Libertadores

Conmebol anula 2º amarelo e libera Plata para defender o Flamengo

Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anulou o segundo cartão amarelo recebido pelo atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, na vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, na última quinta-feira (18), no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores.

Com isso, o equatoriano está à disposição do técnico Filipe Luís para o jogo de volta, na próxima quinta (25), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional.

Aos 36 minutos do segundo tempo da partida no Rio de Janeiro, Plata dividiu uma bola com Facundo Rodríguez perto da entrada da área. Apesar de o zagueiro ter atingido o jogador rubro-negro, o árbitro Andres Rojas entendeu que a falta foi do equatoriano e deu o segundo amarelo ao atacante, expulsando-o de campo.

Nesta sexta-feira (19), a Conmebol divulgou um vídeo analisando o lance e reconheceu o erro da arbitragem, indicando que Rodríguez chuta o pé de Plata e não o contrário.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A entidade, porém, reforçou que, segundo o protocolo do árbitro de vídeo (VAR), a tecnologia pode interferir somente em quatro situações revisáveis – gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade – e que o lance em questão não se enquadrava em nenhuma delas para ser corrigido no ato.

O Flamengo divulgou uma nota oficial criticando a arbitragem de Andres Rojas, considerando-a “um desfile de equívocos” e que a mesma foi conduzida de forma “tendenciosa”.

Ainda conforme o comunicado, emitido nesta sexta, o Rubro-Negro reclamou de “faltas invertidas e cartões amarelos aplicados de maneira desproporcional”, de um pênalti não marcado a favor que o gol do Estudiantes teria sido validado “após toque no braço aberto do atacante, que expandiu sua área para além do movimento natural assumindo o risco”.

A vitória por 2 a 1 deixa o Flamengo com a vantagem do empate para o jogo de volta. Os argentinos precisam ganhar por dois ou mais gols no tempo normal para avançarem. Se o Estudiantes vencer por um gol de saldo e igualar o placar agregado, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Fonte: Agência Brasil

Confira mais Notícias

Detran|ES divulga a lista de 9 mil selecionados no CNH Social 2026

Maior festival de hambúrguer do ES, Circuito Burger chega a 2ª edição com 160 lanchonetes participantes

Portaria oficializa perícia remota do INSS

Lula defende proibição de bets e mostra preocupação com endividamento

Governo do Espírito Santo homenageia pastor da Maranata com nome de rodovia

‘Amazônia’, de Sebastião Salgado, chega ao Espírito Santo como um evento imperdível para o público capixaba

Novos prazos para licença-paternidade valem a partir de 2027; entenda

Pecuária leiteira capixaba ganha ferramenta inédita de sustentabilidade