Carros e Motos

Como foi o primeiro trimestre da Ford após fim da produção nacional?

Publicados

em


source

Em janeiro de 2021, a Ford fechou suas três fábricas no Brasil e anunciou redução na rede de concessionárias. A medida, vale lembrar, faz parte da estratégia global de abandonar segmentos pouco lucrativos. Antes de encerrar a produção no Brasil, a marca também encerrou o funcionamento de linhas de produção na Alemanha e na França.

Com o fim do mês de março, é possível fazer o balanço do primeiro trimestre da Ford em 2021 . Atualmente, a marca conta com quatro modelos em linha no Brasil: a picape Ranger , os SUVs Territory e Edge ST e o esportivo Mustang . Veja qual foi o resultado, segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).

Ranger

Após começo difícil, Ford Ranger Black 2022 foi destaque entre as picapes médias em março
Divulgação

Após começo difícil, Ford Ranger Black 2022 foi destaque entre as picapes médias em março

Com o fim de Ka , Ka Sedan e EcoSport , a Ford Ranger se tornou o principal produto da fabricante no Brasil. Em janeiro, ainda durante o anúncio do fechamento das fábricas em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE), o modelo feito na Argentina emplacou 1.926 unidades.

Leia Também:  Kia Cerato fica mais elegante e moderno na linha 2022

As vendas caíram em fevereiro, quando a Ranger emplacou 1.307 unidades e continuou atrás de Chevrolet S10 e Toyota Hilux . O resultado voltou a surpreender no mês seguinte, pois em março a picape média emplacou 2.386 unidades, tornando-se a vice-líder e respondendo por 25% do segmento.

A Ranger é oferecida em cinco versões (Storm, XLS, XLT, Limited e Black), com preços entre R$ 165.990 e R$ 215.590. A Ford já prepara a próxima geração, que será produzida na Argentina e tem previsão de estrear no segundo semestre de 2022.

Territory

Importado da China, Ford Territory viu suas vendas caírem no primeiro trimestre de 2021
Divulgação

Importado da China, Ford Territory viu suas vendas caírem no primeiro trimestre de 2021

Após o encerramento da produção do EcoSport , o Territory se tornou o SUV mais barato na linha da Ford . Em janeiro de 2021, o modelo emplacou 168 unidades, número que caiu para 105 unidades em fevereiro, segundo o levantamento mais recente publicado pela Fenabrave.

Você viu?

O mês de março foi ainda pior, com o Territory emplacando apenas 90 unidades. O SUV da Ford está disponível em duas versões, SEL (R$ 179.990) e Titanium (R$ 197.990), sem oferecer perigo aos principais rivais.

Em maio, a Ford terá um novo produto na categoria dos SUVs médios: o Bronco Sport . O modelo chega do México com a importante missão de abocanhar parte da fatia do mercado dominada pelo Jeep Compass.

Leia Também:  Andamos uma semana com o scooter Yamaha NMax 2021

Edge ST

Ford Edge ST é alternativa esportiva entre os SUVs premium; desempenho não agrada em 2021
Divulgação

Ford Edge ST é alternativa esportiva entre os SUVs premium; desempenho não agrada em 2021

O Ford Edge ST é um SUV de nicho que parte de R$ 351.950. O modelo não consta no levantamento divulgado pela Fenabrave pelo baixíssimo volume de vendas em uma categoria muito impulsionada.

Só é possível apontar que o Edge ST não chega nem a ser um dos 40 SUVs mais vendidos do Brasil, ficando atrás até mesmo do Peugeot 3008 que teve apenas 183 emplacamentos nos três primeiros meses de 2021.

Mustang

Ford Mustang Black Shadow foi bem em janeiro, mas viu suas vendas caírem em fevereiro e março
Cauê Lira/iG Carros

Ford Mustang Black Shadow foi bem em janeiro, mas viu suas vendas caírem em fevereiro e março

A situação também não foi positiva para o Mustang . Segundo os dados da Fenabrave, o muscle car da Ford emplacou 85 unidades em janeiro, obtendo um dos melhores resultados entre os esportivos.

Em fevereiro, o esportivo teve apenas 28 emplacamentos. A situação piorou em março, quando a Fenabrave listou apenas 11 unidades vendidas. O Mustang é oferecido apenas na versão Black Shadow , por R$ 396.900. Ainda em 2021, a marca vai iniciar a importação do modelo de alta performance Mach 1 .

Resultado geral

Apesar do desempenho de Territory , Edge ST e Mustang , o produto mais lucrativo da Ford no Brasil está fortalecido. Além de Bronco e Mach 1 , que prometem ser veículos de sucesso, a marca também iniciará as importações da nova geração da van Transit em 2021, com produção no Uruguai.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carros e Motos

Como é guiar um Corolla de corrida ao lado de  ex-pilotos de F1 e Indy

Publicados

em


source
Toyota Corolla de Stock Car do piloto Bruno Baptista com novos patrocinadores na pintura renovada
Divulgação

Toyota Corolla de Stock Car do piloto Bruno Baptista com novos patrocinadores na pintura renovada

Colega e leitor da minha coluna, agora eu quero dividir com você a felicidade que estou sentindo por passar a ter mais dois novos patrocinadores para me apoiar na difícil luta por mais conquistas no disputado Campeonato Brasileiro de Stock Car 2021, que começa no próximo dia 25 de abril, no Autódromo Internacional de Goiânia.

No ano passado, naquela pista, eu subi no pódio ao lado do vencedor Rubens Barrichello e do segundo colocado, Nelson Piquet Júnior , chegando em terceiro depois de largar dos boxes e começar a corrida no 24º e último lugar. É verdade! Foi emocionante.

Assim, além de contar novamente com os apoios de 2020 da Loctite, Hero, Pro Automotive, NGK do Brasil e Volt, o meu Toyota Corolla número 44 da Stock Car ficou novamente com um visual também atraente com a entrada da XP Private como o meu principal patrocinador e da Oakberry entre as empresas que fazem parte da boa estrutura financeira que tenho atualmente na categoria.

Depois de ver aqui algumas fotos ilustrativas dele e de outra feita recentemente na própria oficina da equipe RCM Motorsports , em Curitiba, onde está sendo cuidadosamente preparado para a corrida, em Goiânia, se tiver tempo, me diga, aqui no iG Carros, ou pelo meu Instagram @Brubap, o que você achou do seu novo layout. Sou suspeito, é claro, porém acredito que vai ser um dos mais bonitos entre os 30 carros que largarão na 1ª e 2ª provas de abertura da temporada.

Como é competir com ex-pilotos de F1 e Indy

Chevrolet Cruze de Rubens Barrichello, um dos experientes e renomados pilotos que disputam  com Bruno Baptista
Divulgação

Chevrolet Cruze de Rubens Barrichello, um dos experientes e renomados pilotos que disputam com Bruno Baptista

Para quem começou com um “paitrocinador” apoiando no kart e nas minhas primeiras corridas de monopostos até na Europa, agora sinto muito orgulho por ter conquistado o apoio de todas essas empresas, como a própria Hero que foi o meu primeiro patrocínio na Stock, ao me contratar para a sua equipe, em 2018, para ser companheiro do campeão mundial de Fórmula E , Lucas Di Grassi . Com ele, aprendi muito no meu primeiro ano.

Leia Também:  Kia Cerato fica mais elegante e moderno na linha 2022

No ano seguinte, já dividi a equipe RCM Motorsports com o campeão da Stock de 2010, o Max Wilson , atual comentarista de Fórmula 1 e da própria Stock pela Band TV, com quem também assimilei boas dicas e até obtive resultados mais expressivos por conseguir minha primeira vitória na categoria.

Em 2020, fui parceiro do ex-piloto de F1, Ricardo Zonta , que pela sua competitividade direta comigo na equipe RCM me fez ser um dos pilotos mais rápidos de toda a categoria. Com este arrojo, conquistei até uma pole seguida de vitória em Cascavel, no Paraná. Pode pesquisar que foram poucos pilotos que conseguiram essa façanha no ano passado, lembrando que a primeira corrida depois do treino oficial é que dá mais pontos no campeonato.

Bruno Baptista dentro do cockpit do seu Toyota Corlolla de Stock Car, número 44, de olho nos experientes rivais
Divulgação

Bruno Baptista dentro do cockpit do seu Toyota Corlolla de Stock Car, número 44, de olho nos experientes rivais

Agora, na minha quarta temporada, acredito que chegou a hora de mostrar tudo que assimilei com eles e pilotos de elevado nível técnico de outras equipes. Sei que jamais um corredor deixa de aprender com os demais em toda a sua carreira. Mas adianto que estou na minha melhor fase, até de cabeça, para ter um nível de resultados ainda mais significativo nessa principal categoria do automobilismo brasileiro.

Você viu?

Quem me conhece mais de perto, sabe que não sou e nunca fui presunçoso, mas depois vencer uma corrida em 2019 e ser o piloto mais jovem a fazer uma pole seguida de vitória na última temporada, em Cascavel (PR), confesso que nunca entrei numa disputa de campeonato tão otimista como estou neste momento. E adianto que respeito, mas não tenho medo de nomes famosos que estão sendo muito destacados por já terem corrido na Fórmula 1 e na Fórmula Indy .

Leia Também:  iG Carros Podcast: quase 20 modelos saem de linha no Brasil na pandemia

De fato, essa temporada da Stock está ainda mais recheada de pilotos que fizeram uma importante carreira no exterior, como os ex-pilotos de Fórmula 1 Rubens Barrichello , Nelson Piquet Júnior, Ricardo Zonta e, agora, Felipe Massa . Além, é claro, de Tony Kanaan , vencedor das 5 00 Milhas de Indianápolis de 2013 e campeão da Fórmula Indy, em 2014.

Confesso que quando entrei na categoria, em 2018 e nos outros dois anos, mesmo vencendo uma prova em 2019, eu não tinha essa confiança atual. Passei a ter logo após a minha primeira pole e vitória de Cascavel . Tanto que tive chances de vencer ou subir no pódio em praticamente três corridas seguintes, mas não controlei com total eficiência meu arrojo e perdi dois pódios que estavam nas minhas mãos. Provavelmente um Barrichello , ou qualquer um dos demais pilotos antes citados poderiam ter feito dois pódios arriscando menos do que eu.

GT Word Challenge e Endurance Cup

Mercedes AMG-GT é o carro que Bruno Baptista vai disputar as provas de longa duração na Europa
Divulgação

Mercedes AMG-GT é o carro que Bruno Baptista vai disputar as provas de longa duração na Europa


Se por um lado estou muito contente e confiante em fazer a minha 4ª temporada consecutiva na Stock, por outro fiquei chateado porque não poderei mais disputar também neste ano, o Fanatec GT World Challenge Europe Endurance Cup (antigo Blancpain GT Series), como já tinha anunciado aqui.

O motivo é que por causa da pandemia e a atual situação do nosso país, nós brasileiros praticamente não estamos conseguindo entrar na maioria dos locais onde serão realizadas as competições.

Dessa forma, depois de ter assinado o contrato com a equipe alemã Get Speed Performance, onde correria no importante campeonato de resistência com um Mercedes-AMG GT3 , eu e a equipe achamos mais viável esperar melhorar a situação pandêmica mundial.

Mas tentarei fazer, pelo menos, duas provas de GT3 na Europa ainda este ano. Peço desculpas para você por ter feito uma coluna especialmente contando tudo sobre esse novo sonho meu que seria realizado e, infelizmente, não foi. Tô naquela de quem não é o maior, tem que ser o melhor. Entre nessa comigo e torça com ou sem o Fan Push. Tamo sempre junto!

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA