Mulher

Conheça os benefícios da chia e entenda como ela pode agregar na sua alimentação

Publicados

em


source

Alto Astral

Conheça os benefícios da chia e entenda como ela pode agregar na sua alimentação
Reprodução: Alto Astral

Conheça os benefícios da chia e entenda como ela pode agregar na sua alimentação

Nessa altura do campeonato, você com certeza já ouviu falar sobre a semente de chia . O grão, que começou a se popularizar no Brasil em meados de 2014, já era consumido pelos nossos amigos mexicanos e guatemaltecos há milhares de anos.

E, se no Brasil, o motivo das sementinhas ovais terem entrado na moda foi o emagrecimento , saiba que os povos latino-americanos incluíam a chia na dieta por conta dos inúmeros benefícios que o grão pode trazer para o organismo. De acordo com Fernanda Cortez, médica pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), “as sementes de chia são consideradas um complemento nutricional por conta do alto teor de nutrientes”.

Dentre os muitos nutrientes presentes na chia, os principais são: ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, fósforo e zinco. Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida por ser um superalimento, como pontua Cortez.

Ok, mas e a parte boa? Bom, o superalimento também é um antioxidante, portanto, pode colaborar contra o envelhecimento precoce da pele, além de minimizar os efeitos dos radicais livres no organismo.

Cortez destaca que ao evitar a ação dos radicais livres, responsáveis por danificar a estrutura de diferentes células do corpo, “os antioxidantes ajudam a prevenir diversas doenças, como hipertensão, artrite, obesidade e até mesmo algumas doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer”.

Leia Também:  Adriane Galisteu diz que o "maior termômetro para sexo é o beijo na boca"

A semente também pode ser uma boa aliada para o controle da diabetes já que evita o aumento rápido da glicemia no corpo, fazendo com que a quantidade de açúcar no organismo seja controlada. Mas lembre-se: é essencial acompanhar a doença e seguir sempre orientações médicas.

Cortez ainda explica que, de fato, a chia pode ser utilizada para fins de emagrecimento, mas ela alerta que somente quando “aliada a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, a chia pode colaborar para a perda de peso”.

Por ser uma ótima fonte de fibras, a chia proporciona aquela sensação gostosa de saciedade. E isso ocorre porque, ao serem ingeridas, as sementes de chia absorvem a água do organismo e formam um gel, que, por sua vez, se expande e ocupa espaço no nosso sistema digestivo, fazendo a fome retornar mais lentamente. Cortez ainda faz um adendo dizendo ser “necessário ter certo cuidado com o consumo das sementes”, sendo muito importante manter-se hidratado ao consumir o grão – justamente por conta da formação do gel.

Leia Também:  Lu, do Magalu, abre seu perfil do TikTok para creators LGBTQIA+

Você viu?

Fernanda Cortez recomenda o consumo de uma porção diária de duas colheres de sopa de chia, divididas em pequenas porções ao longo do dia.

Além de ser utilizada em cima da salada, no iogurte ou até mesmo por cima do arroz, a chia pode ser incorporada a diversas receitas, como o pão de chia e o bolo com chia . Porém, talvez a mais conhecida seja a do pudim de chia, que você pode conferir abaixo.

Pudim de chia

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de chia
  • ½ xícara de chá de leite de coco

Modo de preparo

Hidratar a chia com o leite de coco. Deixar em média 8 horas de molho.

A dica da chef Dani Faria Lima, especializada em alimentação saudável, é mexer a mistura antes de consumir e deixar por mais alguns minutos na geladeira. Você também pode acrescentar ao seu pudim frutas de sua preferência, como as vermelhas, kiwi e banana.

Consultoria: Fernanda Cortez, médica formada em Ciências Médicas pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), e Dani Faria Lima, chef especializada em alimentação saudável e formada pelo Natural Gourmet Institute, em Nova York, além de ex-aluna do chef Jamie Oliver, em Londres.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 25 de junho de 2021

Publicados

em


source
Veja as previsões do seu signo no horóscopo do dia
Marcelo Dalla

Mandala


ÁRIES

A Lua cheia continua em Capricórnio: procure usar a razão e o bom senso, sem medir forças com qualquer pessoa. Não é um bom período para discutir a relação, melhor voltar a atenção para si mesmo. Durante o dia, vale investir na produtividade, com uma postura mais objetiva. No período da noite, Lua e Netuno prometem inspiração, é bom prestar atenção na intuição e nas sincronicidades mágicas. Vale também buscar informações positivas, elevadas. Sintonizar-se com tudo o que traz significado especial para a vida.


TOURO  

Todos estão mais inquietos, as emoções transbordam em tempos de Lua cheia. Evite discussões, releve e procure ceder. Cordialidade, gentileza e diplomacia são fundamentais. Fique atento, muitas situações surgem para mostrar o que pode e deve melhorar em sua vida. Com a oposição entre Vênus e Plutão, observe suas carências, questione valores, emoções, sua capacidade criativa e diplomática para superar-se. Vale buscar atividades e informações que possam elevar seu astral e sua autoestima.

GÊMEOS

Perseverança, estratégia, planejamento e organização são qualidades que ganham destaque. A Lua cheia segue em Capricórnio: bom domingo para traçar planos, estratégias e prioridades. Aproveite para fazer algo que realmente gosta também. Mas evite a pressa, as discussões e as disputas. Procure relaxar, cultivar mais confiança, bem estar, sensibilidade e harmonia. Mercúrio segue em harmonia com Saturno, favorecendo assuntos profissionais. Atitudes mais maduras e compromissadas são muito bem vindas

CÂNCER

Com a Lua cheia em Capricórnio, uma postura mais pragmática e responsável deve prevalecer. É importante interagir com maturidade. Os discursos podem se tornar exaltados, há tendência para reações extremadas. O desafio do período é equilibrar a razão com as emoções, que transbordam. Vênus e Plutão pedem um cuidado maior com os relacionamentos, evite disputas. Ainda bem que no período da noite, Lua e Netuno prometem mais inspiração. Intuições e aprendizados espirituais ficam favorecidos.

Leia Também:  Como ficam os cuidados com os olhos no inverno?

LEÃO

A Lua segue em Capricórnio, você pode dosar melhor suas ações, com mais realismo, consciência, discernimento e maturidade. Procure perceber se sua fala está crítica ou agressiva. Vênus confronta Plutão: melhor evitar impor seu ponto de vista e repensar verdades estabelecidas. Procure cultivar mais gentileza e solidariedade, esteja aberto para perceber as necessidades de quem ama. Fique atento também aos seus pensamentos e emoções: novas ideias e bons insights estão em pauta.

VIRGEM

Você viu?

Bom período para arregaçar as mangas, encaminhar tarefas, projetos, negociações, fazer algo produtivo. A Lua segue no compenetrado Capricórnio: método, realismo, disciplina e praticidade ganham destaque. Mas evite exagerar nas críticas e nas cobranças. Procure ser generoso em seus julgamentos. Vale também arejar e movimentar as energias de sua casa, livrar-se de algo que está parado há tempos. No período da noite, Lua e Netuno o ajudam a refinar a sensibilidade, favorecendo as artes e os assuntos mais transcendentais da vida.

LIBRA

A Lua cheia segue em Capricórnio, aproveite para organizar melhor suas ideias, estruturar projetos, aproveitar melhor o tempo com algo produtivo. Evite forçar situações, é bom evitar confrontos, principalmente com o sexo oposto. O melhor mesmo é cultivar flexibilidade e autoestima, investir em novos aprendizados e na expansão da consciência. Quanto mais gentileza, generosidade e leveza, melhor. Aproveite o período para atualizar informações, concluir assuntos com mais independência e autonomia.

ESCORPIÃO

Situações doentias nas relações podem ficar mais evidentes com a oposição entre Vênus e Plutão. Reflita sobre suas carências, observe se há controle ou ciúme. A Lua segue no pragmático Capricórnio, você pode elaborar estratégias, organizar a agenda, priorizar assuntos, avaliar os procedimentos para desenvolver seus planos. Procure cultivar generosidade, gentileza e diplomacia. Vale também colocar-se em movimento, evite ficar muito tempo para ou em tarefas repetitivas. Prefira investir nos seus talentos e no que realmente gosta de fazer.

Leia Também:  Cães com Lua em Câncer

SAGITÁRIO  

A Lua segue em Capricórnio para ajudá-lo a cultivar uma visão mais prática e realista dos fatos. Maturidade, honestidade, profissionalismo e comprometimento são qualidades em destaque. Aproveite para cultivar foco, pesquisar, estudar, aprofundar-se nos temas que mais lhe interessam. Além disso, é importante harmonizar as relações com mais disposição, clareza e abertura para compreender o outro. Sol e Júpiter seguem em harmonia, favorecendo a generosidade, uma visão mais positiva e ampliada da vida.

CAPRICÓRNIO

A fase de limpeza e transformações continua a pleno vapor com a Lua cheia em seu signo. Aproveite para refletir sobre sua relação com os bens materiais. Com o quê vale a pena se comprometer? Mais do que o dinheiro em si, devemos buscar abundância. Saúde, amor, amizade, conhecimento, sabedoria e desenvolvimento espiritual: esta é a verdadeira riqueza. Você também prospera quando ajuda os outros a prosperarem. As parcerias podem passar por momentos de turbulência e ajustes. Procure agir com generosidade e diplomacia.

AQUÁRIO

O período de emoções transbordantes continua. Esteja preparado para ouvir e conciliar opiniões diferentes da sua. A ansiedade e a inquietação devem ser controladas com doses de consciência e maturidade. Cordialidade, pontualidade, gentileza e diplomacia são importantes! A Lua segue em Capricórnio, favorecendo atitudes maduras e comedidas. Você pode colocar em dia tarefas atrasadas, mas é bom reservar tempo para fazer algo do seu agrado também. Ao desacelerar, você pode sentir o que sua intuição e seu coração estão a dizer.

PEIXES

Aproveite que a Lua segue em Capricórnio para cultivar mais realismo e praticidade. O céu também traz aspectos tensos para o período, é melhor cultivar recolhimento, cultivar uma postura tranquila e positiva perante a vida. No período da noite a Lua se alinha com Netuno favorecendo atividades ligadas às imagens, mais sensíveis, solidárias, amorosas e refinadas. As artes e atividades relaxantes são sempre muito indicadas. Tudo o que puder fazer para harmonizar as emoções e refinar seu bom gosto e bem-vindo!

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA