Jurídico

Clica e Confirma destaca agradecimento do presidente do TSE às empresas que doaram para as Eleições 2020

Publicados

em


A 27ª edição do programa Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral, destaca a coletiva de imprensa em que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, agradeceu às empresas doadoras dos produtos e equipamentos que serão utilizados no pleito deste ano. Entre os materiais estão máscaras cirúrgicas, face Shields, frascos de álcool em gel, canetas esferográficas e adesivos para marcar o distanciamento social, além da logística de distribuição do transporte dos produtos.

Na coletiva, o presidente do TSE fez um relato das doações que já foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais. O ministro também anunciou a instalação do Telão das Eleições e agradeceu aos patrocinadores que tornaram possível a locação do equipamento. O telão será utilizado para a divulgação das ações, notícias e dados da Justiça Eleitoral, bem como dos resultados das Eleições 2020.

Neste episódio do Clica e Confirma, o ouvinte também vai poder conhecer um pouco mais sobre o perfil dos eleitores e dos candidatos. No Portal do TSE, estão disponíveis dados dos concorrentes, como idade, sexo e escolaridade. Essas informações podem ajudar os eleitores a entenderem melhor o cenário eleitoral e a decidirem em quem votar.

Leia Também:  Polícia Federal usará drones para fiscalizar irregularidades nas Eleições 2020

No quadro “Perto de Você”, três notícias de destaque. A primeira é a visita de uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) para acompanhar de perto as Eleições Municipais deste ano no Brasil. As outras duas são do Tribunal Regional do Amapá (TRE-AP): projeto que tem como meta reduzir em 50% o número de analfabetos no estado; e a “Blitz da Democracia”, ação promovida por membros do tribunal regional e forças policiais no estado para combater irregularidades na propaganda eleitoral e orientar eleitores quanto aos cuidados sanitários nos dias de votação, a fim de evitar o contágio pelo novo coronavírus.

O programa é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o Clica e Confirma nas seguintes plataformas de áudio: Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts e no Portal do TSE.

LC/DM com informações do Núcleo de Rádio do TSE

Fonte: TSE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jurídico

Faltam 18 dias: candidatos contam com Manual de Prestação de Contas e FAQ

Publicados

em


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza diversas publicações que ajudam os cidadãos com informações diversas relacionadas às eleições, legislações e demais dados sobre o tema. Entre elas, estão o Manual de Prestação de Contas e o FAQ – sobre perguntas frequentes, que esclarecem as principais dúvidas de candidatos e partidos acerca das prestações de contas das Eleições 2020.

Esse material de apoio fornece as instruções necessárias a candidatos e a partidos para o cumprimento da obrigação de prestar contas à Justiça Eleitoral, de acordo com a legislação eleitoral. Do ponto de vista dos eleitores, as informações disponíveis nesse material permitem que eles possam exercer seu direito de controle social, fiscalizando as contas dos candidatos e das agremiações políticas.

Facilidade

Os materiais apresentam linguagem acessível, facilitando o entendimento. Além disso, são separados por assunto, permitindo consultas rápidas aos interessados. O FAQ é uma consolidação das principais dúvidas encaminhadas ao TSE, complementando o Manual de Prestação de Contas.

Conforme explica o analista judiciário do TSE Alexandre Araújo, os materiais são apoio fundamental aos interessados nas contas de partidos e candidatos. “As publicações auxiliam todos aqueles que queiram executar as prestações de contas, realizar consultas ou apoiar na fiscalização, reduzindo a dependência do apoio da Justiça Eleitoral. O auxílio do TSE continua existindo, mas de forma complementar”, destaca.

Leia Também:  Série Desvendando a Urna: o equipamento não é auditável?

Ferramentas de apoio

A Assessoria de Comunicação do TSE disponibiliza vídeos animados instrucionais que também contêm informações importantes e que podem auxiliar a sanar dúvidas sobre prestação de contas e outros assuntos relacionados às eleições.

Além disso, foi desenvolvido um curso na modalidade EAD sobre prestação de contas, com o objetivo de ajudar os interessados na elaboração da documentação necessária e orientar sobre como acessar o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais, entre outros.

TP/LC, DM

Fonte: TSE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA