Parlamento do ES

Deputados capixabas aprovam isenção de taxa de esgoto para igrejas

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei (PL) 20/2023, que isenta do pagamento de taxa de esgoto todos os templos religiosos, de qualquer denominação, no Espírito Santo. A matéria, de Vandinho Leite (PSDB), foi uma das três acatadas durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) desta terça-feira (2).

Tramitando em regime de urgência, a proposição foi avaliada em reunião conjunta das comissões de Justiça, Infraestrutura e Finanças. O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) apresentou uma emenda substitutiva e deu parecer pela constitucionalidade e aprovação. O relatório foi acompanhado pelos membros dos colegiados e depois pelo Plenário da Casa.

A emenda em questão cita que para ter direito ao benefício o templo religioso terá que comprovar o funcionamento através de documentos como inscrição no CNPJ, título de propriedade do imóvel, contrato de compra e venda, instrumento de doação, inscrição no IPTU ou justo título. Caso o imóvel não seja próprio é preciso apresentar contrato de locação ou comodato. 

Fotos da sessão ordinária

Camila Valadão (Psol) posicionou-se contra a iniciativa. A parlamentar disse que defende a imunidade tributária para os templos religiosos, mas que considerava o projeto inconstitucional pelo serviço de água e esgoto ser de responsabilidade dos municípios. “A titularidade dos serviços públicos de saneamento é de competência municipal”, frisou. 

Autor do projeto, Vandinho destacou que as igrejas realizam um trabalho essencial, principalmente, junto às comunidades mais carentes e que o recurso utilizado para o pagamento da taxa de esgoto poderia ser usado para investir em mais projetos sociais. Além disso, falou que a maioria dos municípios do Estado possui o saneamento atendido pela Cesan por meio de concessão, por isso não via problema em legislar sobre o tema.

Confira mais Notícias

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Aprovada mudança em regras para licenciamento ambiental no ES; confira o Projeto de Lei 835/2025

Justiça

Justiça atesta que Bolsonaro vai terminar de cumprir pena em 2052

Supostos Desvios

Operação da PF mira obras financiadas com emendas parlamentares

Decisão de Hoje

TSE dá 24hs para Dorlei Fontão assumir a prefeitura de Presidente Kennedy

Deputados aprovam incentivo fiscal para estimular infraestrutura rural no Espírito Santo

STF define tese sobre inelegibilidade em caso de substituição de chefe do Executivo por decisão judicial

Motivos

Saiba os crimes cometidos por Bolsonaro e 6 aliados na trama golpista

plugins premium WordPress