Política Nacional
Datena será candidato ao Senado na chapa de Tarcísio, diz Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou a empresários nesta sexta-feira em São Paulo, durante almoço na casa do ex-presidente da Fiesp Paulo Skaf, que o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSC) será o candidato ao Senado por São Paulo na chapa do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Datena, inclusive, esteve presente no almoço e discursou aos presentes. As informações foram reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmadas ao GLOBO por Paulo Skaf.
O evento não constou na agenda oficial do presidente Bolsonaro, que está em São Paulo nesta sexta para participar, à noite, da abertura de um evento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.
O ex-presidente da Fiesp é próximo de Bolsonaro e buscou ser o candidato bolsonarista ao Palácio dos Bandeirantes antes de o presidente escolher Freitas, ex-ministro da Infraestrutura. Agora, sem a vaga ao Senado, Skaf negou que vá disputar cargo de deputado federal nas eleições.
A possbilidade de que Datena fosse candidato na chapa de Tarcísio se tornou mais provável depois que o apresentador trocou o União Brasil pelo PSC. Até então, Datena estava em conversas mais avançadas para apoiar a reeleição do tucano Rodrigo Garcia.
Datena lidera atualmente as pesquisas de intenção de voto para o senado em São Paulo e é tido como favorito para o pleito até o momento. O apresentador já cogitou concorrer a outros cargos políticos no passado, mas sempre desistiu no meio do caminho. Em dezembro de 2021, chegou a dizer ao GLOBO que apoiaria Doria e Garcia nas eleições.


Política Nacional
Arthur Lira destitui vice-presidente da Câmara dos Deputados


Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados , assinou um ato que destituiu, nesta segunda-feira (23), o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) do cargo de vice-presidente da Casa.
A medida foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ter revogado uma decisão liminar dada por ele mesmo no mês passado que garantia a permanência de Ramos no posto.
Lira argumenta que a mudança se deu porque o deputado é um dos três parlamentares que se filiaram a novas legendas na janela partidária deste ano. O regimento da Câmara prevê que deputados que mudarem de legenda partidária devem perder automaticamente o cargo que ocupam.
Além de Marcelo, as deputadas Marília Arraes (Solidariedade-PE) e 3ª Rose Modesto (União-MS) também foram depostas sob o mesmo argumento.
Ramos é crítico de Jair Bolsonaro e se desligou do PL, transferindo para o PSD, no momento em que o partido decidiu acolher o presidente, que na ocasião não estava vinculado a nenhuma legenda.
Em um post realizado na sua conta oficial do Twitter, o agora ex-vice da Câmara afirmou que a decisão de Lira se deu após o chefe executivo do país realizar pressão para que a mudança fosse efetivada.
“Pressão do PL, não. Pressão do Presidente da República que deu uma ordem ao Presidente da Câmara por uma live”, destacou Marcelo Ramos. Ele ressaltou ainda que vai respeitar a decisão porque defende as decisões judiciais até quando discorda delas.
Lira, inclusive, já iniciou o processo para a eleição de um novo vice na Câmara. Foram instaladas urnas de votação no Plenário, e a votação deve acontecer na próxima quarta-feira (25).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
-
Saúde2 anos atrás
Castelo terá SAMU
-
Artigos12 meses atrás
HERANÇA DIGITAL
-
Artigos2 anos atrás
Papel do Flamengo é liderar e não ser lobo de outros clubes
-
Cidades2 anos atrás
Aposta de Cachoeiro de Itapemirim acerta prêmio milionário da Lotofácil da Independência
-
Cidades2 anos atrás
Em Cachoeiro, Secretaria de Fazenda atenderá on-line e por telefone a partir de segunda (30)
-
Análise Política2 anos atrás
Derrota de Norma Ayub em Marataízes pode tirar Ferraço definitivamente da política capixaba
-
Política2 anos atrás
Thiago Peçanha segue favorito, mas Antonio Rocha cresce no momento certo em Itapemirim
-
Cidades2 anos atrás
Covid-19: saiba como funciona o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes em Cachoeiro