Estado

Controle do mosaico e da meleira do mamão continua em Linhares e região

Publicados

em


.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nessas segunda (15) e terça-feira (16), mais um trabalho de controle do mosaico e da meleira do mamoeiro, em Linhares, Sooretama e Aracruz. O órgão intensificou o trabalho de fiscalização, desde o início de agosto, por conta do período de temperaturas mais baixas, que potencializam a disseminação do vírus que atinge as lavouras.

Segundo o gerente local do Idaf em Linhares, Rafael Braga, as vistorias foram realizadas em cerca de 26 propriedades, totalizando aproximadamente 112 hectares. “Por meio de inspeção visual, os técnicos verificam a presença de sintomas característicos das viroses, como deformação das folhas, com manchas mais claras, estrias nos talos ou manchas nos frutos, no caso do mosaico. Já na meleira, o sintoma mais característico é a presença de látex nos frutos. Se constatada alguma das doenças, os responsáveis são orientados a erradicar a planta doente, prática conhecida como roguing, uma vez que o vírus só se propaga em organismos vivos”, informou o engenheiro-agrônomo.

Leia Também:  Esesp retoma atividades educacionais na modalidade presencial

O diretor-técnico do Idaf, Fabiano Grazziotti, destacou que a fiscalização é realizada de modo contínuo pelas equipes técnicas, porém, nesta época do ano, é preciso promover um esforço concentrado em toda a região produtora de mamão. “Não há como impedir que esses vírus cheguem às lavouras, mas o controle por meio do roguing garante a produção. É fundamental que os produtores mantenham a rotina de controle, de modo a minimizar os prejuízos”, pontuou.

Para o diretor-presidente do órgão, Mário Louzada, é preciso que todos os setores envolvidos estejam comprometidos com a segurança dos pomares. “É um trabalho conjunto e o Idaf está à disposição para orientar no que for preciso, de maneira que não haja impactos negativos, inclusive nas exportações”, afirmou.

Texto: Francine Castro

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Governo do Estado lança nesta segunda-feira novas vagas da 2ª fase do CNH Social 2020

Publicados

em

 

.

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), divulga, nesta segunda-feira (28), às 9h, no Palácio Anchieta, a quantidade de vagas disponibilizadas, os critérios e período de inscrições da 2ª fase do programa CNH Social. A solenidade, que contará com a participação do governador Renato Casagrande e do diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, também será transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Em março deste ano, a primeira fase ofereceu 2.500 carteiras de motoristas para pessoas de baixa renda residentes no Espírito Santo.

Serviço:
Lançamento da 2ª fase do CNH Social 2020
Data: 28/09 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Salão São Tiago – Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, 142, Cidade Alta, Centro – Vitória)

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Governo do Estado (http://linktr.ee/GovernoES) e do governador Renato Casagrande (http://abre.ai/YouTubeRenatoCasagrande)

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho
[email protected]

Leia Também:  GEAF abre consulta pública para revisões de critérios de uso de fórmulas nutricionais

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA