Infraestrutura

Deputado Gandini celebra duplicação no Sul, mas cobra inclusão do trecho Norte da BR-101

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), presidente da Comissão de Fiscalização da Infraestrutura da Assembleia Legislativa, destacou o início das obras de duplicação entre Alfredo Chaves e Iconha, no Sul do Espírito Santo, como um avanço importante, mas reforçou a necessidade urgente de tratar com igualdade o trecho Norte da BR-101, onde acidentes e mortes seguem acontecendo.

A concessionária Ecovias anunciou o início das intervenções no trecho Sul, com investimento de R$ 170 milhões. As obras fazem parte do novo contrato de concessão firmado após o leilão da BR-101, realizado no fim de junho, que manteve a empresa à frente da operação da rodovia no Estado.

Apesar do avanço, Gandini voltou a criticar o fato de o trecho Norte – que passa por Linhares, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário – ter sido retirado do plano de duplicação imediata. “Não podemos aceitar esse desequilíbrio. Todas as vidas importam. Todas as regiões merecem o mesmo tratamento”, afirmou.

Segundo o parlamentar, a exclusão do Norte foi feita em gabinetes, sem diálogo com a população. “A duplicação no Sul é bem-vinda, e vamos fiscalizar para que o prazo de três anos seja cumprido. Mas o Norte também precisa de segurança e investimentos agora. Não dá para continuar perdendo vidas enquanto se espera por gatilhos contratuais ou aumento de tráfego”, completou.

O novo contrato prevê 41 km de faixas adicionais no Norte, mas apenas entre o sexto e o oitavo ano da concessão. Gandini cobra da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a antecipação desse cronograma e a revisão do modelo.

“É hora de garantir justiça regional. A duplicação da BR-101 tem que servir a todo o Espírito Santo”, concluiu Gandini.

Confira mais Notícias

Ao lado de Casagrande, Lula anuncia R$ 3,7 bi para atingidos por lama da barragem em Mariana

Parlamentar do ES

Conselho de Ética abre processo contra o deputado capixaba Gilvan da Federal

Câmara dos Deputados

Projeto aprovado na Câmara proíbe uso de animais em testes cosméticos

Assembleia Legislativa

Comissão de Turismo aprova 10 projetos relacionados a rotas e patrimônio

Sessão desta terça-feira (8)

Senado vota autorização para cassino, bingo, jogo do bicho e corrida de cavalos

Projeto de lei

Dados sobre violações de direitos de crianças e adolescentes devem ser divulgados todo ano

Esporte

Deputados do Espírito Santo aprovam apoio financeiro para times de futebol

Aumentou!

Senado aprova aumento do número de deputados federais para 531

plugins premium WordPress