Segurança

Demandas da perícia da Polícia Civil do ES são debatidas na AssembleiaLegislativa

Publicados

em

Em pauta

Categoria elencou como dificuldades para o setor, além de carreira não atrativa e falta de estrutura física, uma defasagem de tecnologia e de educação continuada

Por | 10.12.2019

O trabalho de perícia desempenhado pela Polícia Civil do Espírito Santo foi tema de reunião da Comissão de Segurança nesta segunda-feira (9). O colegiado recebeu o chefe do Departamento de Criminalística do Estado, Tommy Favoreto Romanello. Ele falou sobre o trabalho do setor e destacou as dificuldades enfrentadas pelos servidores.

“O departamento tem uma importância enorme para a investigação de crimes. A prova tem um valor fundamental para qualquer processo investigativo”, explicou Tommy. O chefe do departamento também falou sobre outra frente de trabalho da perícia. “Atuamos também na perícia de acidente de trânsito. O perito busca encontrar a causa determinante do acidente, além da própria dinâmica do fato, buscando explicitar se houve falha no sistema viário, no veículo utilizado ou no ato do próprio motorista”.

Entre as dificuldades apontadas pelo chefe do departamento estão a falta de investimento no trabalho da perícia, com defasagem de tecnologia e na educação continuada dos servidores; falta de estrutura física para arquivamento adequado de provas; número de servidores, além da atratividade da própria carreira. “Muitos buscam outro trabalho por conta das condições salariais e da própria carreira, que não está atrativa”, explicou.

Leia Também:  Dipo de Cachoeiro de Itapemirim prende técnico de enfermagem suspeito de desviar medicamento de hospitais

A reunião foi conduzida pelo presidente do colegiado, o deputado Danilo Bahiense (PSL) e contou com a presença dos deputados Delegado Lorenzo Pazolini, Capitão Assumção (PSL), Euclério Sampaio, Emílio Mameri (PSDB), Luciano Machado (PV) e Coronel Alexandre Quintino (PSL). 

O colegiado também recebeu o delegado Maurício Rocha, da Delegacia da Especializada de Delitos de Trânsito (DDT). Bahiense (PSL) debateu com o delegado a situação de algumas investigações específicas de acidentes de trânsito de maior repercussão no Estado, em especial os que decorrente do transporte de cargas pesadas.

Prestação de Contas

O colegiado também fez uma prestação de contas das atividades deste ano. A Comissão de Segurança realizou 19 reuniões ordinárias, duas extraordinárias e 20 audiências públicas. “Muitos desses encontros foram realizados no interior do Estado. Essas agendas foram essenciais para a Comissão de Segurança ouvir as pessoas que moram do interior e a realidade da segurança pública em cada região”, destacou o presidente do colegiado, deputado Danilo Bahiense (PSL).

Este ano, o colegiado realizou audiência pública em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Aracruz, Linhares, Fundão, Rio Novo do Sul, Guaçuí, Ecoporanga, Presidente Kennedy, Guarapari, São Mateus e Castelo. A Comissão de Segurança também fez treze visitas técnicas a unidades prisionais do Estado.

Leia Também:  Operação da Polícia Civil em Jaguaré resulta em prisões e apreensão de entorpecentes

Bahiense (PSL) destacou ainda algumas conquista do colegiado, como a ampliação da cota de combustível para delegacias que atuam 24 horas, o anúncio de novas delegacias no município de Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim e a renovação de convênio para acesso ao sistema Afis Criminal, um banco de dados de identificação por meio de digitais.

 

 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Polícia Militar apreende grande quantidade drogas na área do 5º Batalhão

Publicados

em


Em várias operações realizadas ao longo dessa quinta-feira (06), o 5º Batalhão conseguiu realizar a apreensão de diversos entorpecentes e de um criminoso com mandado de prisão por homicídio em aberto.

As operações foram realizadas  em conjunto com a Polícia Civil nas localidades de Praia Grande, Vila do Riacho e João Neiva.

Foram apreendidos um total de 363 pedras de crack, 25 buchas de maconha, 112 gramas de cocaína, cinco celulares, R$ 6.080,00 em espécie e uma munição de calibre 380.

Todo o material foi encaminhado ao departamento policial da região.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  DHPP Serra prende dois suspeitos de envolvimento em homicídio de adolescente
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA