Política

Comissão e secretário de Saúde discutem ações contra pandemia

Publicados

em


.

As ações adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no combate à Covid-19 no Espírito Santo estão na pauta da reunião do colegiado que trata do assunto na Assembleia Legislativa (Ales). A Comissão de Saúde se reúne ordinariamente em plataforma virtual nesta terça-feira (26), às 9 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Assembleia no YouTube e no portal. 

Para explicar as medidas adotadas no âmbito do Poder Executivo foram convidados o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes Medeiros Junior, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. 

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (22) o secretário não descartou a possibilidade de Iockdown no Espírito Santo em junho. A medida mais extrema é adotada para aumentar os níveis de distanciamento social, principal forma de frear o avanço de casos da Covid-19. Na última atualização, o ES já contabilizava 363 mortes e 8.878 casos confirmados.

Outro ponto da pauta da reunião está relacionado à atuação dos profissionais da fisioterapia no enfrentamento à pandemia. As fisioterapeutas e professoras do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Flávia Marini Paro, Fernanda Moura Vargas Dias e Marcela Cangussu Barbalho Moulim falarão sobre o tema “Apoio científico aos fisioterapeutas que atuam no atendimento aos pacientes hospitalizados com Covid-19: programa e projetos de extensão do Curso de Fisioterapia da Ufes”.

Leia Também:  PL sobre qualidade do ar pode tramitar em urgência

Os impactos da pandemia também serão discutidos pelo colegiado de Cooperativismo, que se reúne na quarta-feira (27), às 16 horas, para tratar sobre os reflexos da emergência de saúde no segmento de transporte escolar. Devem participar da reunião o superintendente e o assessor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES) Carlos André e Davi Ribeiro, respectivamente. 

Também foram convidados presidentes das cooperativas de transporte escolar para falar sobre a situação vivida nesse momento pelos cooperados em decorrência da suspensão de aulas presenciais das escolas municipais e estaduais. Na reunião deverão ser avaliadas propostas apresentadas pelos dirigentes cooperativistas. 

Justiça

A largada dos trabalhos legislativos na semana será com a Comissão de Justiça, que se reúne em plataforma virtual na segunda-feira, às 9 horas, para a análise da constitucionalidade de 98 itens, entre eles uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do deputado Gandini (Cidadania) que pretende instituir a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do Plano de Metas pelo Poder Executivo Estadual, com base nas propostas apresentadas na campanha eleitoral.

Leia Também:  Deputados parabenizam eleitos no 2º turno

Frente Parlamentar

Já na quinta-feira (28), também às 9 horas, acontece a reunião de instalação e eleição do presidente e do secretário executivo da Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba. Na ocasião o grupo também deve delinear suas linhas de ação.

Confira a agenda das comissões: 
 

  • Segunda-feira (25/05) às 9h: Comissão de Justiça
  • Terça-feira (26/05) às 9h: Comissão de Saúde
  • Quarta-feira (27/05) às 16h: Comissão de Cooperativismo
  • Quinta-feira (28/05) às 9h: Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba
     

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputados parabenizam eleitos no 2º turno

Publicados

em


O resultado do segundo turno das eleições municipais repercutiu na sessão ordinária desta segunda-feira (30). Entre comentários acerca do pleito e cumprimentos aos vencedores, os parlamentares pediram aos novos prefeitos da Região Metropolitana, eleitos no domingo (29), união de esforços para que a gestão das maiores cidades do Espírito Santo seja compartilhada e eficaz.

Os pares parabenizaram especialmente os colegas de plenário, Euclério Sampaio (DEM), que venceu a disputa em Cariacica com 58,69% e deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), eleito novo prefeito de Vitória com 58,5%.

Pazolini recebeu em plenário o apoio dos colegas que exaltaram o desempenho do parlamentar durante o mandato e pediram ao novo gestor que faça um trabalho compartilhado com a sociedade.

“É um orgulho, meu primeiro ex-aluno a se eleger prefeito. Eu tenho certeza da sua capacidade para administrar bem a cidade e administrar para todos, mas com certeza com olhar mais especial para aqueles que mais precisam, porque ainda existe uma parcela da população muito relegada ainda na nossa cidade. Gostei muito de ouvir suas palavras tanto ontem quanto hoje. Dessa serenidade para oferecer o diálogo, abertura para ouvir a todos.

Mais do que nunca, isso é fundamental, tendo em vista o processo de radicalização que o Brasil vem sofrendo”, disse Sergio Majeski (PSB).

Leia Também:  Comissão ouve Eco101 sobre acidentes na rodovia

Para Theodorico Ferraço (DEM), o diálogo será a principal ferramenta para uma boa administração. “As eleições acabaram. Não há vencidos nem vencedores. Devemos unir nossos esforços e Pazolini demonstrou humildade ao vencer; deixou para trás o que passou e chamou todos para o diálogo, para ajudá-lo a governar Vitória. Está na hora de unir as lideranças e olhar mais pelo Espírito Santo”, afirmou.

O prefeito eleito de Vitória observou que é necessário ter humildade para promover a construção coletiva e serenidade para enfrentar o trabalho. Segundo ele, a democracia precisa ser preservada e as instituições, protegidas. Pazolini ainda pediu apoio aos colegas parlamentares para “criar um ambiente positivo, favorável, trazendo emendas para Vitória, trazendo projetos, criando um cenário contemplador às necessidades da população”, disse.

“Este é o momento de se colocar à disposição das pessoas, da cidade e das lideranças políticas para dialogar. Temos um cenário desafiador que precisa da união de esforços, principalmente nessa fase de pós-pandemia. Na democracia não há perdedores, todos apresentaram os seus ideais, os seus projetos e combateram o bom combate, o que torna todos vencedores”, completou Pazolini.

Democracia

De acordo com Emilio Mameri (PSDB), o processo eleitoral deste ano trouxe vários ensinamentos. Para o parlamentar, este é o momento de unir forças e olhar de maneira diferenciada para a população.

Leia Também:  Deputados parabenizam eleitos no 2º turno

“Tivemos nessas eleições uma aula de democracia. Onde as pessoas puderam expor suas ideias. Aos eleitos, eu peço um olhar diferenciado para quem mais precisa. São as pessoas que necessitam de emprego, renda e educação. O poder público municipal tem capacidade para atender a essas pessoas”, disse.

Participação feminina

A deputada Iriny Lopes (PT) parabenizou as mulheres pelo crescimento da participação feminina no pleito de 2020. “Fico feliz com esse crescimento. Muitas participaram e muitas foram eleitas. A gente ainda não tem um quadro final, mas sabemos que cresceu”, afirmou. A deputada ainda comentou sobre a articulação dos partidos da esquerda e do campo democrático popular nas eleições municipais, além da disputa nos municípios de Vitória e Cariacica, que contaram com candidatos petistas no segundo turno. 

Abstenções

Janete de Sá (PMN) criticou o grande número de abstenções no 2° turno das Eleições Municipais. Segundo ela, em muitos lugares o quantitativo de eleitores faltantes neste domingo (29) foi maior do que o número de votos recebidos pelo candidato que ficou em segundo lugar. “Isso é muito ruim, porque demonstra uma falta de preocupação da população devido à falta de credibilidade que ainda existe na política”, avaliou a parlamentar. 
 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA