Gastronomia
Com gosto ‘muito bom’, Café Franco Nero ganha mercado em Cachoeiro

Café Especial
Leve e suave, e de acidez equilibrada e doçura natural, é excelente para quem quer dispensar o uso do açúcar e adoçantes.
Por Ilauro Oliveira | 25.10.2019
Cada vez mais os cafés especiais tomam conta do mercado. E em Cachoeiro de Itapemirim e região Sul, o Café Franco Nero, lançado durante a Exposul deste ano, é um desses que cai no gosto popular a cada dia.
Produzido em Grumarim, no Vale Caparaó Mineiro, os grãos são provenientes da variedade Catuaí Vermelho, 100% arábica e 100% puro. Coincidentemente, a palavra catuaí, de origem tupi-guarani, significa ‘muito bom’, epíteto que cai como café na xícara para ilustrar a qualidade deste produto.
Leve e suave, e de acidez equilibrada e doçura natural, é excelente para quem quer dispensar o uso do açúcar e adoçantes.
E para Giusan Moreira, responsável pela chegada do Franco Nero no Sul do Espírito Santo, talvez essa característica seja fundamental para que esse café especial tenha tanta aceitação em tão pouco tempo.
“Tudo tem acontecido muito rápido. Desde a parceria feita com Vanderson Silvestre Tarden, produtor mineiro, até a comercialização que é bem recente, o Café Franco Nero vem ganhando mercado com muita força. Acredito que as características dos grãos e, claro, a forma como é feito fazem do produto um sucesso”, explica.
Sem dúvida, a forma como é feito marca a qualidade de um café especial. Ele precisa ser trabalhado cuidadosamente desde o desenvolvimento da planta, passando por todos os processos de produção, sempre em menor quantidade e com cuidados especiais, até ficar pronto para o consumo. “Essa é uma das diferenças básica em relação aos cafés tradicionais”, diz Giusan.
Vendido em pó ou em grãos, o Café Franco Nero já pode ser encontrado em supermercados da região Sul e especialmente em Cachoeiro. Também podem ser adquiridos pelo fone (28) 99885 9383, falando com o próprio Giusan Moreira.


Cidades
Com presença de Jaiminho, restaurantes de Marataízes apresentam pratos que estarão no Festival de Inverno

Os restaurantes que vão participar do Festival de Inverno, nos dias 15, 16 e 17 de julho, na praça da Barra, em Marataízes, apresentaram, na manhã dessa sexta-feira (8), em evento realizado no Hotel Saveiros, os principais pratos que levarão para o festival.
A imprensa esteve presente e, além de registrar tudo, pôde fazer a degustação do que vai rolar no cardápio. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, e contou com a presença do prefeito interino, Jaiminho Machado.
Confira a programação:
Sexta – 15/07/2022
18:00 Orquestra de Câmara Fâmuli – participação dos alunos da Rede Municipal
19:00 Kel Corrêa
20:00 Banda Badallados
22:00 Apresentação de Dança
22:30 Blacksete
00:30 encerramento
Sábado – 16/07/2022
15:00 Apresentação do Grupo de Capoeira da Apae
16:00 Maria Gabriela e Seu Canário
17:00 Oficina de Gastronomia com o Cheff Gilson Surrage
18:00 Banda Marajah
20:00 Oficina de Gastronomia com o Cheff Gilson Surrage e Cheff Wellington Mendonça (Capitão Gancho) apresentando o prato “Arroz de Polvo com Palmito”
20:30 Oficina de Gastronomia com o Cheff Gilson Surrage e Cheff Christian Shayder (Falésias Beach) apresentando o prato “Paella Caipira”
21:00 Forró viva som
23:00 Luiz Marreta
1:00 Encerramento
Domingo
14:00 Oficina de Gastronomia com o Cheff Gilson Surrage
15:00 Samba e cia
17:00 Academia dos Sonhos
18:00 Aula Show Gilson Surrage
19:00 Projeto Feijoada
-
Saúde2 anos atrás
Castelo terá SAMU
-
Artigos1 ano atrás
HERANÇA DIGITAL
-
Artigos2 anos atrás
Papel do Flamengo é liderar e não ser lobo de outros clubes
-
Política4 meses atrás
Ampliação de informações para motorista de aplicativo em urgência
-
Cidades2 anos atrás
Aposta de Cachoeiro de Itapemirim acerta prêmio milionário da Lotofácil da Independência
-
Cidades2 anos atrás
Em Cachoeiro, Secretaria de Fazenda atenderá on-line e por telefone a partir de segunda (30)
-
Agronegócio7 meses atrás
Sustentabilidade em discussão
-
Análise Política2 anos atrás
Derrota de Norma Ayub em Marataízes pode tirar Ferraço definitivamente da política capixaba