Política

Comissão e secretário de Saúde discutem ações contra pandemia

Publicados

em


.

As ações adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no combate à Covid-19 no Espírito Santo estão na pauta da reunião do colegiado que trata do assunto na Assembleia Legislativa (Ales). A Comissão de Saúde se reúne ordinariamente em plataforma virtual nesta terça-feira (26), às 9 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Assembleia no YouTube e no portal. 

Para explicar as medidas adotadas no âmbito do Poder Executivo foram convidados o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes Medeiros Junior, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. 

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (22) o secretário não descartou a possibilidade de Iockdown no Espírito Santo em junho. A medida mais extrema é adotada para aumentar os níveis de distanciamento social, principal forma de frear o avanço de casos da Covid-19. Na última atualização, o ES já contabilizava 363 mortes e 8.878 casos confirmados.

Outro ponto da pauta da reunião está relacionado à atuação dos profissionais da fisioterapia no enfrentamento à pandemia. As fisioterapeutas e professoras do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Flávia Marini Paro, Fernanda Moura Vargas Dias e Marcela Cangussu Barbalho Moulim falarão sobre o tema “Apoio científico aos fisioterapeutas que atuam no atendimento aos pacientes hospitalizados com Covid-19: programa e projetos de extensão do Curso de Fisioterapia da Ufes”.

Leia Também:  Pastor Josué aceita o desafio: mais um pré-candidato a prefeito de Cachoeiro

Os impactos da pandemia também serão discutidos pelo colegiado de Cooperativismo, que se reúne na quarta-feira (27), às 16 horas, para tratar sobre os reflexos da emergência de saúde no segmento de transporte escolar. Devem participar da reunião o superintendente e o assessor da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES) Carlos André e Davi Ribeiro, respectivamente. 

Também foram convidados presidentes das cooperativas de transporte escolar para falar sobre a situação vivida nesse momento pelos cooperados em decorrência da suspensão de aulas presenciais das escolas municipais e estaduais. Na reunião deverão ser avaliadas propostas apresentadas pelos dirigentes cooperativistas. 

Justiça

A largada dos trabalhos legislativos na semana será com a Comissão de Justiça, que se reúne em plataforma virtual na segunda-feira, às 9 horas, para a análise da constitucionalidade de 98 itens, entre eles uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do deputado Gandini (Cidadania) que pretende instituir a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do Plano de Metas pelo Poder Executivo Estadual, com base nas propostas apresentadas na campanha eleitoral.

Leia Também:  Projeto prevê novo tipo de reversão na PM

Frente Parlamentar

Já na quinta-feira (28), também às 9 horas, acontece a reunião de instalação e eleição do presidente e do secretário executivo da Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba. Na ocasião o grupo também deve delinear suas linhas de ação.

Confira a agenda das comissões: 
 

  • Segunda-feira (25/05) às 9h: Comissão de Justiça
  • Terça-feira (26/05) às 9h: Comissão de Saúde
  • Quarta-feira (27/05) às 16h: Comissão de Cooperativismo
  • Quinta-feira (28/05) às 9h: Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba
     

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ales debate atuação de hospitais filantrópicos durante a pandemia

Publicados

em


.

O presidente da Federação das Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES), Fabrício Gaeede, é o convidado da próxima semana da reunião da Comissão de Saúde. O tema do encontro virtual, na terça-feira (9), às 9 horas, será “A situação dos Hospitais Filantrópicos – previsão e provisão de atendimento durante esse período de pandemia da Covid-19”.

Outras quatro reuniões estão agendadas: Justiça, Cooperativismo e duas da CPI que apura Crimes Cibernéticos. Na Comissão de Justiça, terça-feira, às 13 horas, os parlamentares terão em pauta 101 itens para relatar pela constitucionalidade ou inconstitucionalidade, sendo uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que visa garantir que o Plano de Metas apresentado durante o processo eleitoral seja realmente colocado em prática pelo governante e fiscalizado pela população, de autoria do deputado Gandini (Cidadania).

Na Comissão de Cooperativismo, quarta-feira (10), às 13 horas, oos deputados dão sequencia no debate sobre a situação do cooperativismo de transporte no cenário da Covid-19. Foram convidados os presidentes de diversas cooperativas de transporte de várias regiões capixabas, representantes das Secretarias de Estado da Educação (Sedu) e de Gestão de Recursos Humanos (Seger), além de membros da Organização das Cooperativas Brasileiras seccional Espírito Santo (OCB/ES).

Leia Também:  Lei publicada fortalece agricultura familiar

Já a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura Crimes Cibernéticos se reúne na quarta, às 16h30, para apurar o caso de uma jovem que teve suas fotos publicadas em um site de pornografia. Pamela Suellen Fernandes da Silva será ouvida pelos deputados e pelos convidados, o delegado responsável pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Breno Andrade, e o especialista em segurança cibernética Gilberto Sudré.

Na sexta-feira (12), às 9 horas, a CPI volta a se reunir, para apurar uma denúncia sobre possível doutrinação em sala de aula. A denunciante reclama de material didático distribuído na escola onde sua filha estuda, na Serra, que, supostamente, contém mensagens de ódio contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

As reuniões acontecem em plataforma virtual e podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal da Ales no YouTube, pela TV ao vivo no portal e pela TV Assembleia nos canais 19.2 (aberto e digital), 12 NET, 23 RCA e 519.2 Sky Digital.

Confira a agenda das comissões:

Terça-feira – 09/06 – 9 Horas – Comissão De Saúde
Terça-feira – 09/06 – 13 Horas – Comissão De Justiça
Quarta-feira – 10/06 – 13 Horas – Comissão De Cooperativismo
Quarta-feira – 10/06 – 16h30 – CPI Crimes Cibernéticos
Sexta-feira – 12/06 – 9 horas – CPI Crimes Cibernéticos

Leia Também:  Matéria reestrutura circulação e segurança da mobilidade

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA