Mulher

Controle a ansiedade com uma alimentação correta

Publicados

em


source

Alto Astral

Controle a ansiedade com uma alimentação correta
Reprodução: Alto Astral

Controle a ansiedade com uma alimentação correta

A alimentação pode ajudar a diminuir ou controlar a ansiedade, se feita de maneira equilibrada. Levar um estilo de vida saudável gera inúmeros benefícios e bem-estar geral, inclusive para a saúde mental.

Segundo a nutricionista Viviane Gomes, o indicado é ter no mínimo 8 horas de sono bem dormidas por dia, consumir água regularmente para manter o corpo hidratado, incluir uma atividade física na rotina e manter uma alimentação nutricionalmente adequada.

Pensando nos alimentos, o ideal é evitar a ingestão de açúcares e doces em geral, refrigerantes, sucos industrializados e energéticos, farinha branca, cafeína, bebidas alcoólicas, cereais refinados, gorduras ruins como os embutidos, fast foods , biscoitos recheados e comidas prontas.

De acordo com a profissional, alimentos ricos em magnésico, ômega-3, fibras , probióticos, triptofano, vitaminas do complexo B e C devem ser incluídos na dieta para auxiliar no controle da ansiedade. Eles atuam de diversas formas no corpo, desde melhorias no funcionamento do cérebro, regulação do sistema nervoso, produção de serotonina, ação antioxidante e equilíbrio da microbiota intestinal.

Leia Também:  Experimente 10 receitas com cenoura para fugir do básico

Frutas cítricas O ácido ascórbico, proveniente da vitamina C, atua diretamente na redução do cortisol, estimulando e promovendo a melhora no desempenho das funções cerebrais. A liberação do cortisol ocorre em resposta aos episódios de estresse, contribuindo para o aumento da ansiedade.

É recomendado o consumo de 3 a 5 porções por dia de frutas como, laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi.

Banana A fruta contém uma abundância de triptofano, potássio e magnésio, que são importantes para controlar o humor e promover o relaxamento. O consumo médio ideal é de uma unidade média ao dia.

Frutas secas Elas são fontes de minerais precursores de reações orgânicas, necessárias para a liberação de serotonina, além de conter vitaminas do complexo B.

A castanha-do-Pará é rica em selênio, um antioxidante que reduz a quantidade de radicais livres no organismo. Ela deve ser ingerida pelo menos uma unidade por dia, assim como as amêndoas e nozes.

Você viu?

Folhas verdes São alimentos ricos em folato, presente no complexo B, que está ligado à prevenção de transtornos psíquicos. Na alface, encontramos a lactucina e a lactupicrina, que são calmantes naturais.

Leia Também:  Aprenda definitivamente a lidar com o ciúme de acordo com seu signo solar

Devem ser consumidas de 2 a 3 porções de folhas, como espinafre, brócolis, couve, alface.

Chocolate Possui flavonoides, que têm ação antioxidante e na produção de serotonina. Devemos consumir o chocolate meio amargo ou o amargo, nos quais encontramos esse componente. Com um consumo moderado de cerca de 15g por dia.

Carnes e peixes São os alimentos de maior fonte natural de triptofano, juntamente com algumas vitaminas do complexo B e o magnésio. Exercem um importante papel na produção de serotonina, com um consumo indicado de 3 a 4 vezes na semana.

Nos peixes e frutos-do-mar encontramos o ômega-3, devem ser ingeridos 2 vezes na semana.

Leite e derivados Nestes alimentos encontramos o triptofano, aminoácido essencial para reduzir os problemas emocionais. Além de conterem cálcio, necessário para a saúde dos ossos.

Devemos consumir de 2 a 3 porções por dia.

Mel Auxilia na produção de serotonina e deve ser consumido com moderação. É indicado incluir na rotina cerca de 2 colheres ao dia.

Consultoria: Viviane Gomes / nutricionista do Hospital San Gennaro

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Conheça os 6 signos mais carinhosos do zodíaco

Publicados

em


source

João Bidu

Conheça os 6 signos mais carinhosos do zodíaco
Redação João Bidu

Conheça os 6 signos mais carinhosos do zodíaco

É sempre bom receber aquele carinho quando estamos passando por momentos difíceis, ou até mesmo no dia a dia, quando chegamos em casa depois de um longo dia de trabalho.

Receber um afago pode transformar o seu dia trazendo conforto e apoio. Então, saiba agora quais são os signos mais carinhosos do zodíaco e descubra se você é um deles!

Os 6 signos mais carinhosos do zodíaco

Peixes

Sua sensibilidade e amor envolvem as pessoas. Além disso, sua necessidade de afeto faz com que você goste de retribuir todo o carinho que recebe. Quando encontra alguém que valorize esse seu lado, seu mundo se abre e não há limites para suas loucuras de amor.

Câncer

Sabe dar valor a cada amizade, então, quando um romance nasce desses vínculos, trata a paixão como um verdadeiro talismã na vida. O jeito como você lida com os assuntos amorosos pode até ser exagero para algumas pessoas, mas só você entende o quanto a companhia de alguém faz diferença no cotidiano. Se sentir amado é uma das melhores sensações, então tenta fazer o mesmo pela outra pessoa.

Leia Também:  Muito além da paçoca! Experimente sobremesas diferenciadas com amendoim

Touro

Você entende que para ter um relacionamento sólido e duradouro é necessário ter dedicação e valorização do amor. Mesmo que essas ações precisem ser feitas pelo casal, você leva muito a sério a sua responsabilidade pela relação. Então, amor e carinho nunca irá faltar na vida de quem você ama.

Escorpião

Engana-se quem pensa que para Escorpião tudo tem relação com sexo. Talvez lá no fundo até seja um pouco verdade, mas o carinho que você demonstra por seu amor é totalmente sincero e sem duplo sentido! Isso porque você gosta de relações profundas e cheias de companheirismo, então preza pela fidelidade e afeto. Seu carinho não é meloso, mas é reconfortante para quem o recebe.

Você viu?

Libra

Amor é um assunto sério para você, pois os sentimentos dos dois lados precisam ser compreendidos. Então, quando você ama alguém, seu lado mais sensível e amoroso é colocado em prática. Suas atitudes de amor deixam qualquer um com a sensação de ser especial na sua vida.  

Leia Também:  Experimente 10 receitas com cenoura para fugir do básico

Leão

Você gosta de ser conquistador de corações e é isso que te faz bom em ser carinhoso. Afinal, você sabe quais são as necessidades da outra pessoa e como a envolver nos seus encantos. Quando se entrega na paixão, valoriza cada parte da relação e tem orgulho de exibir isso para todos.

LEIA TAMBÉM:

  • Veja como o homem de cada signo demonstra os sentimentos
  • Descubra quais signos pegam fogo quando estão juntos

    Confira como cada signo reacende a chama da paixão

    Fonte: IG Mulher

    COMENTE ABAIXO:
    Continue lendo

    BLOG DO ILAURO

    POLÍTICA

    POLÍTICA NACIONAL

    ECONOMIA

    CIDADES

    BLOG DO ILAURO

    MAIS LIDAS DA SEMANA