Economia
Crise nas aéreas gera atrasos e cancelamentos de voos nos EUA e Europa


O feriado prolongado de 4 de julho nos Estados Unidos, que celebra a Independência norte-americana e é uma das datas mais importantes do ano para os locais, é afetado neste ano pelos altos preços das passagens aéreas e a crise global do setor. Nos EUA e na Europa, trabalhadores de companhias aéreas fazem mobilizações e promovem greves, gerando atrasos e cancelamentos de voos.
A expectativa é que, ao longo do feriado prolongado, 12,3 milhões de pessoas passem pelos postos de segurança dos aeroportos norte-americanos, segundo levantamento da universidade DePaul.
Em maio, no fim de semana do Memorial Day, outro importante feriado nos EUA, quase 21 mil voos entrando ou saindo do país foram cancelados ou tiveram problemas com atraso. No 4 de julho, o movimento esperado é ainda maior, então há um temor em relação às greves das aéreas, que podem colocar em xeque as férias de europeus que vêm aos EUA e aos norte-americanos que se deslocam tradicionalmente no feriado da Independência.
Além do risco de cancelamento ou atraso dos voos, a passagens estão mais caras no feriado em 2022 em comparação com os anos anteriores.
“Infelizmente, o verão de 2022 será muito desagradável para muitos passageiros de companhias aéreas”, disse à agência Bloomberg Henry Harteveldt, fundador e analista do setor de viagens do Atmosphere Research Group.
De 27 de maio a 30 de junho, as sete maiores companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram mais voos – 2,7% – do que em 2019, último verão sem impacto da pandemia. No mesmo período daquele ano, 1,7% dos voos foram cancelados. Os atrasos também aumentaram, de 19,4% para 25,3%.
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Segundo a RadarBox.com, empresa de rastreamento de voos, na Europa o cenário é ainda mais grave, com mais que o dobro dos cancelamentos de companhias aéreas dos EUA entre abril e junho.
Fonte: IG ECONOMIA


Economia
Dia dos Pais: inflação dos presentes quase dobra em um ano, aponta FGV


Levantamento realizado a partir de 30 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI/FGV IBRE) indicou que os presentes e os serviços mais procurados para o Dia dos Pais subiram em média 12,21%, nos últimos 12 meses. O percentual ficou bem acima da inflação apurada para o mesmo período, que foi de 7,99%, após a deflação recorde apurada pelo IPC-DI para julho (-1,19%). No mesmo período do ano passado, essa mesma cesta acumulava aumento de 6,76%, abaixo da inflação geral daquele momento, que estava em 8,75%.
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O pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), Matheus Peçanha, responsável pelo levantamento, salientou essa aparente contradição entre a deflação mensal do índice e os preços crescentes da cesta : “Essa deflação de julho foi extremamente focada em itens bem específicos, principalmente combustíveis e energia, mas o índice de difusão (percentual de itens que subiram de preço) ainda continua acima de 60%, mostrando que a pressão inflacionária ainda está presente e disseminada. Dentro dos itens desta cesta de Dia dos Pais, por exemplo, apenas oito dos 30 itens tiveram queda de preço em julho, dentre eles, ironicamente, as passagens aéreas.”
A ironia a que se refere o pesquisador reside no fato de que a pesquisa também mostrou que a inflação dos serviços teve a maior contribuição na cesta, subindo 19,82%. E essa alta foi puxada pelas passagens aéreas, cujos preços avançaram 72,78% nos últimos 12 meses. “O fim da temporada de férias aliado à redução nos custos do QAV e do GAV (combustíveis das aeronaves) proporcionaram uma deflação de quase 20% nas passagens aéreas em julho, mas ainda não é o suficiente para compensar a alta acumulada que estava em mais de 100% no mês anterior”, comenta Peçanha. Também na cesta de serviços, o fim das restrições sanitárias permitiu o reajuste desses itens com o retorno da demanda, de modo que hotéis (9,64%), restaurantes (8,99%), e cinemas (8,65%) tiveram aumentos significativos. Em menor nível, excursões e tours (6,09%), teatros (3,79%) e shows musicais (0,13%) também sofreram alta.
Pelo lado dos produtos mais comumente escolhidos como presente, a cesta de 23 bens duráveis e semiduráveis teve um aumento médio de 6,72%. As principais altas vieram do setor têxtil: roupas masculinas (12,69%), calçados masculinos (12,34%), cintos e bolsas (9,48%) e roupas de cama, mesa e banho (9,44%). A alta do algodão na esteira da crise das cadeias globais de valor ao longo desse último ano foi a principal causa desses aumentos.
Outras altas notáveis na cesta foram registradas em material para reparos de residência (11,08%), móveis para residência (10,49%), geladeiras e freezers (9,06%) e ar-condicionado (8,13%).
Var.% acumulada em 12 meses
Itens selecionados Ago/21 a Jul/22 Ago/20 a Jul/21
- PASSAGEM AÉREA 72,78 64,73
- HOTEL 9,64 0,19
- RESTAURANTES 8,99 4,49
- CINEMA 8,65 0,00
- EXCURSÃO E TOUR 6,09 1,05
- TEATRO 3,79 0,00
- SHOW MUSICAL 0,13 0,00
- ROUPAS MASCULINAS 12,69 2,76
- CALÇADOS MASCULINOS 12,34 4,23
- MATERIAL PARA REPAROS DE RESIDÊNCIA 11,08 12,60
- MÓVEIS PARA RESIDÊNCIA 10,49 5,06
- CINTO E BOLSA 9,48 1,12
- ROUPAS DE CAMA, MESA E BANHO 9,44 8,18
- GELADEIRA E FREEZER 9,06 5,96
- AR CONDICIONADO 8,13 4,60
- MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS 7,21 5,71
- FORNO ELÉTRICO E DE MICRO-ONDAS 6,27 5,45
- VENTILADOR E CIRCULADOR DE AR 4,85 5,17
- DESODORANTE 4,21 3,66
- PRODUTOS PARA BARBA 3,92 5,74
- RELÓGIO 3,75 -0,24
- FOGÃO 3,66 -1,79
- APARELHO DE TV 3,65 6,74
- LIVROS NÃO DIDÁTICOS 2,73 -0,95
- BICICLETA 2,51 6,35
- COMPUTADOR E PERIFÉRICOS 2,12 3,24
- APARELHO TELEFÔNICO CELULAR 1,30 -1,21
- APARELHO DE SOM 1,06 2,43
- ARTIGOS ESPORTIVOS 0,16 1,90
- PERFUME -0,68 3,61
Fonte: IG ECONOMIA
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