Mulher

Como cuidar do cabelo em cada um dos meses do ano

Publicados

em


source

Alto Astral

Como cuidar do cabelo em cada um dos meses do ano
Reprodução: Alto Astral

Como cuidar do cabelo em cada um dos meses do ano

O início do ano é o momento perfeito para começar a colocar em prática todas as metas que estabelecemos para os meses que estão por vir. E assim como os cuidados com a pele, o cabelo também exige atenção e rotina. Para organizar a folhinha de 2021, a tricologista funcional Valine Alencar revelou 12 dicas valiosas de como cuidar do cabelo para ter os fios mais bonitos o ano inteiro. Confira!

Guia de de como cuidar do cabelo em todos os meses do ano

Janeiro

Com o verão e o calor em alta, a dica é deixar o secador e a chapinha de lado. Apostar em um visual mais despojado e com cabelos naturais é uma ótima pedida para aproveitar a estação mais quente do ano.

Fevereiro

Óleos naturais são verdadeiros aliados da saúde capilar. Encontrados facilmente em supermercados e farmácias, garantem hidratação e revitalização aos fios. Óleos de abacate ou de argan, por exemplo, podem ser usados antes da lavagem com shampoo. O ideal é deixar nos fios ao menos 20 minutos.

Leia Também:  Brasileira posa para capa de revista de moda na Arábia Saudita

Março

As atividades físicas garantem saúde e bem estar. Porém, é preciso cuidar dos cabelos também. O indicado é fazer um coque alto nos cabelos com um amarrador de cetim para não quebrar os fios. Após o exercício, o ideal é lavar os cabelos.

Abril

Os pentes e escovas para desembaraçar os cabelos merecem uma atenção especial. Os que possuem cerdas largas e macias são os mais indicados. É importante pentear o cabelo ainda molhado após o banho, mas com delicadeza para não quebrar os fios.

Maio

Planejar o cronograma capilar é sempre importante. O cabelo precisa de nutrição, hidratação e reconstrução para estar saudável. A avaliação com um tricologista funcional é fundamental para indicar a necessidade do fio.

Junho

Com a chegada do inverno , a melhor opção para lavar os cabelos durante o banho é a água morna. “A água quente é uma verdadeira inimiga das madeixas, causando ressecamento e desidratação”, explica a especialista. Pode usar um óleo vegetal como pré-shampoo para diminuir o ressecamento.

Julho

O possível Carnaval de 2021 deve ter lugar nesse mês devido a Covid-19. Os sprays capilares coloridos e o glitter devem ser usados com moderação. Após a folia, o cabelo deve ser lavado.

Leia Também:  Descubra as energias que o seu pet transmite para você

Agosto

Os shampoos detox são aliados do couro cabeludo e dos fios. É recomendável a aplicação uma vez por mês para eliminar todos os resíduos de poluição, garantindo uma limpeza profunda adequada.

Você viu?

Setembro

No mês das flores , coques, tranças laterais, rabos de cavalo garantem um visual mais romântico e feminino. Laços, tiaras, presilhas são acessórios fáceis e práticos para incrementar e renovar o visual.

Outubro

No mês de outubro, é interessante usar loção capilar com ativos estimulantes como cúrcuma longa, menta piperita ou cafeína para fortalecer os folículos capilares e estimular novos fios.

Novembro

Hora de cuidar mais dos fios para prepará-los para as festas de fim de ano. Abusar de máscaras hidratantes e, se forem quimicamente tratados, usar máscaras reconstrutoras.

Dezembro

Nas festas, a tendência é usarmos mais secador e chapinha e, também, retocar mechas, alisamentos. Então, além das máscaras para home care, invista em finalizadores à base de silicone para proteção térmica e também redução do frizz.

Créditos: Revista Malu | Edição: Mariana Oliveira

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Controle a ansiedade com uma alimentação correta

Publicados

em


source

Alto Astral

Controle a ansiedade com uma alimentação correta
Reprodução: Alto Astral

Controle a ansiedade com uma alimentação correta

A alimentação pode ajudar a diminuir ou controlar a ansiedade, se feita de maneira equilibrada. Levar um estilo de vida saudável gera inúmeros benefícios e bem-estar geral, inclusive para a saúde mental.

Segundo a nutricionista Viviane Gomes, o indicado é ter no mínimo 8 horas de sono bem dormidas por dia, consumir água regularmente para manter o corpo hidratado, incluir uma atividade física na rotina e manter uma alimentação nutricionalmente adequada.

Pensando nos alimentos, o ideal é evitar a ingestão de açúcares e doces em geral, refrigerantes, sucos industrializados e energéticos, farinha branca, cafeína, bebidas alcoólicas, cereais refinados, gorduras ruins como os embutidos, fast foods , biscoitos recheados e comidas prontas.

De acordo com a profissional, alimentos ricos em magnésico, ômega-3, fibras , probióticos, triptofano, vitaminas do complexo B e C devem ser incluídos na dieta para auxiliar no controle da ansiedade. Eles atuam de diversas formas no corpo, desde melhorias no funcionamento do cérebro, regulação do sistema nervoso, produção de serotonina, ação antioxidante e equilíbrio da microbiota intestinal.

Leia Também:  Aprenda 3 formas versáteis de usar lip tint

Frutas cítricas O ácido ascórbico, proveniente da vitamina C, atua diretamente na redução do cortisol, estimulando e promovendo a melhora no desempenho das funções cerebrais. A liberação do cortisol ocorre em resposta aos episódios de estresse, contribuindo para o aumento da ansiedade.

É recomendado o consumo de 3 a 5 porções por dia de frutas como, laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi.

Banana A fruta contém uma abundância de triptofano, potássio e magnésio, que são importantes para controlar o humor e promover o relaxamento. O consumo médio ideal é de uma unidade média ao dia.

Frutas secas Elas são fontes de minerais precursores de reações orgânicas, necessárias para a liberação de serotonina, além de conter vitaminas do complexo B.

A castanha-do-Pará é rica em selênio, um antioxidante que reduz a quantidade de radicais livres no organismo. Ela deve ser ingerida pelo menos uma unidade por dia, assim como as amêndoas e nozes.

Você viu?

Folhas verdes São alimentos ricos em folato, presente no complexo B, que está ligado à prevenção de transtornos psíquicos. Na alface, encontramos a lactucina e a lactupicrina, que são calmantes naturais.

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 27 de fevereiro de 2021

Devem ser consumidas de 2 a 3 porções de folhas, como espinafre, brócolis, couve, alface.

Chocolate Possui flavonoides, que têm ação antioxidante e na produção de serotonina. Devemos consumir o chocolate meio amargo ou o amargo, nos quais encontramos esse componente. Com um consumo moderado de cerca de 15g por dia.

Carnes e peixes São os alimentos de maior fonte natural de triptofano, juntamente com algumas vitaminas do complexo B e o magnésio. Exercem um importante papel na produção de serotonina, com um consumo indicado de 3 a 4 vezes na semana.

Nos peixes e frutos-do-mar encontramos o ômega-3, devem ser ingeridos 2 vezes na semana.

Leite e derivados Nestes alimentos encontramos o triptofano, aminoácido essencial para reduzir os problemas emocionais. Além de conterem cálcio, necessário para a saúde dos ossos.

Devemos consumir de 2 a 3 porções por dia.

Mel Auxilia na produção de serotonina e deve ser consumido com moderação. É indicado incluir na rotina cerca de 2 colheres ao dia.

Consultoria: Viviane Gomes / nutricionista do Hospital San Gennaro

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA