Saúde

Covid-19: Senado aprova produção de equipamentos por universidades

Publicados

em


source

Agência Brasil

mão segura máscara
undefined

Máscaras, álcool em gel e respiradores estão entre EPIs que podem ser prooduzidas



O Senado aprovou nesta quinta-feira, 28, projeto de lei (PL) que autoriza as universidades federais a produzir equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros aparelhos para combater a Covid-19 , doença transmitida pelo novo coronavírus .

Leia também: Covid-19 pode ser problema por décadas, mesmo com vacina

Conforme o PL, as instituições poderão fabricar, para fins de doação, itens como máscaras , respiradores e álcool em gel. O texto segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

“Em muitas partes do país, o sistema de saúde já está em colapso, o que implica a morte também de pessoas acometidas de outras doenças. Além disso, milhões de brasileiros tiveram sua renda afetada em consequência da necessidade de respeito à quarentena”, disse o relator da matéria, Cid Gomes (PDT-CE), em seu parecer.

Leia também: SUS oferecerá consulta virtual com foco em paciente crônico

De acordo com o senador, nesse contexto, as universidades federais devem ser consideradas importantes aliadas do Poder Público e da sociedade no enfrentamento da pandemia . “Com efeito, é o que já tem ocorrido de norte a sul”, acrescentou.

Leia Também:  Tratamento de câncer não pode esperar pela vacina da Covid-19

Gomes afirmou que já existem iniciativas em várias universidades pelo país e citou a Universidade de Santa Catarina (UFSC), que desenvolveu o protótipo de um ventilador pulmonar, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que trabalha no desenvolvimento de peças para respiradores artificiais e outros equipamentos para unidades de terapia intensiva ( UTIs ).

Leia também: Covid-19: Confira 8 dicas para continuar seguro ao sair de casa

As universidades federais do Piauí (UFPI), do Ceará (UFCE) e do Acre (UFAC), dentre outras, também estariam trabalhando na produção de máscaras e outros equipamentos para hospitais.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Mons. Rômulo Zagotto é diagnosticado com Covid-19

Publicados

em

Em comunicado  emitido na manhã desta terça-feira, dia 14, o padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, Administrador Diocesano,  pede oração ao Monsenhor Rômulo Zagotto e a todos os enfermos atingidos pelo Covid-19.

“Comunicamos que Monsenhor Antônio Rômulo Zagotto, que cumpria quarentena em Castelo após apresentar sintomas gripais, testou positivo para COVID-19. Monsenhor Rômulo está internado e recebe o tratamento apropriado. Seu estado de saúde é estável. Pedimos a todos os clérigos e fiéis para que se unam em oração por ele e por todos os doentes infectados pela COVID-19”.

O texto diz ainda que qualquer atualização do quadro terá divulgação pelas redes sociais oficiais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Por fim, diz a nota: “Agradecemos a todos da equipe médica do hospital, por todo o cuidado e zelo, a fim de que o Monsenhor e todos os enfermos possam recuperar a sua saúde”.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  OMS considera dexametasona um avanço contra a pandemia de Covid-19
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA