Segurança

Convênio para volta do porte de arma de fogo da Guarda Municipal de Cachoeiro é assinado

Publicados

em

Mais segurança

Guardas já passaram por formação exigida para poderem usar armas

Por | 05.11.2019

A Prefeitura de Cachoeiro assinou, nesta segunda-feira (4), um Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal para a concessão de porte de arma de fogo aos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). Após publicação do acordo no Diário Oficial da União, restará apenas a análise e cadastro dos documentos dos agentes pela PF para que eles voltem a ter autorização para portar armas.

A Prefeitura deu entrada nos trâmites para o rearmamento junto à Polícia Federal em janeiro deste ano, após a GCM finalizar, em 2018, um curso da Academia de Polícia Civil (Acadepol-ES) de 550 horas, como pré-requisito para o porte. A formação teve aulas práticas e teóricas e testes físicos e psicológicos.

Durante o ano, a Polícia Federal analisou o pedido da Prefeitura de Cachoeiro, o que incluiu visitas às instalações da Guarda e verificação do funcionamento da Ouvidoria e Corregedoria da GCM. A tramitação do convênio chegou a ser paralisada por um breve período devido a um impasse jurídico, já superado, sobre a competência da PF para a emissão do porte de armas de fogo.

Leia Também:  Militares do 10º Batalhão apreendem entorpecentes em Guarapari

“Qualificamos ainda mais os nossos agentes e cumprimos com todos os requisitos jurídicos exigidos. Com o acordo assinado, aguardamos agora o cadastro dos dados relativos à concessão do porte no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) para, muito em breve, retomar o armamento da Guarda”, explica o secretário municipal de Segurança, Ruy Guedes.

“Sempre tratamos o rearmamento da Guarda como uma das nossas prioridades, pois a arma de fogo é um suporte importante para atuação dos agentes. Paralelamente, nós temos feito vários investimentos em equipamentos para a GCM e em ações e projetos intersetoriais de segurança pública”, destaca o prefeito Victor Coelho.

 

 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Presidente do TJES visita o Quartel do Comando Geral da PM

Publicados

em


Na tarde desta quarta-feira (12), o comando-geral da Polícia Militar recebeu a visita do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, além de seus juízes assessores especiais, Dr. Thiago Albani Oliveira Galvêas e Dr. Felippe Monteiro Morgano Horta; o chefe de Gabinete da presidência, Jardel Sabino de Deus; o secretário-geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque e o assessor militar, tenente-coronel Roger de Oliveira Almeida.  

Reunidos no gabinete do comandante-geral, coronel Douglas Caus, com a presença do subcomandante-geral, coronel Ronaldo Mutz e o chefe do Estado Maior-Geral da PM, coronel Antonio Marcos de Souza Reis, foram discutidos diversos assuntos referentes às ações desenvolvidas pela Polícia Militar, tais como as reformas estruturantes, recomposição de efetivo, operações, resultados e especialmente a parceria entre o judiciário e a PM.

“Essa parceria tem sido indispensável e trazido muitos benefícios ao nosso serviço, especialmente na Operação Sentinela, em que cumprimos mandados judiciais para prender criminosos de alta periculosidade no nosso Estado”, afirmou coronel Caus.

Leia Também:  Homem é preso suspeito de assassinar moradora em situação de rua em Aracruz

Em seguida, os presentes comentaram sobre o problema com o tráfico de drogas em nível de Brasil e a cultura da violência cada vez mais presente, dificultando o trabalho da polícia, gerando difíceis decisões para os líderes institucionais nesta crise pandêmica. 

“Apesar disso, a Polícia Militar segue fazendo o seu trabalho da melhor maneira possível. Que a Instituição continue marcando presença no Espírito Santo. Cumprindo bem a sua missão”, afirmou o desembargador.

Na oportunidade, foram entregues duas viaturas novas e caracterizadas, modelo Renalt Duster, para atender a Assessoria Militar do Tribunal de Justiça. A comitiva do TJES, na ocasião, agradeceu o tenente-coronel Roger pelos bons serviços prestados pela assessoria militar.

Visita à Banda de Música Momento da visita à Banda de MúsicaMomento da visita à Banda de Música

O desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa também fez uma visita à Banda de Música da Polícia Militar, pela qual tem admiração desde a infância. Recebido pelo regente do Corpo Musical, tenente-coronel Wesley Eudes Rodrigues e os militares músicos, o presidente do TJES foi presenteado com dois CDs da banda e homenageado com uma placa de honra ao mérito.  

Leia Também:  Polícia Militar apreende submetralhadora no município de Iúna

“Minha ligação com a Banda de Música é desde pequeno, quando ela tocava nas solenidades em Jucutuquara. Sempre fui um grande admirador. Para vocês que levam música para as pessoas e para as instituições, meu muito obrigado. A música é bálsamo da alma”, finalizou.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: [email protected]

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: [email protected]

Fonte: PM ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA