Mulher

Chá detox pós-feriadão funciona? Desvende mitos e verdades sobre a bebida

Publicados

em


source
Chá detox pós-feriadão funciona? Desvende mitos e verdades sobre a bebida
Reprodução: Alto Astral

Chá detox pós-feriadão funciona? Desvende mitos e verdades sobre a bebida

É comum, após dias de descanso com direito à comilança, buscar um chazinho à base de alguma planta tida como milagrosa para aliviar o peso – no estômago e na consciência. São considerados chás detox, em geral, aqueles que têm função diurética como hibisco, dente-de-leão, cavalinha, salsinha e funcho. E, ainda, aqueles com propriedades digestivas como hortelã, alcachofra e macela. Mas será que uma ou duas xícaras da bebida pode, de fato, limpar o organismo e até reverter os resultados do pé na jaca no feriadão? Alto Astral consultou especialistas para tirar essa e outras dúvidas sobre o chá detox. Veja o que é mito e o que é verdade no assunto:

Chá detox provoca o efeito milagroso de “limpar” o organismo Mito. De acordo com Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, nenhum chá isoladamente terá a função “detox” no organismo, uma vez que, o processo de detoxificação natural é realizado pelo próprio fígado. “Em relação ao sentimento de culpa, a ingestão do chá não trará efeitos significativos, apenas um sentimento de compensação desnecessário”, esclarece Natalia.

Leia Também:  Quer ganhar mais dinheiro? Veja as dicas dos astros para o seu signo

Em jejum, a bebida ajuda a emagrecer

Mito. De acordo com Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), desintoxicar é a mesma coisa que eliminar toxinas pelas vias naturais de excreção. “O organismo tem mecanismos de ação por meio de enzimas antioxidantes eficientes para essa função. Porém em determinadas situações sob orientação médica, alimentos funcionais como chás e infusões e suplementos com compostos bioativos antioxidantes podem ser indicados”.

Versões industrializadas também têm benefícios

Verdade. Segundo as especialistas, há opções tão boas quanto as naturais, extraídas das folhas. Elas recomendam, entretanto, escolher os que contêm menos adição de açúcar, conservantes e aromatizantes. Os mais saudáveis são os que têm as plantas rasuradas (cortes em pequenos pedaços), liofilizados (desidratados) ou os em pó próprios para diluição na água. Chás detox ajudam a emagrecer

Leia Também

Mito. É importante destacar que perder peso corporal pode ser decorrente da eliminação de água, gordura ou massa magra. O consumo de um chá, de forma imediata, pode apenas mobilizar líquidos e aumentar a eliminação de água, que é uma perda de peso transitória. Os mais potentes em propriedades diuréticas são o de hibisco, o de boldo e o chá verde.

Leia Também:  Cristaloterapia: entenda como funciona a terapia com cristais

Efeito extra: melhora da pele. Confere?

Verdade. Segundo Marcella, alguns chás podem aumentar a proteção da pele contra os danos causados pela radiação solar. “Chás ricos em polifenóis, como as catequinas do chá verde, as antocianinas das frutas vermelhas e os carotenóides da laranja e da cúrcuma, consumidos em período de pré-exposição, possuem efeitos antioxidantes e aumentam a resistência da pele aos danos causados pela radiação ultravioleta”, explica. Fontes: Marcella Garcez, nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente do Curso Nacional de Nutrologia na mesma entidade, e Natalia Barros, nutricionista especialista em saúde feminina, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Renovação de votos de casamento é tendência no pós-pandemia

Publicados

em


source
Ludmilla e Brunna são apenas um dos tantos casais famosos que decidiram renovar os votos de casamento
Reprodução/Instagram

Ludmilla e Brunna são apenas um dos tantos casais famosos que decidiram renovar os votos de casamento


Renovar os votos de casamento  parece algo muito distante para a maioria das pessoas, especialmente em um cenário de pandemia onde o número de  divórcios cresceu 24% em relação ao primeiro semestre de 2020 – totalizando 37 mil casais que chegaram ao fim. Porém a tendência internacional de renovar os votos vêm ganhando cada vez mais adeptos no país.

A celebração de renovação de votos no pós-pandemia é o momento ideal de reencontrar os amigos e festejar o amor. Ludmilla e Brunna, Flávia Alessandra e Otaviano Costa, Beyoncé & Jay Z, David e Victoria Beckham são alguns dos casais que já realizaram a cerimônias desse tipo.

Renovar a fé no amor, aliás, é uma opção que se mostra na intenção das pessoas em casar ou oficializar a relação “quando tudo isso acabar”. A busca por uniões estáveis cresceu 35% em relação ao primeiro semestre do ano passado, no estado de São Paulo. Já os casamentos, de acordo com o portal Zankyou Casamentos, em comparação com 2019, no mês de junho de 2021, o tráfego mundial para o site aumentou em 32% e para as publicações em 6%.

Diferente de um casamento ou de uma celebração de união estável, a renovação de votos é sobre comemorar o cumprimento das promessas feitas e manifestar que desejam continuar juntos – com as mesmas ou novas promessas. “Há diferentes possibilidades para fazer isso atualmente, que não envolvem uma festa tão formal quanto a de casamento. Mas também porque, infelizmente, os relacionamentos estão durando menos. Então, os casais que permanecem juntos e veem seus conhecidos se separando, sentem vontade de celebrar, ainda que não tenham tantos anos de união.”, comenta Lilian Rocha, assessora de casamentos.

A profissional dá algumas dicas para quem pretende renovar os votos ou para quem foi convidado e não sabe o que esperar.

Organização

Os desafios de organizar uma celebração para renovar os votos são bem parecidos com os desafios de organizar um casamento: moram nos detalhes. A especialista destaca que é preciso encontrar profissionais que prestem um bom serviço para além das ideias criativas e surpreendentes que se espera.

Leia Também

Leia Também

“A experiência começa a aparecer desde o momento que o casal e os convidados chegam ao local e falam com a pessoa da recepção, veem a limpeza, se sentem seguros e acolhidos naquele ambiente. Experiência é o todo que foi construído para que aquele dia seja inesquecível”, diz.

Lista de convidados

Ter uma ideia de como deseja comemorar a data dá uma base para a quantidade de convidados que você vai convidar. A especilista sugere que você se quesitone se deseja uma grande festa ou algo mais intimista. Muitas pessoas não tiveram a oportunidade de fazer uma grande festa da primeira vez e sonham com isso. A renovação de votos é a oportunidade perfeita. Outros viram o círculo de amigos diminuir e preferem chamar quem esteve realmente presente na vida do casal.

“É fato que as festas gigantescas não são o que mais acontece para renovação de votos. Em geral, os casais vão afunilando seus relacionamentos ao longo dos anos. Inclusive, muitos dos padrinhos de casamento acabam não sendo mais figuras tão importantes na vida deles e a lista de convidados tende a diminuir muito em relação à do casamento. Mas cada casal é um casal. Há pessoas com círculos sociais muito grandes durante toda a vida e pessoas com círculos sociais mais restritos.”

Casal. Foto: Adéquat Eventos/Jeffs Sacra

Leia Também:  Renovação de votos de casamento é tendência no pós-pandemia

Decoração. Foto: Adéquat Eventos/Jeffs Sacra

Família. Foto: Adéquat Eventos/Jeffs Sacra

Decoração. Foto: Adéquat Eventos/Jeffs Sacra

Casal. Foto: Adéquat Eventos/Jeffs Sacra

O que oferecer aos convidados

Depois de decidir o formato da festa – grande ou intimista -, este é o momento que o casal pensa se quer um banquete com bebidas e pista de dança ou uma pequena recepção, no formato “bolo e champanhe”, um coquetel, brunch ou um almoço ou jantar.

Pode pedir presente aos convidados?

“Se eles estão dando uma festa, é educado que os convidados deem presentes, sim. Para facilitar e não arriscar ganhar algo que não gostem ou não precisem, já que eles já têm todos os itens que precisam para casa, eles podem fazer uma lista online cujos presentes sejam revertidos em dinheiro direto para a conta deles”, explica Lilian. Entretanto, como muitas recepções são menores, não é comum ver listas de presentes em renovações de votos.

Qual traje usar?

“Muitas mulheres querem usar branco, para relembrar seu momento noiva no dia do casamento. Mas definitivamente não é algo que você precisa fazer. Aliás, as cerimônias de renovação de votos dão ainda mais espaço para a criatividade e personalização do que as de casamento. Particularmente, acho incrível quando as mulheres optam por vestidos que representam bem quem elas são agora, seu estilo, sua personalidade e seu momento de vida”, conclui a assessora.


Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA