros usuários do TikTok deixaram no post comentários sobre esse comportamento: “Eles não sabem o que fazer”, escreveu uma pessoa. Outra acrescentou: “Estou morto, eles são como humanos”. “Cada um deles está apenas curtindo sua própria companhia e solidão. Tão fofo”, acrescentou um terceiro. As informações são do site Vida de Bicho. 

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, o iG Pet Saúde conta com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o  Canal do Pet e os maiores destaques do  Portal iG no Telegram!

Fonte: IG PET

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA