Cidades

Confira o que funciona em Cachoeiro no feriado de Corpus Christi

Publicados

em

Foto: Márcia Leal/PMCI

Confira como será o funcionamento das atividades econômicas e dos serviços públicos em Cachoeiro de Itapemirim nesta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi.

Atividades econômicas

As atividades econômicas autorizadas a funcionar na classificação de risco alto para a Covid-19 não estão proibidas de funcionar em feriados.

Contudo, a abertura de lojas, galerias, centros comerciais, lanchonetes, restaurantes, shopping center e atividades essenciais, como os supermercados, está condicionada a acordos coletivos de trabalho dos segmentos. Se optarem pelo funcionamento, os estabelecimentos devem respeitar os horários e medidas qualificadas estabelecidos para cada segmento.

No caso das farmácias, independentemente da pandemia e da classificação de risco do município, estão autorizadas a abrir em feriados apenas as que figuram no plantão estabelecido pela Vigilância Sanitária municipal – confira a lista no site www.cachoeiro.es.gov.br.

Serviços municipais

Tanto no feriado quanto na sexta-feira (4), que será dia de ponto facultativo nas repartições da Prefeitura, serão mantidos os seguintes serviços públicos municipais:

Transporte coletivo

Os ônibus do transporte coletivo e os carros do Ir e Vir não circularão quinta (03) e domingo (06).

Feiras livres

As feiras estão mantidas. Na quinta (03), das 16h às 19h, acontece a do Gilberto Machado, na praça Ruth de Almeida Ramos Vieira, na subida para o clube Jaraguá. Na sexta (04), das 17h às 19h, a do Servidor, na Ilha da Luz. Sábado (05), das 5h às 9h, a do Nova Brasília, em frente ao ginásio de Esportes. O Dia de Mercado da Ceasa-Sul foi antecipado de quinta (03) para quarta (02), das 7h às 16h.

Leia Também:  Turismo acumula R$ 274 bilhões em dívidas e sofre queda de arrecadação de 44,8%

Saúde

As unidades de Pronto Atendimento funcionarão 24h, normalmente. São elas: UPA do bairro Marbrasa; Paulo Pereira Gomes”, no Baiminas (referência para pacientes com sintomas de covid-19); PA de Itaoca (cuja ambulância pode ser acionada pelo telefone 3539-1285); e Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Aquidaban (para crianças menores de 12 anos).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá ser acionado, a qualquer hora, pelo telefone 192, em casos de urgência e emergência.

Limpeza e cemitério

Na limpeza pública, a coleta de lixo funcionará normalmente. Também haverá funcionários em regime de escala, atuando no cemitério municipal do Coronel Borges. Eles atenderão das 7h às 17h e, depois desse horário, haverá um servidor de plantão na capela.

Guarda Municipal, agentes de trânsito e Defesa Civil

Os agentes de trânsito atuarão em regime de plantão.

A Guarda Civil Municipal trabalhará, normalmente. Tanto os agentes quanto os guardas poderão ser acionados, em caso de necessidade, via 190 (Ciodes). A Defesa Civil deixará servidores de sobreaviso que atenderão, a qualquer hora, pelo telefone (28) 98814-3497.

Leia Também:  Cachoeiro volta ao risco moderado para Covid-19; veja o que muda

Espaços culturais

Os espaços culturais estão fechados como medida de prevenção contra o coronavírus.

Ouvidoria

A Ouvidoria recebe solicitações de serviços, elogios, denúncias, reclamações, pedidos de informação e sugestões por meio do aplicativo “TodosJuntos”. Funciona 24h, inclusive aos feriados. Outras opções são o Portal do Cidadão (www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral ) e o WhatsApp Cachoeiro Online (28) 98803-9552, opção 1.

Disk Aglomeração

Os moradores podem ligar para o 153, em qualquer dia, no horário das 7h às 17h, para registrar denúncias sobre aglomerações e outras infrações às regras estabelecidas para o combate ao coronavírus. Há canais digitais, que podem ser utilizados a qualquer hora. Entre eles, o aplicativo de celular “Todos Juntos” e o WhatsApp Cachoeiro Online (98803-9552), opção 4.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Covid-19 em Cachoeiro: agendamento de vacina para pessoas de 40 a 49 anos nesta quarta (23)

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abrirá, nesta quarta-feira (23), às 10h, agendamento on-line de vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 40 a 49 anos. Haverá 3 mil doses disponíveis, as quais deverão ser aplicadas na quinta (24) e sexta-feira (25).

O site para fazer a marcação é o www.cachoeiro.es.gov.br/vacinacovid19. Após um breve cadastro, o usuário escolhe a unidade básica de saúde (UBS) e o dia para se vacinar, dentre os disponíveis – o horário aparecerá automaticamente. Os usuários poderão agendar em qualquer unidade com vagas, e não apenas naquela localiza mais próxima de sua residência.

No dia da vacinação, será necessário apresentar o comprovante do agendamento, cartão de vacina, documento de identificação com foto e cartão do SUS ou CPF.

Atualmente, a campanha de imunização avança no município levando em conta a faixa etária, em ordem decrescente. Nesta segunda-feira (21), foi iniciada a vacinação de pessoas de 45 a 49 anos que fizeram agendamento no fim de semana.

Já foram aplicadas mais de 100 mil doses da vacina em Cachoeiro. A campanha também já alcançou, total ou parcialmente: idosos acolhidos em instituições de longa permanência (ILPIs) e seus cuidadores; trabalhadores da saúde; profissionais das forças de segurança; trabalhadores da educação; mulheres grávidas e puérperas; pessoas em situação de rua; rodoviários; trabalhadores do Serviço Único de Assistência Social (Suas); pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades; pessoas acima dos 50 anos sem comorbidades.

Leia Também:  Em Brasília, prefeito de Cachoeiro busca R$ 85 milhões junto ao Banco do Brasil

“Estamos seguindo rigorosamente o que determinam os governos federal e estadual em relação à vacinação e já conseguimos alcançar um número expressivo de doses aplicadas. Ainda assim, é importante que a população não relaxe com os protocolos sanitários”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Interior

A estratégia de vacinação para moradores dessa faixa etária no interior do município é outra: eles devem entrar em contato ou ir à UBS de seu distrito para receber instruções sobre os dias em que a imunização ocorrerá no local.

Vacinação para maiores de 50 anos

Pessoas de 50 anos ou mais também continuam sendo vacinadas. Basta procurarem a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde) ou a unidade básica de saúde mais próxima com doses disponíveis e apresentar os documentos exigidos.

“Por diferentes motivos, algumas pessoas não conseguem se vacinar no período em que fazemos a chamada para a sua faixa etária. De todo modo, reforçamos que é importante que todos aqueles que não tem impedimentos procurem se imunizar no período adequado”, ressalta o secretário.

Leia Também:  Privatização da Eletrobras deve encarecer cerveja, carne e leite; entenda

Vai vacinar? Doe alimentos e itens de higiene

As pessoas que se vacinam contra a Covid-19 em Cachoeiro podem colaborar com a campanha Compartilhe Amor, doando, no momento da vacinação na unidade de saúde, alimentos não perecíveis e itens de higiene (álcool em gel e sabão), na quantidade que quiserem. A Prefeitura destina todos os produtos arrecadados a famílias em situação de vulnerabilidade social, para reforçar as ações de combate à insegurança alimentar no município durante a pandemia.

A participação na campanha também é aberta às pessoas para quem ainda não chegou a hora da imunização. Além das unidades básicas de saúde, é possível entregar os donativos nos postos de coleta das lojas do Perim Supermercados, parceiro da iniciativa.

No momento, a campanha busca ampliar a arrecadação de itens como farinhas de trigo e mandioca, óleo de cozinha, fubá, canjiquinha, açúcar, pó de café e macarrão.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA